Apresentação do Encontro

ENCONTRO SUL DA REDE UNIDA
LINHA DE PESQUISA MICROPOLÍTICA E GOVERNOS DE SI
OBSERVATÓRIO NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
 

A Coordenação da Associação Brasileira da Rede Unida e a Universidade Estadual de Londrina convidam trabalhadores/profissionais da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais, das áreas da educação e da saúde, para participarem do Encontro Sul da Rede Unida, que acontecerá de 14 a 16 de agosto de 2019, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, no Paraná.

Este evento está sendo proposto como ação de integração dos observatórios Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde e Educação em Saúde, que compõem uma rede de observatórios, e o evento Macroregional Sul da Rede Unida que historicamente têm dado visibilidade à diversas invenções no âmbito da saúde.

A Rede Nacional de Observatório Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde e em Educação em Saúde teve seu início em 2013, quando a proposta da instituição do observatório foi aprovada na chamada do CNPQ na Chamada MCTI/CNPq/CT – Saúde/MS/SCTIE/DECIT Nº 41/2013 – Rede Nacional de Pesquisas sobre Política de Saúde: Conhecimento para Efetivação do Direito Universal à Saúde tendo como coordenador o Prof. Emerson Elias Merhy e a partir de então foram instaladas em universidades de todo o canto do Brasil totalizando 14 observatórios espalhadas em várias universidades brasileiras. Entre 2013 e 2017 juntamente com a instituição dessa rede de observatórios foram realizados quatro encontros nacionais. O primeiro foi realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o segundo foi realizado nas instalações da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 2017. Ambos os espaços foram oportunidade de debates sobre as pesquisas que cada observatório estava realizando, potencializando assim a produção das pesquisas locais e possíveis parcerias entre os observatórios. Em Londrina, o Observatório foi cadastrado no Diretório do Grupo de Pesquisa do CNPq no dia 14/09/2016 e lançado oficialmente na Universidade Estadual de Londrina no dia 25/11/2017. Compõem o observatório o Grupo de Pesquisa “Trabalho e o Cuidado em Saúde”, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da UEL, e o Grupo de Pesquisa “Comunicação para Produção de Sentidos”, do Departamento de Comunicação, também da UEL.

A Rede Unida (Associação Brasileira Rede Unida), por sua vez, reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A Rede se constituiu em 1985 e desde 1989 promove Congressos Nacionais, que têm como objetivo promover estes intercâmbios entre as entidades parceiras, trocas de experiências e debates sobre as Políticas de Saúde e de Educação na Saúde. A partir de 2001 a secretaria executiva da Rede passa a ser sediada pela Universidade Estadual de Londrina, onde ocorreram também o 4º e o 5º Congresso Nacionais. Desde 2011, além do Congresso Nacional, acontece congressos regionais da Rede, que visam construir a pauta do evento nacional. Londrina também já foi sede do 1º Encontro Regional Sul da Rede Unida em 2013.

A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos. Para tanto, é desafio da Rede realizar encontros regionais interdisciplinares, multiprofissionais para promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissional.

Desta forma,  nesse encontro regional, o Grupo de Pesquisa “Trabalho e o Cuidado em Saúde”, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da UEL, o Grupo de Pesquisa “Comunicação para Produção de Sentidos”, do Departamento de Comunicação, também da UEL, juntamente com a rede nacional de Observatório Microvetorial de Políticas Públicas em Saúde e em Educação em Saúde e  a Rede Unida, desenvolverão um  encontro regional no qual serão debatidos temas comuns de suas agendas , cuidados em saúde, educação permanente, atenção domiciliar, “sinais que vem da rua” envolvendo comunidades com menor proteção social, por meios de coletivos e movimentos sociais (movimentos dos artistas de rua, movimentos da população LGBTT, associação ciranda da cultura). O objetivo central é a produção de novas narrativas, e que os diversos atores que compõem as cenas de cuidado da vida, possam realizar  trocas de experiências vividas nos seus diversos locais ampliando assim sua “caixa de ferramentas” para elaboração e valorização de políticas de saúde voltadas para o cuidado e que esse encontro propicie espaços para realizar uma análise de dos projetos de pesquisa e extensão, bem como sua práticas profissionais nos serviços de saúde no fortalecimento das  políticas públicas na área da saúde

Serão organizadas mesas redondas, instalações artísticas, rodas de conversas e apresentação de trabalhos. Nesse momento será possível realizar um espaço de debate sobre os projetos de pesquisa e extensão cadastrados no Observatório de políticas públicas em saúde e educação em saúde de Londrina e das outras universidades cadastradas no Observatório Nacional, bem como trazer para o debate as diversas ações inventadas em outros cenários de cuidados de atores que ainda não estão vinculados a tais observatórios mas que possam vir a estar.

Vem com a gente produzir novas possibilidades potentes de vida!