Rede Unida participa de VI Encontro Cearense de Residências em Saúde

07/03/2018 1:10 p.m.
News image

Acontece em Fortaleza (CE), de 03 a 06 de julho, o VI Encontro Cearense de Residências em Saúde: cenários, desafios e contradições da formação, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A Rede Unida, representada pela coordenadora Regional Nordeste 1 Maria Rocineide Ferreira da Silva, participou da composição da mesa de abertura ao lado de representantes de movimentos sociais do campo da Saúde Coletiva e que defendem o Sistema Único de Saúde (SUS). Ferreira destacou a importância da participação social nas conquistas e manutenção dos direitos no atual contexto de ataques e desmontes do SUS e que a Rede Unida continuará participando do evento durante todos dos dias.

De acordo com a organização do evento, o encontro tem como objetivo causar uma reflexão sobre o ideal de saúde que busca-se inserir na Política Estadual de Educação Permanente, mas, muito antes, seja promotor desse processo em nossa formação, nossas realidades de trabalho, nossas vidas. 

Sobre o Fórum

O Fórum Cearense de Residências em Saúde (FCRS) é um espaço autônomo de formação política e promoção da participação e do controle social sobre as residências em saúde enquanto estratégia prioritária de educação permanente em saúde no Estado do Ceará. É composto por um coletivo organizado de profissionais residentes, preceptores, tutores, coordenadores, gestores, demais profissionais da saúde e usuários que atuam para a efetivação dessa estratégia e a defesa, a consolidação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde como público, universal, de qualidade e com financiamento condizente.

Esse espaço foi criado no formato de evento anual, em 2011, tendo sido inaugurado como coletivo em 2013, quando o Encontro Cearense de Residências em Saúde (ECRS) deixou de ser a atividade central e transformou-se em uma de suas estratégias. De lá para cá já ocorreram cinco encontros anuais, sediados duas vezes em Sobral e três vezes em Fortaleza, acontecendo em uma dessas vezes integrado a um Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS). Mas nem só de encontro vive o Fórum, sendo também atividades desse coletivo a realização de reuniões semanais abertas, a divisão de trabalho por comissões autônomas e interligadas, a gestão de mídias digitais que propiciem a comunicação com os membros e os programas, o diálogo direto com os fóruns nacionais, a monitorização das instituições quanto ao desenvolvimento pedagógico, administrativo e disciplinar dos programas, a intervenção organizada dirigida a essas instituições quando necessário, o diálogo com gestores em níveis municipal, estadual e nacional, a disponibilização de documentos legais e informações àqueles que delas necessitarem, dentre muitas outras.

 

São bandeiras desse coletivo

  • Condições de trabalho estáveis e seguras, reafirmando o concurso como forma de ingresso no serviço público, em contraposição às precarizações, fragilizações de vínculos empregatícios e terceirizações da gestão e cuidado;
  • Alinhamento com os preceitos da Reforma Sanitária e Psiquiátrica Brasileiras;
  • Reconhecimento e regulamentação das Residências em Saúde como estratégia prioritária de formação para o fortalecimento do/no/para o SUS, de forma diferenciada dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu;
  • Reconhecimento da titulação em concurso público e pontuação em planos de cargos e carreiras;
  • Definição de competências de cada ente federativo na condução dos programas;
  • Construção de diretrizes nacionais e estaduais para a realização, com qualidade, de Programas de Residências em Saúde, considerando as necessidades locorregionais e a definição de proporção mínima de tutores e preceptores por residentes;

Saiba mais: https://www.even3.com.br/viecrs