Sobre

Submissão de Trabalhos

A Comissão Organizadora convida a todos e a todas envolvidos(as) com a saúde no cotidiano dos serviços, das instituições de ensino e pesquisa, das iniciativas de gestão e participação social a compartilharem seus trabalhos científicos e experiências no 13º Congresso Internacional da Rede Unida e demais eventos associados.

Informações Gerais:

O 13º Congresso Internacional da Rede Unida espera receber resumos de trabalhos científicos de diferentes origens: artigos, dissertações, teses, pesquisas, relatos e/ou sistematização de experiências, propostas de intervenção e documentários.

Seguindo a tradição dos Congressos da Rede Unida, os trabalhos inscritos serão analisados pela Comissão Científica e poderão ser selecionados para diversas atividades, como rodas de conversa, sessões dialogadas de trabalhos, discussões temáticas, távolas e intervenções culturais. A premiação será feita a partir dos trabalhos inscritos, ou seja, todos os trabalhos aprovados concorrem aos prêmios.

Os trabalhos aprovados serão apresentados em uma modalidade de apresentação oral e publicados nos anais do Congresso. Este formato permitirá maior participação dos autores dos trabalhos na programação do Congresso e maior compartilhamento entre os congressistas. A dinâmica de manter apenas apresentações orais é uma iniciativa que valoriza a sustentabilidade, reduzindo a impressão de material gráfico.

A inscrição dos trabalhos será feita, exclusivamente, via internet, na página do Congresso, onde são informadas as “Normas para elaboração de resumo” (ver texto abaixo).

Os trabalhos recebidos serão analisados e a Comissão Científica avaliará enviando um e-mail de aceite ou recusa do trabalho. Os autores serão informados oportunamente sobre as datas, horários e locais das apresentações, por meio de e-mail e do ambiente restrito do congressista na página.

Serão aceitos no máximo 03 (três) trabalhos por autor principal. Não há limites para trabalhos em coautoria. O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá necessariamente inscrever-se no Congresso. Será emitido 01 certificado por trabalho, onde constarão os nomes de todos os autores e coautores. Cada resumo submetido poderá ter no máximo 8 (oito) autores.

Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Organizadora do 13º Congresso Internacional da Rede Unida a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica apresentada no evento, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Cronograma:

Os participantes interessados em submeter trabalhos devem preencher o formulário de submissão até às 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 15/01/2018.

Normas para apresentação de resumos:

Os resumos devem ser apresentados no formulário eletrônico, que deve ser preenchido em todos os seus campos. Não devem ser inseridos gráficos, tabelas ou outros recursos visuais no resumo, apenas o texto. Os campos obrigatórios do formulário devem ser completamente preenchidos. Deverá ser indicado o eixo temático predominante de cada resumo.

Os resumos poderão ser apresentados na forma de resumo simples ou resumo expandido e deverão ser submetidos a apenas um dos seguintes eixos temáticos, sob o risco de ser rejeitado pelo sistema. Assim, para cada trabalho o autor deverá escolher o eixo temático que melhor corresponda à discussão que pretende desenvolver:

Coordenador de EIXO:

Coordenador Eixo Educação: Laura Feurwercker

Coordenador Eixo Participação: Maria Rocineide Ferreira

Coordenador Eixo Trabalho: Emerson Merhy

Coordenador Eixo Gestão: Túlio Franco

Coordenador Eixo Saúde, Cultura e Arte: Cléo Lima

EIXO 1 – Educação: Este eixo tratará sobre as políticas e experiências relacionadas à formação dos profissionais da área da saúde. Estão contemplados neste eixo: Formação Continuada e Educação Permanente; Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde; Interação ensino/serviço/comunidade sob a ótica da educação; Experiências inovadoras nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em saúde; Práticas inovadoras na formação para o SUS; Políticas de Educação e Saúde: PET-Saúde, Pró-Saúde, etc.; Residências; Educação Interprofissional; Educação em Saúde; e outros temas relevantes na temática.

EIXO 2 – Trabalho: Este eixo compreende os seguintes temas: A Produção do Cuidado nos Níveis de Assistência à Saúde; Percepção dos Profissionais de Saúde Sobre a Produção do Cuidado; Desafios da Interdisciplinaridade no Cotidiano do Trabalho; Experiências inovadoras na execução da Promoção e Assistência à Saúde em Diversos Cenários; Inovações em Saúde; Humanização no cotidiano do serviço; Sujeitos e Singularidades na Construção do Cuidado em Saúde; Territorialização em Saúde; Arte e Cultura como Trabalho Ampliado na Saúde; Impacto da Educação Permanente e Continuada no cotidiano do serviço; Integração Ensino-Serviço sob a ótica do trabalho; e outros temas relevantes na temática.

