Rede Unida prestigia posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade
Cerimônia ocorreu durante o II Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, no campus Maracanã da UERJ.
A Associação da Rede Unida participou, no dia 25 de julho de 2026, da cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) para o biênio 2026–2028. A solenidade foi realizada no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), durante a programação do II Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade.
A nova gestão será presidida por Andrea Taborda Ribas da Cunha, tendo Rafaela Alves Pacheco como vice-presidenta. A composição completa da diretoria pode ser consultada no portal da SBMFC.
Representando a Rede Unida, participou da cerimônia o coordenador do Fórum de Residências em Saúde da Associação, Ricardo Burg Ceccim, que saudou a nova diretoria e destacou a trajetória de colaboração entre as duas entidades - nos últimos 40 anos - em defesa do Sistema Único de Saúde, da Atenção Básica, da qualificação da formação em saúde, da transformação da graduação e das residências em saúde e da pesquisa no interesse local, nacional e internacional.
Durante sua manifestação, ressaltou que Rede Unida e SBMFC compartilham uma agenda histórica em favor da formação “orientada pela proximidade”: com os territórios, as famílias, as diversidades humanas e as culturas populares. Também lembrou a retomada nacional do VER-SUS entre 2025 e 2026, iniciativa que mobilizou – entre março e junho – mais de 5 mil estudantes e mais de 20 mil trabalhadores do SUS e que tem contribuído para aproximar estudantes de Medicina da escolha pela Medicina de Família e Comunidade.
Outro ponto destacado foi a centralidade do prefixo "INTER" nas agendas das duas entidades, expressa em compromissos com a interdisciplinaridade, a interprofissionalidade, a intersetorialidade, a interseccionalidade, a intergeracionalidade e a integralidade do cuidado, princípios considerados fundamentais para fortalecer a graduação, as residências, o trabalho em saúde e a produção científica comprometida com o SUS.
Ao final da cerimônia, a Rede Unida desejou uma gestão profícua à nova diretoria da SBMFC e reafirmou seu compromisso com a construção conjunta de políticas de formação, pesquisa e cuidado voltadas ao fortalecimento da Atenção Básica.
“Queremos desejar sucesso à nova diretoria e declarar o apoio da Associação Rede Unida ao mandato que se inicia. Passada a eleição da presente diretoria eleita, quero lembrar que outra eleições se aproximam, os mandatos estaduais e nacional no legislativo e no executivo, precisamos eleger aqueles que, como nós, sabem a força dessas palavras: Que viva a Rede Unida! Que viva a SBMFC! Que viva o SUS!”