Seminários VER-SUS

A Rede Unida tem desenvolvido espaços de articulação e produção compartilhada em torno de temas como políticas de saúde e educação; formação profissional para a área da saúde; projetos de integração envolvendo instituições de ensino, sistema de saúde e movimentos sociais, no âmbito nacional.

Este processo tem colocado desafios no campo da integração ensino – serviço – comunidade, da educação permanente em saúde, da reflexão sobre os processos de formação e de trabalho em saúde, da gestão do SUS enquanto sistema em rede e do fortalecimento da educação popular e participação social na saúde.

Nesse sentido, a Rede Unida através do Projeto VER-SUS/Brasil também executa o projeto de Seminários no SUS, em parceria com diversas instituições e movimentos sociais, fomentando espaços de diálogo entre os atores implicados com a defesa ético-política do Sistema Único de Saúde. Além de contribuir com as discussões em torno da formação e do trabalho em saúde, buscamos promover os debates acerca do SUS enquanto sistema universal.

Trazendo diversas temáticas no âmbito do VER-SUS, como a Educação Permanente em Saúde, relação ensino-serviço, formação e trabalho em saúde, educação e serviço interprofissional, em diferentes contextos: na universidade, nos serviços de saúde, na gestão, nos movimentos sociais e populares, nos espaços de controle social. Estimulando comissões organizadoras locais que já realizaram VER-SUS em outros momentos, a refletirem sobre o alcance dos objetivos do projeto, em suas várias dimensões, assim como sensibilizar outros atores para discussões sobre a saúde e o SUS.

Os eventos são de curta duração, de 01 (um) a 02 (dois) dias, sendo as propostas submetidas pelas Comissões Organizadoras Locais, compostas por representantes estudantis, movimentos sociais, docentes e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa, trabalhadores de saúde, gestores e controle social.