Ciência sem Cortes

08/03/2018 4:07 p.m.
News image

A Associação Brasileira Rede Unida torna pública sua extrema preocupação com os rumos da pesquisa no país, tendo em vista a nota enviada pelo Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ao Ministério da Educação informando a suspensão do pagamento de todos os bolsistas de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de agosto de 2019, atingindo mais de 93 mil discentes e pesquisadores, interrompendo os programas de fomento à pós-graduação no país, tanto os institucionais (de ação continuada), quanto os estratégicos (editais de indução e acordos de parceria com os estados e outros órgãos governamentais) e 105 mil bolsistas de programas de Formação dos Profissionais da Educação Básica.

A REDE UNIDA chama atenção da comunidade acadêmica e da sociedade sobre os riscos que podem afetar a qualificação da educação básica e o fomento à ciência no Brasil e declara seu total apoio às ações contra este ato.

Os cortes orçamentários nas políticas públicas em geral, e em particular ao ensino e pesquisa, estão vinculados à aprovação por este governo, da EC95, que congela os gastos públicos. Ações como estas comprometem severamente o futuro do país e seu desenvolvimento, além de prejudicar a carreira de uma geração de jovens cientistas. 

A REDE UNIDA fará os esforços possíveis, junto às entidades que lutam contra este estado de coisas, para a retomada do financiamento público na educação e pesquisa, e pela imediata revogação da EC95.

Coordenação Nacional da Rede Unida