79: PET saúde 3: Um encontro da formação com o serviço
Debatedor: A definir
Data: 31/05/2018    Local: FCA 01 Sala 05 - Buriti    Horário: 13:30 - 15:30
ID Título do Trabalho/Autores
1883 Gerenciamento distrital e local do Protocolo de Toxoplasmose Congênita em Venda Nova: Pet GraduaSUS do Curso Gestão de Serviços de Saúde
Katia Ferreira Costa Campos, Vanessa Almeida Guerra, Keli Bahia Felicissimo Zocrato, Alexsandro Oliveira, Elizabeth Morbeck, Elkmen Noemia, Daniela Santos Serpa Siqueira, Raquel Randow

Gerenciamento distrital e local do Protocolo de Toxoplasmose Congênita em Venda Nova: Pet GraduaSUS do Curso Gestão de Serviços de Saúde

Autores: Katia Ferreira Costa Campos, Vanessa Almeida Guerra, Keli Bahia Felicissimo Zocrato, Alexsandro Oliveira, Elizabeth Morbeck, Elkmen Noemia, Daniela Santos Serpa Siqueira, Raquel Randow

O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde promove aprendizado aos profissionais de saúde e acadêmicos, na forma de vivências, contemplando as necessidades do SUS de educação pelo trabalho. As atividades são coordenadas por professores tutores, preceptores e alunos de graduação. Trata-se de um relato de experiência do trabalho desenvolvido pelo PET GraduaSUS vinculado ao curso de Gestão de Serviços de Saúde/UFMG desenvolvidos em três distritos. Espaços de aprendizagem tornando o SUS uma rede escola de cuidados capaz de articular o ensino, a gestão, a produção de serviços e o controle social no cotidiano de práticas. O foco foram as ações vinculadas ao ciclo de vida Materno-Infantil, por meio dos diagnósticos situacionais e desenvolvimento de projetos de intervenção, visando integrar as atividades de ensino-serviço-comunidade aproximando as demandas existentes nos cenários reais de prática, ao ensino acadêmico do curso de graduação.

2000 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/GRADUASUS: EXPERIÊNCIAS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO
Erek Fonseca Da Silva, Cristiano Gonçalves Morais, Irinéia Bacelar de Oliveira Simplício, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e- Silva

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE/GRADUASUS: EXPERIÊNCIAS DE SUA IMPLEMENTAÇÃO

Autores: Erek Fonseca Da Silva, Cristiano Gonçalves Morais, Irinéia Bacelar de Oliveira Simplício, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e- Silva

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) é uma das estratégias de políticas públicas que visa oportunizar vivências e experiências dentro do Sistema Único de Saúde para a formação profissionais de saúde na atenção primária. Objetivo: Relatar as ações realizadas no PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade do Estado do Pará / Campus XII – Santarém. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre as ações PET-Saúde/GraduaSUS realizadas no município de Santarém, estado do Pará, pela Universidade do Estado do Pará e Secretaria Municipal de Saúde, no período de maio a outubro de 2016. Durante esse período foram realizadas reuniões com a equipe do PET-Saúde/GraduaSUS composta por coordenadores, tutores, bolsistas e voluntários, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, para planejar e traçar as possíveis estratégias para a inserção dos discentes nos locais/serviços escolhidos e quais ações poderiam ser efetuadas nestes ambientes a fim de beneficiar os profissionais e comunidade. O PET-Saúde/GraduaSUS está inserido na atenção primária em saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde do Bairro da Floresta, e na atenção secundária, por meio do Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência da Criança e do Serviço de Atendimento Especializada do Centro de Testagem e Aconselhamento. As atividades do PET-Saúde/GraduaSUS iniciaram com discussões sobre os pontos positivos e negativos já vivenciados pelos discentes e preceptores nos serviços. Posteriormente foram feitas palestras para nivelar o conhecimento sobre a organização do Sistema Único de Saúde e sobre os ambientes onde iriam acontecer as atividades do PET. Além disso, ocorreram apresentações e discussões de artigos científicos sobre o PET para que o grupo pudesse reconhecer experiências positivas do Programa. Resultados: As reuniões realizadas de forma sistemática e obedecendo planejamento prévio, culminaram com avaliação dos pontos positivos e negativos, apresentados nesse período de discussões, sendo apontados que falta de relação interpessoal e interinstitucional  deve ser minimizada, assim como a necessidade de se fazer uma avaliação contínua para conhecer os pontos de vista das inserção do Ensino no Serviço e na Comunidade e não apenas fazer a inserção/intervenção. Para tanto foram propostas avaliações diagnósticas para avaliar, dentre outas coisas, o ensino pelo ponto de vista do usuário, do profissional da saúde, do gestor da saúde, dos discentes estagiários e dos docentes de estágio. Considerações finais: O PET-Saúde/GraduaSUS, realizado no município de Santarém-PA, pôde nesse primeiro momento mostrar a importância do trabalho multiprofissional, os problemas encontrados no Sistema Único de Saúde local, além da necessidade de uma melhor interlocução/integração do ensino-serviço-comunidade, pois o Ensino não deve apenas inserir-se nesse contexto, mas integrar-se. Assim, espera-se que a avaliação diagnóstica nos permita traçar o melhor caminho a seguir.

