Editora Rede Unida lança livro em Workshop na Itália

02/22/2018 12:10 a.m.
News image

A editora Rede Unida lançou na tarde desta quarta-feira, (21), a primeira edição do livro Partecipazione socio-sanitaria e welfare di comunità: esperienze italiane, durante o VII Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, “O Laboratório Ítalo-Brasileiro como prática de diálogo e cooperação. Redes internacionais para a qualificação dos sistemas e dos serviços de saúde e de welfare”, em Bolonha, na Itália. A obra foi lançada em co-edição com a Universidade de Parma e a região da Emília-Romagna e estará disponível no acervo virtual da Editora Rede Unida nas versões italianas e português.

O livro, da Série Saúde Coletiva e Cooperação Internacional, é composto por experiências italianas originadas de pesquisas feitas no âmbito do Laboratório Ítalo-Brasileiro, junto a um dispositivo de fomento a participação social de pessoas, coletivos, instituições não-governamentais na configuração de políticas e iniciativas na região da Emília-Romagna de atendimento integrado entre as políticas de saúde e de assistência social. A publicação foi organizada em conjunto pelos pesquisadores brasileiros Alcindo Ferla, Frederico Machado e Gabriel Baptista, e pelos pesquisadores italianos Maria Augusta Nicoli e Vincenza Pellegrino. 

O lançamento do livro compõe a programação do workshop, que conta com a co-organização da Rede Unida e com a participação do Coordenador Nacional da Rede Unida, Dr. Júlio Cesar Schwerckardt, o Coordenador do Eixo Gestão, Dr. Túlio Franco e o Editor-Chefe da Editora Rede Unida, Dr. Alcindo Ferla. 

De acordo com a coordenação da Rede Unida, o evento também terá uma atividade de preparação para o 13º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece em Manaus, no Amazonas, de 30 de maio a 02 de junho de 2018, para discutir e organizar as atividades preparatórias da participação de representantes italianos e de outros países da Europa nos Fóruns Internacionais do Congresso.

O VII Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, que termina na sexta-feira, 23, tem o objetivo de promover o intercâmbio em experiências entre Brasil e Itália em relação a organização e gestão dos serviços de saúde e de walfare, e de refletir sobre o papel das redes internacionais de cooperação como instrumento para a inovação e a qualificação. Na ocasião, estão sendo realizadas visitas aos serviços de saúde e de welfare da Região Emilia-Romagna, com a finalidade de aprofundar a experiência da atenção intermediária, incluindo o Hospital Comunitário.