Políticas de Equidade em Saúde será tema de oficina durante o 13° Congresso Internacional

05/23/2018 12:11 p.m.
News image

A saúde da população negra, que representa 54% da população no país, de acordo com dados do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será um dos temas abordados durante o 13° Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece pela primeira vez na Região Norte e em Manaus, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), entre os dias 30 de maio a 02 de junho de 2018.

Ao todo mais de trinta oficinas com temas voltados à Saúde, Educação, Trabalho, Cultura e Artes serão apresentadas, com o intuito de promover um debate em torno da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os congressistas terão a oportunidade de participar de oficinas com temas como: “Equação: promoção da equidade nos serviços de saúde” que pretende de forma reflexiva abordar as informações sobre a política de saúde da população negra, as doenças prevalentes na população e as regulamentações em saúde para a mesma, também serão apresentadas as políticas de promoção da equidade em saúde (Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, do Campo, da Floresta e das Águas, de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em Situação de Rua e de Educação Popular em Saúde).

Entre os diversos temas que serão apresentados, vale destacar o debate sobre as plantas medicinas, que pretende fomentar a prática do cultivo caseiro com insumos orgânicos, estimulando a formação de coletivos de produção de solo vivo, bem como a aproximação com o tema da construção de minhocários, que são sistemas que criam minhocas que transformam resíduos orgânicos em adubos, e o despertar do cultivo de ervas, temperos, hortaliças e plantas medicinais, a “Oficina: Plantas Medicinas, Autocuidado e Guerrilha Biopolítica”, também irão discutir sobre as estratégias de guerrilha biopolítica.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO AQUI!

 

Entre as oficinas voltadas para os trabalhadores da saúde, os profissionais terão poderão participar de debater sobre a Política de Práticas Integrativas e Complementares de natureza coletiva, as quais têm crescido gradativamente nos serviços de saúde, a “Oficina: Formação em Práticas Integrativas e Complementares Grupais para Equipes de Apoio à Estratégia de Saúde da Família”, pretende abordar a inclusão de práticas terapêuticas que fundamentam-se nos princípios da escuta acolhedora, desenvolvimento do vínculo terapêutico, integração do ser humano com o meio ambiente e sociedade, visão ampliada do processo saúde-doença, promoção global do cuidado humano e autocuidado.

As oficinas acontecem no dia 30 de maio, primeiro dia de atividades do 13° Congresso Internacional da Rede Unidade, que reunirá trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais. 

Acesse a relação completa das oficinas em http://www.redeunida.org.br/pt-br/evento/5/menu/inscricoes/ e faça sua inscrição até o próximo dia 25 de maio pelo site. Após essa data as inscrições serão realizadas apenas de forma presencial no local do evento.

 

Sobre o 13º Congresso

Realizado pela primeira vez na Região Norte e em Manaus, o 13º Congresso Internacional da Rede Unida acontece no período de 30 de maio a 2 de junho de 2018, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Sua finalidade é propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, a 13ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida reunirá trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais.

São parceiros desta edição a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Saúde (MS), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM) e ILMD/Fiocruz Amazônia, co-organizador do Congresso.

 

Sobre a Rede Unida

A Associação Brasileira da Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.

A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, institutos de pesquisa, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se trata de qualquer parceria: trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

Por ser uma Associação de abrangência nacional, a Rede Unida prima por estimular a produção de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informação e conhecimentos técnicos e científicos, que digam respeito às atividades de promoção da educação e da saúde em todo o País, bem como de proposição de novos modelos sócios produtivos e de sistemas alternativos de produção que fortaleçam o campo da saúde, a fim de garantir e ampliar a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

Nesse sentido, é tarefa prioritária da Rede Unida é reafirmar o processo histórico de luta pela reforma sanitária e democratização da saúde, com o objetivo de fortalecer o SUS por meio de mudanças na formação profissional em saúde.

Para tanto, é desafio da Rede induzir modelos de educação profissional interdisciplinares, multiprofissionais e que respeitem os princípios do controle social e do SUS e, assim, promover tessituras entre educação, saúde e sociedade a partir da formação de trabalhadores críticos e reflexivos, capazes de realizar leituras de cenário, identificar problemas e propor soluções no cotidiano de sua prática profissional e na organização do trabalho em saúde.

Agência Rede Unida de Comunicação, por Júlia Gomes e Mirinéia Nascimento (Ascom/Rede Unida)