3254 Relato de experiência: Atuação do Pet-Saúde para o enfrentamento das arboviroses nas Unidade de Saúde de Feira de Santana
Laiane da Silva Santana

Relato de experiência: Atuação do Pet-Saúde para o enfrentamento das arboviroses nas Unidade de Saúde de Feira de Santana

Autores: Laiane da Silva Santana

Introdução: O Brasil apresenta índices preocupantes sobre a tríplice Arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika). Este cenário também apresenta valores expressivos na cidade de Feira de Santana e segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, no ano de 2015 foram notificados 8 mil casos. Para tanto, e diante da dimensão da situação, a identificação precoce dos casos suspeitos e a notificação desses agravos são procedimentos imprescindíveis para desencadear ações que visam o controle do vetor e o cuidado à saúde da população. Objetivo: Desenvolver ações para o enfrentamento das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) nas unidades de saúde do município de Feira de Santana- BA Metodologia: Trate-se de um relato de experiência de caráter extensionista baseado no projeto do Pet-Saúde/ GraduaSUS intitulado: “ Enfretamento das Arboviroses nas Unidades de Saúde de Feira de Santana”, tendo como foco, os profissionais da área da saúde da atenção básica, pois representam importante dispositivo para mediar o conhecimento e o vínculo serviço-comunidade. Foi solicitado fichas da vigilância epidemiológica do município e o relatório dos casos notificados de dengue, chikungunya, zika e febre amarela em Feira de Santana- BA no período de 2015- 2016, realizaram-se roda de conversas com os profissionais das unidades de saúde onde ocorreram casos notificados das arboviroses, analisou-se as falas apresentadas na roda de conversa articulando com componentes curriculares de enfermagem e avaliando os resultados das intervenções realizadas. Análise e resultados: Durante as oficinas, conseguimos identificar problemas, como: falta de comunicação entre agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de endemias; falta de contrarreferência o que impossibilita o acompanhamento do paciente por estes profissionais; demora nos resultados dos exames confirmatórios no qual muitas pessoas acabam recusando em realizá-lo; população flutuante, pois grande parte das pessoas é composta por estudantes e desse modo a população fica desassistida; domicílio fechados dificultando a intervenção para impedir a proliferação de focos do mosquito. Mediante os problemas citados, foram realizadas intervenções: Reunião entre os ACS e a os agentes de endemia para promover a relação interpessoal favorecendo soluções para as casas fechadas e abandonadas no qual ficou certo de ter uma reunião por mês para melhor execução do trabalho de ambos, além disso foram informado dados das notificações para retorno da contrarreferência e realizado uma pesquisa no google docs para ter informação dos estudantes que apresentaram sintomas de alguma arbovirose em Feira de Santana. Considerações finais: Ao final, pudemos concluir que houve receptividade dos profissionais de saúde sobre a exploração dos problemas e soluções que poderiam melhorar os casos de notificação e prevenção de agravos à saúde. Esperamos contribuir para a melhoria dos processos de trabalho e na implementação de ações de saúde que possam impactar positivamente no combate e controle das arboviroses.

3284 EXPERIÊNCIA DOS PETIANOS NO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Iraildes Andrade Juliano, Matheus Moreira de Souza, Laiane da Silva Santana, Itayany de Santana Jesus Souza, Thaise Borges Santos, Glêcia Carvalho Santana

EXPERIÊNCIA DOS PETIANOS NO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores: Iraildes Andrade Juliano, Matheus Moreira de Souza, Laiane da Silva Santana, Itayany de Santana Jesus Souza, Thaise Borges Santos, Glêcia Carvalho Santana