EIXO 3 – Gestão: Compreende os seguintes eixos temáticos: Gestão/gerenciamento de serviços de saúde; Liderança; Organização do trabalho; Processo grupal e trabalho em equipe; Dimensões ético-políticas das relações de trabalho; Saúde do trabalhador; e outros relevantes na temática.

EIXO 4 – Eixo Controle Social e Participação Popular: Compreende os seguintes temas: Experiências de participação e/ou representação no controle social; Colaboração/participação em movimentos sociais; Experiências ou vivências em educação popular em saúde; Participação popular na educação e nos serviços de saúde; Ações ou estratégias de educação ou produção do cuidado em saúde que envolvam diretamente ou sejam protagonizadas pelo controle social ou movimentos sociais; Produção de pesquisa que analise ou produza reflexão sobre o controle social e a participação social como atores da produção de mudanças na saúde e na formação de profissionais de saúde; e outros temas relevantes na temática.

EIXO 5 – Eixo Saúde, Cultura e Arte

Este eixo convida ao diálogo das diversas formas e inserções da arte na saúde. A proposta do eixo é um desdobramento da questão artística que atravessa o campo da saúde e não necessariamente fazer arte como prática de saúde, isto é, não tomar a arte como elemento de projeto terapêutico como se fosse uma ferramenta utilitária. É a arte pela arte, constitutiva das formas de existências de si e de cuidado consigo. Um diálogo com a diversidade de se fazer arte nas inúmeras esferas da produção do cuidado e da vida. A proposta desse eixo é convidar a todas as pessoas a se experimentarem artisticamente a partir de seus cotidianos: nas unidades de saúde, em todos os seus cantos internos e quintais; nas ruas, praças, salas de aulas. Convidamos todos a serem brincantes, brincarem pelo brincar.

Das modalidades e Formatação:

Os trabalhos poderão ser enviados em forma de resumo simples ou resumo expandido.

O resumo simples deve conter o mínimo de 250 e o máximo de 500 palavras.

O resumo expandido deve conter o mínimo de 1.000 e o máximo de 1.200 palavras.

Não estão previstas inserção de citações e referências por se tratarem de resumos, sejam simples ou expandidos, considerando que o número de caracteres é limitado nos dois casos.

O texto deve ser escrito em Fonte Times New Roman, tamanho nº 12 e em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Os resumos deverão conter os seguintes elementos estruturais:

  • Tema – título;
  • Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo;
  • Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo;
  • Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa;
  • Considerações finais.

Dos critérios para aprovação:

  • O resumo deve respeitar as normas de submissão;
  • O tema abordado deve ser relevante para o temário do Congresso;
  • O texto deve ser claro, coerente, apresentando um encadeamento lógico entre os elementos estruturais;

Resumos que não cumprirem com as orientações descritas acima não serão aceitos. Recomenda-se detalhada revisão do texto, pois em nenhuma hipótese serão aceitas mudanças no conteúdo do resumo enviado.

Das normas para apresentação:

Todas as apresentações serão orais. Não haverá exposição de Pôster Científico impresso.

O autor (a) ou coautor (a) deve levar sua apresentação (salva em PDF) em um pen drive no dia, hora e local da atividade. O Congresso disponibiliza um modelo de slides para uso dos autores. Orienta-se que, por segurança, o autor (a) tenha a sua apresentação salva em outros dispositivos: HD externo, e-mail, nuvem de arquivos, entre outros.

Para submissão dos trabalhos:

Acesse o Formulário de Submissão de Trabalhos

Atenção! Seu login e senha devem ser os mesmos de membro da Rede Unida. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail, correio convencional, diretamente à coordenação da atividade ou à secretaria do Rede Unida.

Instruções para login no sistema de submissão de trabalho:

A submissão de trabalhos do 13º Congresso será realizada no endereço.

Para quem já é cadastrado no site da Rede Unida:

Faça seu login colocando seu e-mail e sua senha

Atenção! Se você esqueceu sua senha, podemos enviar uma nova para você (link). Informe apenas seu e-mail.

Para quem ainda NÃO é cadastrado no site da Rede Unida:

OBS: Para criar um usuário no sistema de submissão de trabalhos é necessário efetuar login pelo menos uma vez no site da Rede Unida, assim como quando alterada a sua senha, é necessário fazer login no site da Rede Unida para atualizar a senha no sistema de submissão de trabalhos.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para a Comissão Científica: comissaocientifica@redeunida.org.br