Evento Satélite

Workshop do Laboratório Ítalo-Brasileiro 2021, Mossoró/RN
“Co(n)vivências na e com a Pandemia” / “Condivi(v)ere nella e con la pandemia”
 
Evento Satélite:
SEMINÁRIO DE COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS DO BRASIL, ESPANHA E ITÁLIA:
"Participação Social em Saúde e Políticas Públicas: questões para pensar o trabalho e a educação em saúde”.
 
 
O tema da saúde como bem comum tem sido abordado por pesquisadores e movimentos sociais sob o duplo enfoque da garantia de acesso, tomando a saúde no âmbito dos direitos humanos e da preservação da integridade das pessoas, e da liberdade, sobretudo na perspectiva da interculturaludade e do reconhecimento das diversidades do andar da vida. Essas perspectivas recolocam a relevância do diálogo intercultural e da universalidade dos sistemas sóciossanitários, considerando a política com o sentido mais forte, da produção do bem comum, que recoloca a integralidade e a produção de equidade num lugar central de formulação do pensamento. A integralidade e a equidade assumem, assim, a condição de marcadores avaliativos e atributos necessários às boas práticas e das políticas. Com o seminário, pretendemos compreender a capacidade que iniciativas atualmente em implementação em diferentes contextos têm de expandir o conhecimento e as formas de expressão das diversidades nas políticas públicas e de amalgamar a superação da crise civilizatória que a pandemia de COVID-19 explicitou nos diferentes territórios. Expectativa que se traduz em perspectivas teórico-conceituais, metodológicas e tecnológicas. A análise comparada de experiências em diferentes contextos, assim como a produção de alteridade com diferentes formas de expressar a saúde das pessoas e coletividades, assim como a produção de democracia, acenam com a superação da lógica necropolítica que nos cerca por todos os lados.
O seminário será desenvolvido a partir de três contextos diversos, que vem sendo abordados em pesquisas, atividades de formação e experimentações territoriais: a experiência da política sóciossanitária italiana na região da Emília Romagna, nos eixos da gestão e da formação em serviço; a experiência dos saberes tradicionais e práticas ancestrais indígenas, a partir da experiência do ambulatório tradicional indígena de Manaus; e experiências do controle social brasileiro, especialmente a educação permanente e da regulação da formação profissional desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Saúde.
Tais experiências foram escolhidas intencionalmente para ativar um debate sobre os aspectos interculturais da participação social em políticas públicas. O evento e a produção técnico-científica decorrente integram diversas atividades de pesquisa e instituições.
A iniciativa será desenvolvida em parceria entre o Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (LAHPSA) do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD – Fiocruz Amazônia), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA/ILMD), o Programa de Pós-Graduação em Piscologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF) do Instituto Integrado de Saúde da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (INISA/UFMS), a Associação Rede Unida, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), a Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/Maranhão), a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). O Seminário constitui-se em um evento satélite da programação da edição brasileira de 2021 do Workshop do Laboratório Ítalo-Brasileiro, que será realizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte, com o tema “Co(n)vivências na e com a Pandemia” / “Condivi(v)ere nella e con la pandemia”.
 
Programa:
 
Data: 18/11/2021 - Horário: 9h/12h Manaus – 10h/13h Brasília
1. Mesa Temática:
a. “Culturas, saúdes e participação social: perspectivas em diálogo”
a) Participantes: Maria Augusta Nicoli (Itália), Angel Martinez (Espanha) e João Paulo Tukano (Brasil)
b) Debatedores de síntese: Júlio Cesar Schweickardt, Alcindo Antônio Ferla, Aline Blaya Martins, Paulo de Tarso Ribeiro
a. (Informações adicionais: Atividade presencial no Centro de Medicina Indígena e híbrida. Ambiente de gravação e transmissão pela TV Rede Unida, com possibilidade de retransmissão em outros canais).
 
Data: 18/11/2021 - Horário: 14h/17h Manaus -  15h/18h Brasília
2. Roda de conversas:
a. “O enfrentamento à pandemia em comunidades tradicionais: experiências de pesquisa em ato”
a) Participantes: pesquisadores sobre a temática*
b) Debatedores de síntese: Alcindo Antônio Ferla, Adriane Batiston, Márcio Belloc, Károl Cabral
a. (Informações adicionais: Atividade presencial no ILMD/Fiocruz Amazonas. Ambiente de gravação e transmissão pela TV Rede Unida, com possibilidade de retransmissão em outros canais. *Inscrição e seleção dos relatos pelos organizadores).
 