INTRODUÇÃO: A Segurança do Paciente (SP) nos últimos anos vem ganhando força diante do cresciscimento do número de casos envolvendo Eventos Adversos (EA)  e divulgados nas mídias sociais, decorrente do cuidado prestado ao paciente. Ao instituir o PNSP (2013), o Ministério da Saúde propôs como estratégia a articulação com Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação, para inclusão do tema segurança do paciente nos currículos dos cursos de formação em saúde de nível técnico, superior ee de pós-graduação. O PET-Saúde como indutor da integração ensino-serviço-comunidade permite o desenvolvimento de mudanças curriculares visto que o tema ainda não é colocado nos componentes curriculares nas universidades. OBJETIVO: Relatar as experiências no Núcleo de Segurança do Paciente como contribuição para a formação profissional. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa documental, onde os estudantes bolsistas do grupo tutorial PET/Saúde-GraduaSUS avaliaram as ementas das disciplinas do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana com vista a encontrar pontos que abordem a segurança do paciente e desenvolveram ações propostas pelo Núcleo de Segurança do Paciente em um Hospital Estadual do Interior da Bahia. A pesquisa ocorreu no período de 01 a 15 dezembro de 2017 e foram avaliados os componentes curriculares Semiologia e Semiotécnica Aplicada à Enfermagem, Bases Teórica e Metodológicas do Cuidado em Enfermagem, Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente I, Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança e Adolescente II, Gerência de Enfermagem no Serviço em Saúde, Enfermagem no Contexto da Saúde Mental e Adoecer Psíquico, Estágio Supervisionado I. Foram excluídas da pesquisas ementas desatualizada para permitir maior fidedignidade na avaliação. Resultados: Através da leitura e analise das ementas dos componentes curriculares à luz do PNSP e de artigos relacionados ao tema, foram observados que muitos não abordando tal temática. Apenas um componente curricular (Bases Teóricas e Metodológicas do Cuidado em Enfermagem) aborda o conteúdo sobre SP no seu plano de ensino, sendo que as deamis, trata-o de forma pontual ao discutir a comunicação entre os profissionais e equipes de enfermagem, além da segurança no preparo e administração de medicamento. CONCLUSÃO: Essa experiência permitiu aos estudantes conhecer as estruturas curriculares do curso de Enfermagem e a importância do tema SP no processo de formação de futuros profissionais de Enfermagem. Levantar a necessidade da inclusão da temática atendendo ao que se pede na Portaria que institui o PNSP e contribuir para melhoria da assistência prestada pelos futuros profissionais. Assim as instituições de ensino devem incorporar práticas da cultura de segurança do paciente durante toda a formação dos estudantes, de forma mais enraizada e sistêmica para garantir qualidade dos serviços prestados.

3357 Enfrentamento das arboviroses: Um projeto de intervenção do PET-Saúde/GraduaSUS nas Unidades Básicas de Saúde de Feira de Santana-BA
Laiane da Silva Santana, Matheus Moreira de Souza, Itayany de Santana Jesus Souza, Iraildes Andrade Juliano, Juliana Alves Leite, Nancy Marcia Silva Oliveira, Ana Luiza Andrada de Melo, Glêcia Carvalho Santana

Enfrentamento das arboviroses: Um projeto de intervenção do PET-Saúde/GraduaSUS nas Unidades Básicas de Saúde de Feira de Santana-BA

Autores: Laiane da Silva Santana, Matheus Moreira de Souza, Itayany de Santana Jesus Souza, Iraildes Andrade Juliano, Juliana Alves Leite, Nancy Marcia Silva Oliveira, Ana Luiza Andrada de Melo, Glêcia Carvalho Santana

Apresentação: O Brasil apresenta índices preocupantes relacionados à tríplice arbovirose (Dengue, Chikungunya e Zika). Feira de Santana, segundo município em densidade populacional da Bahia, se destaca neste cenário com a circulação simultânea dos três agravos, haja vista ser endêmica para Dengue e ter registrado em 2014 a introdução do vírus chikungunya (CHIKV) seguido do vírus Zika (ZIKV) em 2015. Segundo dados da vigilância epidemiológica (VE) municipal, nesse mesmo ano foram notificados mais de 8 mil casos de arboviroses. Diante desse quadro, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde/GraduSUS elegeu como prioridade o desenvolvimento de um projeto de intervenção no intuito de contribuir para o adequado enfrentamento das arboviroses no âmbito da atenção primária de saúde, por meio da identificação precoce dos casos suspeitos e do estímulo à notificação. Objetivo: Relatar a implementação de um projeto de intervenção direcionado ao enfrentamento das arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) nas unidades básicas de saúde de Feira de Santana-BA. Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência de caráter extensionista desenvolvida no âmbito do PET-Saúde/GraduaSUS, no período de abril a novembro de 2017, pelos integrantes do grupo tutorial de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), tendo como foco os trabalhadores da área de saúde que atuam na atenção básica/Estratégia de Saúde da Família, os quais têm, dentre as suas atribuições, a realização de busca ativa e notificação das doenças e agravos de notificação compulsória e representam importante dispositivo para mediar o conhecimento e o vínculo serviço-comunidade. Resultados e/ou impactos: Dentre as atividades realizadas destacamos: reuniões do grupo tutorial para a elaboração do projeto, sistematização de dados e planejamento das ações; levantamento das fichas disponibilizadas pela VE e relatório dos casos notificados de Dengue, Chikungunya e Zika (2015-2016); identificação das unidades silenciosas; ações voltadas para as unidades que notificaram maior número de casos; realização de três oficinas e rodas de conversas com os trabalhadores das unidades onde ocorreram casos notificados das arboviroses; levantamento das dificuldades: falta de comunicação entre os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de endemias; inexistência de contrarreferência, impossibilitando o acompanhamento do paciente pela equipe; atrasos na liberação dos resultados de exame; articulação junto aos componentes curriculares de enfermagem para o desenvolvimento de ações conjuntas; reunião entre os ACS e a os agentes de endemia para fortalecimento e integração das ações; realização de enquete no google docs para busca de estudantes da UEFS que apresentaram sintomas de alguma arbovirose; e avaliação dos resultados das intervenções realizadas. Considerações finais: O desenvolvimento deste projeto de intervenção, que ainda se encontra em curso, teve uma boa receptividade por parte dos trabalhadores de saúde da VE e da atenção básica e possui amplo potencial para exploração dos problemas e busca de soluções intersetoriais que visam qualificar as medidas de prevenção e controle da tríplice arbovirose. A participação de enfermeiras preceptoras vinculadas à gestão da atenção básica e à VE municipal foi de extrema relevância para o alcance dos objetivos propostos

