Puxirum Paulo Freire traz programação diferenciada para o 13º Congresso Internacional Rede Unida

05/29/2018 1:29 p.m.
News image

Acontece em Manaus (AM), nos dias 30 de maio a 02 de junho, o 13º Congresso Internacional Rede Unida, que tem como tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”. O Congresso tem como objetivo o compartilhamento de saberes, reflexões-críticas, aprendizados, cultura, arte e muitas afecções. Esse será o Primeiro grande evento da Rede Unida na região, que acontecerá no campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), situado na AV. General Rodrigo Octavio, Coroado I, Zona Leste de Manaus.

Entre os Fóruns Internacionais, Távolas, Rodas de Conversa e demais atividades da programação, o movimento da Educação Popular em Saúde marca sua presença no evento com a Tenda Paulo Freire, em sua versão regionalizada chamada de “Puxirum Paulo Freire”, enfatizando a ideia de esforço coletivo para solução de uma necessidade, o que remete a palavra “Puxirum”.

A programação do Puxirum Paulo Freire terá dinâmica de acolhimento, círculos amazônicos, apresentação de trabalhos, oficina, sarau em espaço de diálogo, problematizações, construções coletivas e intervenções culturais.

“O Puxirum Paulo Freire é um espaço educativo, de participação coletiva, que dá voz e empoderamento a atores e movimentos sociais por meio de trocas de experiências e construções compartilhadas. O Círculo Amazônico - Faz escuro, mas cantamos: desafios atuais da saúde no contexto nacional e internacional - abre a programação do espaço Freireano, no dia 31 de maio”, como explica Denise Amorim, Coordenadora Local do Puxirum Paulo Freire.

Para debater sobre esta questão, estarão o professor Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa, da Universidade Federal do Piauí, o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, Dra. Vanderleia Pulga, da Universidade Federal da Fronteira do Sul e da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação e Saúde (ANEPS) e o Dr. Ardigó Martino do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Internacional e Intercultural, da Universita Di Bologna.

De maneira inovadora, o Puxirum insere em seu espaço a apresentação de trabalhos inscritos no congresso com temáticas transversais as discussões como as Práticas Integrativas e Complementares e Populações Tradicionais. Diversos movimentos sociais participarão da programação como o Centro de Medicina Indígena, a Associação Crioulas do Quilombo de São Benedito, o Instituto Cultural Afro Mutalambê, o Coletivo Rosa Zumbi, o Fórum Permanente de Afrodescendentes do Amazonas, a Nação Maracatu Encanto do Pina, Maracatu Baque Mulher.

A temática da agroecologia também faz parte das discussões do Puxirum no Círculo Amazônico “Tempo de trigo maduro, vai ser tempo de ceifar. Já se levantam prodígios, chuva azul no milharal: como pautar a ecologia na produção da vida?” O espaço também contará com oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais, as chamadas PANCs.

Redes de resistência e trajetórias de luta antimanicomial reunirão em roda de conversa representantes da saúde mental nacional, estadual e municipal.

A partir do Curta Metragem “Maria”, dirigido por Elen Linth e Riane Nascimento, que conta a história de Maria Morais, travesti, atriz e ativista em Manaus, e que ganhou os prêmios de melhor curta-metragem dirigido por mulher  e melhor filme para reflexão, no V Recifest: Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, acontecerão as discussões sobre a temática LGBT, com a participação de Maria Moraes e de representações de movimentos sociais como o Manifesta LGBT+, Associação da Parada  do Orgulho LGBT e Coletivo Feminista Baré.

Já o Sarau Marielle Franco abrirá espaço para poesia e diálogos sobre questões raciais, feminismo e estética negra e saúde da mulher. Participarão deste evento o Coletivo Difusão, Coletivo Negro Alexandrina, Fórum de Mulheres do Amazonas, Frente de Luta Contra a Mulher, Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas, Movimento Feminista Maria Sem Vergonha.

O Congresso, realizado pela Associação Brasileira da Rede Unida, é direcionado a trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais, das áreas de educação e da saúde, um convite a pensar e produzir o cuidado e saúde.

Agência Rede Unida de Comunicação, por Ronaldo Pessoa (Ascom/Semsa)