Encontro sobre atuação do SUS na Região Norte conta com apoio da UEA

04/10/2019 11:21 a.m.
News image

A Associação Brasileira Rede Unida realizará, de 24 a 26 de abril, das 8h30 às 17h, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Seminário de Atenção Básica em Saúde - Inovações da Atenção Básica na Amazônia, que discutirá a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte do País. O encontro pautará a saúde indígena, saúde do imigrante, a educação em saúde e vários outros temas que interessam a construção do SUS na região.

Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), o evento também conta com o apoio da Ufam, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Secretaria de Estado de Saúde (Susam), entre outras instituições.

De acordo com a professora da ESA e doutora em Saúde Coletiva Sônia Lemos, professores e estudantes da área da saúde participarão do evento com o intuito de contribuir com as discussões e construir estratégias de resolução das demandas emergentes da atenção básica em saúde. “Acreditamos que é no coletivo e no compartilhamento das experiências que seremos capazes de fortalecer a atenção básica e criar os meios para a defesa de uma saúde para todas e todos”, afirmou.

Preparatório para congresso internacional - Para o Coordenador Nacional da Rede Unida, Túlio Franco, o Encontro serve também como preparatório para o 14º Congresso Internacional da Rede Unida, que vai acontecer na terceira semana de julho de 2020, na Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói (RJ). “O 14º Congresso Internacional tem como tema ‘Saúde é Vida e Resistência: Traçando Caminhos com o SUS’, ou seja, é um congresso que tem o objetivo de reafirmar a importância do Sistema Único de Saúde como um sistema de direito universal, e essas atividades que nós estamos fazendo em Manaus, agora em abril, abrem um ciclo de muitos encontros regionais, preparando o nosso 14º congresso e discutindo na agenda local de construção do SUS”, disse Túlio.

 O evento conta com seminários e oficinas voltadas a trabalhadores/profissionais da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais das áreas da educação e da saúde.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de abril através do site https://www.sympla.com.br/seminario-de-atencao-basica-em-saude---inovacoes-da-atencao-basica-na-amazonia__495290

Para mais informações, entre em contato com o e-mail suporte@redeunida.org.br ou no site http://www.redeunida.org.br/pt-br/comunicacao/news/seminario-de-atencao-basica-em-saude-inovacoes-da-/#.

 

Texto: Iris Brasil e Mirineia Nascimento/ASCOM UEA

Foto: ASCOM CNS