3389 O uso de medicamentos nas doenças cronicas nao transmissiveis: experiência do PETGraduaSUS
HELENICE YEMI NAKAMURA, CAMILA LIMA NASCIMENTO, ALEXANDRA SAWAYA, BÁRBARA CARDOSO MIRANDA, TIAGO CARLOS SILVA, ISABELA CACCERE

O uso de medicamentos nas doenças cronicas nao transmissiveis: experiência do PETGraduaSUS

Autores: HELENICE YEMI NAKAMURA, CAMILA LIMA NASCIMENTO, ALEXANDRA SAWAYA, BÁRBARA CARDOSO MIRANDA, TIAGO CARLOS SILVA, ISABELA CACCERE

Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis, especialmente hipertensão e diabetes, representam uma grande preocupação na Saúde Pública no Brasil, principalmente em relação a ações de prevenção e promoção de saúde relativas a essas patologias. Dentre os diversos fatores de risco descritos para hipertensão e diabetes, a maioria está relacionado a padrões de vida, como a realização de atividades físicas, a alimentação e o uso adequado dos medicamentos de uso contínuo para controle das patologias. Esses fatores apresentam grande vulnerabilidade comunicativa no cuidado em saúde, especialmente no que tange ao uso de medicamentos, envolvendo dificuldades na prescrição adequada, no manejo dos medicamentos e dos horários e modos de administração, assim como na compreensão da função dos mesmos. O PET Saúde é um programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo a integração ensino-serviço-comunidade, a educação pelo trabalho e as mudanças curriculares, por meio de uma parceria entre cursos de formação e serviços de saúde do SUS. O curso de Fonoaudiologia da Unicamp se insere no programa com o projeto “Vulnerabilidade Comunicativa do Usuário da Atenção Básica: Promoção da Saúde e Prevenção de Alterações Fonoaudiológicas”, com foco principal aos fatores de desencadeamento e agravamento das doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT). Objetivos: Descrever ação desenvolvida pelo grupo do projeto PET da Fonoaudiologia sobre o uso adequado de medicamentos e as doenças cronicas nao transmissiveis. Público-alvo: Agentes comunitários de saúde são o publico-alvo direto da ação e a populaçao usuária do serviço de saúde é o publico-alvo secundário. Descrição das ações desenvolvidas: A partir de estudo de materiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde e de discussões com profissionais de Farmácia e outros profissionais de saúde envolvidos na prescrição e dispensação de medicamentos na rede de saúde, surgiu a proposta de capacitação para os agentes comunitários de saúde sobre uso de medicamentos. A escolha desta categoria profissional se deu a partir do entendimento de que esses profissionais são os mais potentes para compreender a dinâmica de cada usuário e, por isso, devem estar capacitados sobre o tema para oferecerem informações pertinentes aos usuários e auxiliá-los a identificar suas dificuldades. Foram realizadas reuniões com as gestões locais das unidades de saúde que participam do projeto PET por meio dos seus preceptores, além de reuniões com agentes de saúde dessas unidades para levantar a viabilidade e interesse na proposta. O conteúdo da capacitação é baseado na seguinte proposta de temas: medicamentos alopáticos, homeopáticos e fitoterápicos; orientação médica e farmacêutica; forma de utilização; interpretação da leitura de rótulos e bulas; uso racional dos medicamentos e cuidados no armazenamento, dispensação e descarte. O formato da capacitação é pactuado com cada grupo. Resultados: Os resultados já obtidos até aqui são a evidência da importância do tema entre os profissionais de saúde e a ampliação do conhecimento sobre as possibilidades de contribuição do fonoaudiólogo na promoção e na prevenção. Conclusão: A elaboração da ação traz contribuições para a formação do profissional de Fonoaudiologia e contribui para um melhor cuidado em saúde para pessoas com doenças cronicas.

3468 Encontros Presenciais Semanais do Pet-Saúde GRADUASUS UFMS: a experiência da troca de saberes em Saúde em Campo Grande - MS
Adélia Delfina da Motta Silva Correia, Rosimeire Aparecida Manoel, Clarissa Silva Martins, Guilherme Ribeiro Gama, Jaqueline Sviercoski Mendes, Ariane Galene Ferreira da Silva, Clara Loreine Andrade Rodrigues, Patricia Cristina Vicente

Encontros Presenciais Semanais do Pet-Saúde GRADUASUS UFMS: a experiência da troca de saberes em Saúde em Campo Grande - MS

Autores: Adélia Delfina da Motta Silva Correia, Rosimeire Aparecida Manoel, Clarissa Silva Martins, Guilherme Ribeiro Gama, Jaqueline Sviercoski Mendes, Ariane Galene Ferreira da Silva, Clara Loreine Andrade Rodrigues, Patricia Cristina Vicente

Apresentação: O presente resumo trata-se do relato de experiência dos encontros presenciais semanais dos grupos tutoriais do Pet-Saúde GraduaSUS em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os encontros têm acontecido semanalmente e proporcionam a reunião de estudantes dos três diferentes cursos participantes: Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Na agenda, buscou-se atender tanto às necessidades de temas levantados pelos próprios alunos , tendo como como base o foco do projeto que é o Diabetes(escolha da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande), de acordo com as especificidades locais, mesclando metodologias ativas de ensino-aprendizagem e procurando integrar ensino-serviço, já que entre os facilitadores semanais havia tanto professores da UFMS, de diferentes cursos, bem como servidores da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande. Desenvolvimento do trabalho: Sempre às quartas-feiras, no final de tarde, são utilizadas técnicas como rodas de leitura, mapas de conversação, oficinas de construção de conhecimento, simulação, problematização, entre outras, que vêm promovendo a troca de conhecimentos e experiências enriquecedoras, inclusive com a organização das atividades pelos próprios estudantes, permitindo aprender com o outro, independente do curso de origem. Estudamos juntos diversos temas: oficina de Atributos da APS;    Documentário “Bicha Braba”  e debates sobre a perspectiva da pessoa com diabetes;  tratamento  do Diabetes na Atenção Básica; Visita Domiciliar à pessoa com Diabetes; Avaliação e cuidado com os pés de pessoas diabéticas e Mapas de Conversação; Diabetes Gestacional; Aprendendo a utilizar o instrumento DKN-A; Atividade física para pessoas com Diabetes; Pesquisa em bases de dados em saúde; Saúde bucal do diabético: compartilhando experiências; Caracterização Sociodemográfica e pesquisa B-PAID; Homeopatia na abordagem do Diabetes; Bexiga Hiperativa no Diabetes, entre outros temas. Resultados e/ou impactos: Assim, o PET-Saúde GraduaSUS, na UFMS, em Campo Grande, tem proporcionado o exercício da teoria e da prática interdisciplinar, integrando estudantes de diferentes cursos, protagonizando o rompimento com visões exclusivistas do núcleo de conhecimento das profissões, criando a possibilidade do desenvolvimento de um olhar mais ampliado, fundamental na composição do campo da saúde e um cuidado de fato integral. Foi feita avaliação entre os participantes, e resultados preliminares apontam para aprendizagem significativa importante, com reconhecimento da importância do trabalho em equipe. Considerações finais: O projeto tem permitido a transposição de limites para a formação de profissionais generalistas, capazes de atuar no Sistema Único de Saúde, com uma formação acadêmica mais abrangente, conectando teoria e prática do trabalho em equipe na área da saúde, a fim de produzir cuidado com qualidade e integral. Ao longo do ano de 2017, foi visível o amadurecimento teórico dos debates e discussões a cada encontro, o que colabora para o crescimento acadêmico dos participantes do projeto, sendo o Pet-Saúde uma experiência a ser expandida para a rotina dos cursos em saúde em todo o país.

3996 Aprendizado de uma discente de medicina no PET-Saúde/ GraduaSUS em Manaus
Luana Dias Batista, Esron Soares Carvalho Rocha, Italo Felipe Santos da Silva, Maria de Fátima Nascimento, Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Laneide Stella de Jesus Lima Vieira

Aprendizado de uma discente de medicina no PET-Saúde/ GraduaSUS em Manaus

Autores: Luana Dias Batista, Esron Soares Carvalho Rocha, Italo Felipe Santos da Silva, Maria de Fátima Nascimento, Minerva Leopoldina de Castro Amorim, Laneide Stella de Jesus Lima Vieira

Introdução: O Programa de Educação pelo Trabalho - PET-Saúde/GraduaSUS é uma união realizada pelo Ministério da Saúde e as Instituições de Ensino Superior com a finalidade de promover a integração entre o ensino-serviço-comunidade. É formado por um grupo multiprofissional de discentes do curso de medicina, enfermagem, fisioterapia e educação física, preceptores da área da medicina, enfermagem e odontologia, e tutores da área da enfermagem, fisioterapia, educação física e serviço social. O projeto que se encontra em curso teve suas atividades iniciadas em junho de 2016, no qual uma vez por semana os discentes acompanham os trabalhos dos profissionais e as atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) pactuadas com o programa. Este relato tem o objetivo de apresentar a experiência de uma discente de medicina da Universidade Federal do Amazonas no PET-Saúde/GraduaSUS durante o percurso de sua realização na UBS N-22 de Manaus. Descrição da experiência: Desde o início do PET-Saúde/GraduaSUS foi proporcionado aos acadêmicos a vivência do trabalho em equipe nas UBS, de presenciar o acolhimento dos usuários nas unidades e de ser um meio de interação entre a universidade, o serviço de saúde e os usuários da comunidade. A familiaridade da discente no território de atuação da UBS N-22 foi sucedida por meio de visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde (ACS) e a apresentação de um dos locais de atuação da unidade, a Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, pela preceptora odontologista do PET-Saúde/GraduaSUS. As visitas domiciliares feitas com os ACS consistiam em realizar uma escuta qualificada sobre as demandas de saúde dos usuários que tinham dificuldade de acesso e deslocamento de suas casas à UBS. O acolhimento aos usuários foi presenciado por meio do acompanhamento da assistência prestada aos mesmos pela enfermeira e a odontologista da UBS N-22, tendo elas feito o uso da escuta qualificada. Após as assistências prestadas a discente discutia os casos presenciados com as profissionais a fim de refletir e entender sobre as questões de âmbito de saúde, social, econômicas e psicológicas vividas pelos usuários na comunidade. Em diversas ocasiões foi possível realizar também essas mesmas discussões com a participação de outros profissionais da unidade e de usuários que estavam recebendo atendimento. A relação do ensino-serviço-comunidade estabelecida na UBS N-22 foi feita pela presença da discente semanalmente na unidade e de sua interação com os usuários por meio de promoção de saúde. O empoderamento dos usuários sobre o autocuidado em relação à saúde foi instigado a partir de rodas de conversas na sala de espera tendo como temas norteadores a alimentação saudável, o tabagismo e o alcoolismo. Também foi executada uma apresentação dialogada sobre alimentação saudável às crianças do ensino fundamental da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo. A discente expôs as informações sobre o referido tema em uma apresentação expositiva e depois permitiu que as crianças pudessem revelar suas opiniões, sanar suas dúvidas e relatar situações similares que já tivessem presenciado em suas casas. Durante o mês de agosto de 2017 foi realizado na unidade o programa do Ministério da Saúde, Agosto Dourado- Aleitamento Materno, no qual a discente colaborou com ideias para o planejamento de algumas das atividades realizadas. Além disso, teve participação em uma das atividades proporcionadas de promoção de saúde durante o programa. Esta consistiu na elaboração de uma gincana, juntamente com as grávidas e seus acompanhantes, de perguntas e respostas sobre o aleitamento materno e a alimentação das mães durante a amamentação. Resultados: A interação semanalmente com a equipe multiprofissional da unidade por meio do PET-Saúde/GraduaSUS permitiu compreender melhor as relações estabelecidas entre os profissionais de saúde e a importância do respeito e do diálogo para que a equipe proporcione um melhor acolhimento aos usuários e a realização das atividades na unidade; observou-se que a compreensão das funções de cada profissional do serviço por parte dos profissionais da unidade contribui para aperfeiçoar o processo de trabalho e a assistência aos usuários; além disso, é necessário que os profissionais tenham conhecimento de como funciona o SUS para que colaborem em instruir e assegurar os direitos e deveres dos usuários; constata-se que a comunicação entre a equipe de saúde deve existir desde o auxiliar de serviços gerais, a recepção, os agentes comunitários de saúde (ACS), técnicos de enfermagem, enfermeiros, médico, odontologista e assistente de saúde bucal para que o acesso à assistência aos usuários seja fácil e resolutivo; entende-se que o papel dos profissionais de saúde primeiramente é realizar o acolhimento dos usuários, ou seja, garantir que os mesmos tenham um atendimento humanizado ao adentrar à UBS. Além do mais, percebe-se que o acolhimento representa uma forma de atender ao princípio de integralidade do SUS, sendo a escuta qualificada um modo para que o profissional compreenda o indivíduo em seu contexto social e entenda as suas necessidades. Assim, contribui-se também para a formação e o fortalecimento dos vínculos que são desenvolvidos entre os profissionais e os usuários no serviço de saúde. A realização da promoção de saúde na sala de espera da unidade colaborou para reafirmar a necessidade da educação permanente em saúde com as equipes das UBS, pois a educação em saúde para a comunidade deve ser respaldada por conhecimento científico atualizado. Ademais a existência da universidade no serviço contribui para reforçar e instigar essa busca pela atualização do saber pelos profissionais. A presença do PET-Saúde/GraduaSUS tem sido considerada na UBS um meio de propiciar uma pausa nas atividades para que os profissionais possam refletir e analisar determinadas situações que acometem a comunidade e a si próprios. Isso é um estímulo para o autoconhecimento das ações de cada um e a reflexão para gerar mudanças que são necessárias para a melhoria do processo de trabalho da equipe e possivelmente do SUS. Considerações finais: O PET-Saúde/GraduaSUS é um programa que promove a qualificação do ensino, pois os discentes têm a experiência de interagir com uma equipe multiprofissional diretamente no serviço de saúde durante a graduação. Além disso, traz a possibilidade do exercício da interdisciplinaridade por ter a presença de profissionais e discentes que atualmente não participam ainda do quadro de profissionais nas UBS. É imprescindível a realização da educação permanente em saúde para os profissionais desenvolverem suas capacidades laborais e se torna essencial uma reformulação das grades curriculares dos cursos da área da saúde. Ademais deve haver uma discussão para saber como têm sido aplicadas as disciplinas que abordam Saúde Coletiva e o SUS no país para que sejam dadas de forma integradas e adotadas em uma disciplina comum a todos os estudantes dos cursos da área saúde. Espera-se que o PET-Saúde/GraduaSUS tenha continuidade no futuro, por oportunizar a integração do ensino com o serviço de saúde e a comunidade. Afinal, os discentes passam a compreender melhor o SUS durante a graduação e assim compartilham essa experiência dentro da universidade e fora dela, contribuindo para a propagação das ideias e caminhos que devem ser tomados para que ocorram melhorias no SUS.  

5068 PET – Saúde/GraduaSUS promovendo mudanças e contribuindo na formação dos discentes do curso de Terapia Ocupacional da UFPB
Marcia Queiroz de Carvalho Gomes, Carolline Cristinne Morais de Medeiros, Valéria Leite Soares

PET – Saúde/GraduaSUS promovendo mudanças e contribuindo na formação dos discentes do curso de Terapia Ocupacional da UFPB

Autores: Marcia Queiroz de Carvalho Gomes, Carolline Cristinne Morais de Medeiros, Valéria Leite Soares

Apresentação: O Ministério da Saúde como ordenador da formação profissional em saúde vem promovendo politicas indutoras de mudanças na formação, dentre as quais destaca- se, mais recentemente, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET – Saúde/GraduaSUS, 2016. Este Programa propõe aos cursos de graduação na área da saúde participantes: mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as instituições de ensino. O objetivo desse trabalho é compartilhar a experiência dos discentes do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, refletindo sobre as contribuições desse Programa para a formação profissional. Desenvolvimento: O PET GraduaSUS que participamos, envolve a UFPB, a Secretaria de Saúde dos municípios de João Pessoa e Cabedelo e a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba. Da UFPB participam os seguintes cursos: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia e Terapia Ocupacional. Do curso de Terapia Ocupacional fazem parte 4 docentes, 4 preceptores da rede, 8 estudantes, sendo quatro bolsistas e 4 colaboradores. Para fins operacionais, os cursos estão trabalhando com os seguintes Eixos Temáticos: Preceptoria e Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Desenvolvimento Docente e Adequação dos Cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Cada Eixo tem a participação de docentes, preceptores e alunos bolsistas e voluntários. Esse processo está possibilitando aos estudantes do Curso de Terapia Ocupacional a experiência de acompanhar e participar das discussões dos Eixos, realizar o planejamento e organização de oficinas, tais como: oficinas de integração ensino-serviço, oficinas de formação de preceptores, oficina de educação interprofissional, oficina de planejamento e avaliação do PET; planejamento e organização de espaços de desenvolvimento docente “Café com Prosa”; elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre: Formação acadêmica e o mundo do trabalho: acompanhando egressos do curso de Terapia Ocupacional;  Perfil dos docentes do curso de Terapia Ocupacional; Necessidade de formação dos docentes do Curso de Terapia Ocupacional da UFPB. Resultados: A experiência vem proporcionando aos discentes compreender o processo de formação, conhecer as potencialidades e fragilidades da relação ensino-serviços, discutir e vivenciar a integração interprofissional, perceber a importância da horizontalidade nas relações entre discentes, docentes e preceptores, conhecendo as necessidades e a importância de cada um no processo de formação profissional, além de participação em pesquisas e do processo de reformulação curricular. Considerações finais: Participar do PET Saúde/GraduaSUS vem ampliando a percepção dos discentes extensionistas acerca dos desafios da formação dos profissionais de saúde e da importância da participação em projetos de pesquisa e de extensão.

5287 VIVÊNCIAS DO PET-SAÚDE/GRADUASUS-UFRN - EXPERIÊNCA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR, Ana Maria Gomes dos Santos, Wanessa Barros, Luciane Paula B. Araújo de Oliveira, Dimitri Taurino Guedes, Diego de Sousa Dantas, Adriana Gomes Magalhães, Merces Santos

VIVÊNCIAS DO PET-SAÚDE/GRADUASUS-UFRN - EXPERIÊNCA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores: JOSÉ JAILSON DE ALMEIDA JÚNIOR, Ana Maria Gomes dos Santos, Wanessa Barros, Luciane Paula B. Araújo de Oliveira, Dimitri Taurino Guedes, Diego de Sousa Dantas, Adriana Gomes Magalhães, Merces Santos

