Encontro Norte da Rede Unida

O V Encontro Norte da Rede Unida será realizado na cidade de Manaus/AM nos dias 20 a 22 de abril de 2022, em formato virtual. Seu principal objetivo é promover espaços de articulação e produção científica compartilhada em torno de temas como políticas de saúde e educação, formação profissional para a área da saúde, projetos de integração envolvendo instituições de ensino, sistema de saúde e movimentos sociais e de educação popular, tanto no âmbito regional e nacional. O temário central da 5ª edição do Encontro é o seguinte: Esperançando na Pandemia: Por um SUS forte na Amazônia.  
A garantia da saúde como um direito universal de cidadania no coloca diante da discussão sobre acesso, especialmente das populações amazônicas como indígenas, quilombolas, migrantes, ribeirinhas. Além disso, necessitamos pensar na incorporação de práticas tradicionais de saúde, como dos pajés, parteiras, rezadores e benzedores. O evento contribuirá para a discussão sobre os processos de trabalho nos diferentes territórios da Amazônia, seus modelos tecnoassistenciais, as necessidades de formação e educação em saúde.
O Encontro da Rede Unida na Amazônia apresenta-se como espaço potente para essas discussões, visto que agrega diversos atores da sociedade que estão envolvidos com o SUS. O SUS demonstrou a sua potência com o enfrentamento do COVID-19, mostrando a importância das políticas públicas em contextos pandêmicos. Assim, o debate acerca das políticas públicas de saúde, da gestão pública e das relações interfederativas são de extrema importância nesse momento.
Na Programação estamos incluindo a apresentação de trabalhos com experiências locais de enfrentamento da COVID-19, pois necessitamos registrar e aprender com as experiências das equipes de saúde nos mais distintos territórios da Amazônia. As estratégias das Equipes Fluviais, Ribeirinhas, da Atenção Básica, da Saúde Indígena, Consultório na Rua foram fundamentais para a manutenção da vida.
O evento promove encontros junto com docentes e estudantes não só das profissões da saúde, mas de outras relacionadas, trabalhadores dos serviços de saúde, de educação, residentes e representantes de organizações comunitárias, controle social, movimentos sociais e populares para o debate em torno da saúde, da educação, da gestão e do trabalho em saúde, da participação cidadã, na perspectiva do fortalecimento do SUS na região amazônica.
O V Encontro Norte da Rede Unida também será espaço para encontro de outras atividades como o Encontro das Parteiras Tradicionais, Encontro de Grupos de Pesquisa, Encontro dos Fóruns da Rede Unida: Povos, Direitos Humanos e Fazer-SUS.
No evento teremos lançamentos de livros da Série Saúde & Amazônia e de outras séries da Editora Rede Unida. A Editora Rede UNIDA tem como marca as publicações plurais, cuja visão interdisciplinar, somada a elementos epistemológicos e sociais, procura qualificar e intensificar os debates em Saúde Coletiva, tanto em seu campo científico, quanto no âmbito de suas práticas.