Residência Integrada em Saúde
Atividade Autogestionada no 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde discutiu a integração de residências em área profissional da saúde e residências médicas.
O 15º Encontro Nacional de Residências em Saúde, realizado de 21 a 24 de outubro de 2025, no Instituto Federal do Espírito Santo, em Cariacica/ES, abrigou atividade autogestionada promovida pelo Movimento Nacional de Residências em Saúde (MNRS), Fórum de Residências em Saúde da Associação Científica Rede Unida (Rede Unida), Fórum de Residências da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Diretoria de Residência Médica e Pós-Graduação Lato Sensu da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Grupo de Trabalho da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO).
A atividade ocorreu no dia 23/10/2025, no horário das 18h00 às 19h30, e teve como objetivo aproximar a Residência em Área Profissional da Saúde e a Residência Médica, discutindo práticas colaborativas, pontos de articulação e pautas coletivas de coordenadores, docentes e discentes na formação especializada por meio de residências em saúde, além de construir caminhos possíveis ao comum e a relevância da integração para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde.
A chamada da atividade foi “Construindo Interfaces entre Residência em Área Profissional da Saúde e Residência Médica: diálogo e potências da integração”. A atividade buscou estabelecer as interfaces entre residências em área profissional da saúde e residências médicas, incluindo as modalidades multi e uniprofissional nas diversas áreas de intervenção assistencial e gerencial em saúde e de especialidade das diferentes categorias profissionais. Foi um momento de articulação importante entre as entidades convidadas e envolvente dos diversos participantes do MNRS.
Ficou encaminhado que as instituições ampliarão ações conjuntas em interação com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), considerando que todas as entidades convidadas à condução compõem o plenário e/ou comissões da Comissão Intersetorial de Relações de Trabalho e Educação na Saúde (CIRTES), em eventos, fóruns de discussão, publicações e pesquisas, tendo em vista encontrar denominadores comuns à aproximação dos programas de residência em área profissional da saúde e residência médica.
A coordenação, condução e relatoria da atividade esteve ao encargo de:
-
Proponente: Ricardo Burg Ceccim (MNRS; Rede Unida)
-
Coordenadora Geral: Thaiani Farias Vinadé (Grupo Hospitalar Conceição)
-
Coordenação de Apoio: Jacqueline Cristina dos Santos Fioramonte (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e Camilla de Souza Borges (Hospital Central do Exército)
-
Fórum de Residências da Rede Unida: Juliana Ramos Bruno (Ministério da Saúde)
-
Fórum de Residências da ABEM: Vinícius Santos Rodrigues (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) e Lara Carolina de Almeida Oliveira (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
-
Diretoria de Residência da SBMFC: Marcelo Dala Bernardina Dalla (Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo)
-
Grupo de Trabalho de Residência da ABEFACO: Carolina Pereira Lobato (Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal)