Anais

Anais do 14º Congresso Internacional da Rede Unida
Revista Saúde em Redes, v. 6, supl. 3 (2020) – Editora Rede Unida
ISSN 2446-4813 DOI 10.18310/2446-48132020
http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/issue/view/65
 

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Anais do 14º Congresso Internacional da Rede Unida. Saúde em Redes, v. 6, supl. 3 (2020). ISSN 2446-4813.
Trabalho nº 6678
Título do Trabalho: PICTOGRAMA: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ASSISTÊNCIA DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE TERESÓPOLIS (RJ)
Autores: Stefanny Jennyfer da Silva Pacheco, Alice Damasceno Abreu, Érika Luci Pires Vasconcelos, Jaci José de Souza Junior, Claudia Cristina Dias Granito

Apresentação: O uso indevido de fármacos é uma realidade em todo o mundo resultando prejuízos à saúde dos usuários e aos cofres públicos. Um dos principais fatores responsáveis ​​por esse problema é a carência de orientações fornecidas aos pacientes sobre os medicamentos que utilizam. A adesão ao tratamento é frequentemente comprometida por condições inadequadas de Letramento Funcional em Saúde (LFS), sendo esse fenômeno resultante do processo de aprender a ler e escrever adquirido após ter se apropriado desse aprendizado. No Brasil, as dificuldades socioeconômicas são fatores predominantes. Os alunos saem precocemente da escola para entrar no mercado de trabalho, com objetivo de ajudar o núcleo familiar, fortalecendo a dificuldade de compreensão de informações. Assim, os pictogramas, recursos gráficos que objetivam transmitir informações com clareza, surgem como estratégia sugerida para solucionar a problemática. Figuras e elementos gráficos são uma forma de linguagem universal que ilustram e descrevem a informação, facilitando a comunicação em saúde. Uma das contribuições dos pictogramas para a Educação em Saúde esta relacionada com a capacidade de centralizar a atenção dos usuários e familiares para a utilização dos medicamentos, além de estimular a permanência da atenção às orientações. O presente trabalho visa ilustrar e descrever as instruções pertinentes ao uso correto de medicamentos através de pictogramas anexados às prescrições médicas. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo bibliográfico com objetivo explicativo/analítico que propõe identificar os fatores determinantes para a ocorrência desses acontecimentos, sendo um método observacional, desenvolvido na Unidade de Pronto Atendimento do município de Teresópolis na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. IMPACTO: O uso de pictogramas é portanto uma alternativa valiosa, tendo em vista que este processo constitui uma linguagem mais acessível para os diversos perfis de pacientes, principalmente aqueles com baixa escolaridade, facilitando também o atendimento do profissional de saúde para promover o uso correto dos medicamentos. Considerações finais: Os pictogramas podem beneficiar principalmente idosos, portadores de doenças crônicas e indivíduos de baixa escolaridade, ainda que seu uso deva ser precedido de orientação médica. Essa ferramenta pedagógica visa garantir a segurança e boa qualidade na assistência ao paciente, além dos profissionais apresentarem uma relação positiva com o trabalho desenvolvido, contribuindo para fortalecer os programas de aprimoramento dentro do Sistema Único de Saúde.