Data: 18/11/2021 - Horário: 18h/19h Manaus – 19h/20h Imperatriz
3. Conferência temática:
a. “O Programa Mais Médicos como política e como campo de estudos”
a) Participantes: Hêider Aurélio Pinto, Alcindo Antônio Ferla, Júlio Cesar Schweickardt e Marcos Pacheco (UEMASUL)
a) (Informações adicionais: atividade coordenada pela UEMAT Imperatriz, Maranhão. Atividade remota)
 
Data: 19/11/2021 - Horário: 9h/12h Manaus – 10h/13h Brasília
4. Oficina de intercâmbio:
a) “A participação social em diferentes territórios: contribuições para a democracia e a integralidade na saúde”
a) Ativadores do debate: Gabriel C. Baptista, Tatiane da Rosa Vasconcelos, Sueli G. Barrios, Fabiana Mânica Martins, Priscilla Viegas, Maria Adriana Moreira, Sonia Lemos, Marcia Fernanda Mendes, Marilda Couto.
b) Debatedores de síntese: Maria Augusta Nicoli, Alcindo Antônio Ferla, Frederico Viana Machado, Flávia Cristina Silveira Lemos, Rodrigo Tobias e Kátia Schweickardt.
a) (Informações adicionais: debatedores de síntese identificam questões emergentes no debate e organizam a proposta de ensaios para publicação. Ativadores desenvolvem em 5min o tema “O que pode a participação social na sua experiência?”. Atividade híbrida a partir do ILMD/Manaus. Ambiente de gravação e transmissão pela TV Rede Unida. Objetivo: levantar
temáticas para a produção de ensaios para uma coletânea temática).
 
Data: 19/11/2021 -  Horário: 10h/11h Manaus – 11h/12h Imperatriz/Brasília
5. Conferência temática:
a) “O Laboratório Ítalo-brasileiro de Formação, Pesquisas e Práticas em Saúde Coletiva como dispositivo para o trabalho colaborativo internacional”
a) Palestrantes: Maria Augusta Nicoli e Cristiane Scolari Gosch (OPAS)
a) (Informações adicionais: atividade coordenada pela
UEMASUL/Imperatriz. Atividade remota coordenada pela UEMASUL)
 
Data: 19/11/2021 - Horário: 14h/16h Manaus – 15h/17h Brasília
6. Roda de conversas:
a) “Participação social, inclusão e saúde como bem comum: da polis às práticas cotidianas”
a) Participantes: Mestrandos e doutorandos dos programas envolvidos*
b) Relatores de síntese: Maria Augusta Nicoli (Itália), Alcindo Antônio Ferla, Leandro Passarinho, Francesca Paron (Itália), Martin Correa Urquiza (Espanha).
a) (Informações complementares: atividade hibrida; ILMD Manaus. Gravação e transmissão pela TV Rede Unida. * Inscrição e seleção dos relatos pelos organizadores)
 
Data: 19/11/2021 - Horário: 17h/18h Manaus – 18h/19h Brasília
7. Conferência temática:
a) Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência
a) Participantes: Mònica Padilla, Cristiane Gosch, Francisca Valda, Alcindo Antônio Ferla
a) (Informações complementares: atividade das campanhas do OMS/OPAS e CNS)
 
Data: 20/11/2021 - Horário: 9h/12h Manaus – 10h/13h Brasília
8. Reuniões técnicas internas dos grupos de pesquisa participantes
a) Atividades autogestionadas
Produtos:
1) formação de recursos humanos (atividades dos programas de pós-graduação)
2) Teses e dissertações
3) Acervo de programas de vídeo
4) Relatório das atividades
5) Narrativas e ensaios para publicação
 
Comissão Organizadora:
Adriane Batiston (PPGSF/INISA/UFMS)
Alcindo Antônio Ferla (PPGCol/UFRGS; PPGP/UFPA, PPGSF/UFMS, ILMD, CNS, Rede Unida); Aline Blaya Martins (PPGCol/UFRGS)
Izi Caterini Paiva Alves Martinelli dos Santos (LAHPSA/ILMD/Fiocruz Amazônia)
Júlio Cesar Schweickardt (LAHPSA/ILMD/Fiocruz Manaus)
Károl Veiga Cabral (UFPA)
Leandro Passarinho (PPGP/UFPA)
Márcio Mariath Belloc (UFPA)
Maria Augusta Nicoli (Itália)
Priscilla Viegas (CNS, Rede Unida)
Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes (LAHPSA/ILMD/Fiocruz Amazônia)