Saúde dos imigrantes entra na agenda de atividades da Rede Unida

08/09/2018 9:05 a.m.
News image

Em meio à fome, falta de abrigo e desamparo dos refugiados venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira de Roraima surge agora um grave problema relacionado à saúde dos imigrantes: a ameaça de doenças como o sarampo, já notificadas pelo Ministério da Saúde (MS) e, a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Atento a esta realidade e pelo histórico de atuação da Rede Unida em atividades no campo da saúde de populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, entre outros, o coordenador nacional, Túlio Franco, informou que a Rede Unida pretende intensificar sua agenda em defesa da saúde de grupos populacionais de maior vulnerabilidade, como os imigrantes. “Essas atividades estão no contexto de uma linha discutida no 13º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado em Manaus, em maio e junho de 2018, momento em que a Rede Unida se propôs a fazer parte das redes de entidades que têm discutido a questão do imigrante não só os venezuelanos em Roraima, mas como os haitianos no Acre e todos os grupos de imigrantes dos outros estados”, destacou.

Segundo Túlio Franco, nos dias 9 e 10 de agosto, a Coordenação Regional Norte da Rede Unida realizará, em Boa Vista, o encontro “Saúde do Imigrante: o cuidado sem fronteiras”, que tem o objetivo de fazer uma escuta dos imigrantes e a partir daí tomar iniciativas no sentido de favorecer ao máximo a constituição de projetos em defesa da saúde destas pessoas e das famílias.

O encontro “Saúde do Imigrante: o cuidado sem fronteiras” destaca-se como uma convocação geral para todas as pessoas que estão implicadas com o tema da saúde dos imigrantes. Na ocasião, além das discussões, a Rede Unida estará produzindo um documentário sobre a questão da saúde do imigrante, e deverá propor um Grupo de Trabalho específico para desenvolver esta questão. Simultaneamente, a Editora Rede Unida deverá fazer a chamada para um suplemento da Revista Saúde em Redes, onde pretende debater a questão da saúde do imigrante e dar maior visibilidade desse problema para o País.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 9

Local: Auditório Alexandre Borges – Universidade Federal de Roraima (UFRR) 

9h às 9:30h - Abertura Solene com autoridades presentes

9:30h às 12:00h - Roda de Conversa

– Atividade de Extensão em Saúde com imigrantes Haitianos – Prof. Dr. Fabiano Tonaco – Universidade Federal Fluminense (UFF)

12 às 14h – Almoço

14:00 às 16:00 

– Impactos da migração venezuelana nos serviços de saúde de Roraima – Tarcia Millene de Almeida Costa Barreto – Doutoranda em Ciências Ambientais – Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (PRONAT/UFRR)

16:00 - Vivência com os imigrantes (a confirmar).

- A experiência DO imigrante em Roraima. (Escuta de narrativas dos imigrantes sobre sua experiência). 

- Debate.

Dia 10 

Local: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima (PROCISA/UFRR)

9 às 12 horas 

Roda de Conversa orientada pela percepção da vivência com os imigrantes nos acampamentos.

Questões norteadoras: 

O que pode o serviço de saúde fazer em benefício da saúde do imigrante?

Como a Atenção Básica pode garantir a promoção, prevenção e cuidados clínicos ao imigrante?

Como lidar com a saúde mental do imigrante?, etc....

12 às 14h – Almoço

14 às 17 horas – Encaminhamentos

Como a Rede Unida, demais entidades presentes, podem cooperar para a Saúde do Imigrante?

Questões a serem debatidas para encaminhamento:

Formação de um GT que coordene as ações de continuidade deste trabalho.

Disponibilidade da Editora Rede Unida para publicar em livro e revista, as experiências e debates em relação à questão do imigrante e a saúde.

Realização de documentário que contribua para maior visibilidade da questão do imigrante, servindo para formar maiores redes de solidariedade. 

Outras...... 

17h - Encerramento

Agência Rede Unida de Comunicação, por Mirinéia Nascimento

Foto: Emily Costa/G1