O projeto configura-se como uma articulação entre as Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santa Cruz-RN e Secretaria Municipal de Saúde do Município de Caicó-RN e os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi e Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso objetivo é relatar o desenvolvimento das vivências do PET-Saúde/GraduaSUS-UFRN desenvolvido no interior do Rio Grande do Norte envolvendo a FACISA e EMCM , respectivamente, em Santa Cruz e Caicó. No tocante ao ensino, foi construída, de forma coletiva e interdisciplinar, a proposta de uma disciplina que integrasse discentes e docentes dos cinco cursos participantes do projeto. Mediante discussões do grupo e com base nas lacunas identificadas nos projetos pedagógicos, elencou-se como prioritária a criação de uma disciplina que abordasse a Promoção da saúde na comunidade. A disciplina objetivará: contextualizar  a promoção da saúde em sua perspectiva histórica e conceitual;            discutir os princípios da promoção da saúde e seu campo de atuação; refletir sobre a política de promoção da saúde; conhecer estratégias de intervenção em promoção da saúde;      vivenciar interdisciplinarmente a promoção da saúde no contexto comunitário. Será conduzida por docentes dos cursos envolvidos, na perspectiva de desenvolver as seguintes competências e habilidades: compreender o desenvolvimento histórico e conceitual da promoção da saúde; relacionar os princípios da promoção à saúde e seus campos de atuação; compreender as Instituições sociais e  a comunidade; mobilizar conhecimentos a fim de reconhecer o papel do profissional de saúde, do cidadão e dos equipamentos sociais na promoção da saúde; desenvolver a capacidade comunicativa e de trabalho em equipe no cenário da  comunidade; aplicar estratégias de intervenção em promoção da saúde, tendo como base o trabalho interdisciplinar e a comunidade. A proposta foi apresentada e aprovada nos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e colegiados dos cursos envolvidos, e será ofertada no semestre 2018.1 em caráter eletivo como um projeto piloto. No âmbito da pesquisa, foi desenvolvido um estudo sobre aspectos relacionados ao perfil do egresso, projeto pedagógico do curso, áreas de atuação dos egressos, relação conteúdo/prática no curso. Essa atividade foi desenvolvida pelo grupo de estudantes, preceptores e tutores apenas do curso de fisioterapia. O grupo de estudantes e tutores do curso de enfermagem realizaram o evento de extensão intitulado “Integração ensino/serviço: o diálogo em formação para o SUS” tendo como público-alvo os enfermeiros que atuam na rede básica do município de Santa Cruz. A ação foi proposta com vistas a alcançar um dos objetivos do PET GraduaSUS que é o de promover integração entre ensino e serviços de saúde. Até o momento, foram realizados dois encontros sendo o primeiro para ouvir os profissionais e as demandas passíveis de serem atendidas pela academia; o segundo encontro consistiu em um curso de capacitação sobre o cuidado aos portadores de feridas complexas, atendendo ao pleito dos profissionais. Realizou-se ainda o III Encontro de Atenção Primária da Região do Trairi/ I Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde, evento que contou com a participação de estudantes e profissionais da saúde perfazendo um público de 350 participantes e cerca de 20 pessoas envolvidas na organização, os quais eram monitores, tutores e coordenadora do PET GraduaSUS. Os participantes do PET também apresentaram trabalhos que serão publicados nos anais do evento contando experiências vivenciadas ao longo do projeto. Em parcerias com a Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos, o Coletivo Feminista Dandara, o coletivo Atrevida, desenvolvemos uma proposta de atividade no projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), o VER-SUS Jurema: “Diversidade Cultural em saúde no Seridó Potiguar”. Grosso modo, o VER-SUS constitui-se como umas das propostas inovadoras que envolve mudança na formação acadêmica de professores, estudantes e profissionais de saúde, que corrabora com a proposta do PET-GRADUASUS. Entretanto, como sabemos, esta mudança não ocorre de uma hora para outra, visto que requer mudanças institucionais, profissionais e pessoais (postura, valores e atitudes individual dos sujeitos), e que, portanto, são difíceis, lentas, conflituosas e complexas. O PET GraduaSUS é um projeto desafiador para todos os cursos envolvidos, especialmente no atual contexto político e econômico pelo qual passa o país. Redesenhar projetos pedagógicos em prol de uma formação interdisciplinar, voltada ao cuidado integral que inclua a interdisciplinaridade e demais pilares da promoção à saúde, é uma tarefa que envolve diversos esforços de quem escreve essa história, bem como apoio institucional e parceria com serviços de rede de saúde. Isto posto, cabe ainda mencionar que a proposta se desenvolve num cenário de lutas contra o desmonte no Sistema Único de Saúde, reformulação da Política Nacional de Atenção Básica, cortes orçamentários nas universidades públicas, discussões sobre ensino à distância na saúde e uma corrida desenfreada pelo aumento na produção científica, entre outros desafios. Desde que iniciou suas atividades, o grupo de docentes, preceptores e discentes tem realizado vivências nos serviços de saúde, fóruns de debate, análise dos projetos pedagógicos e matrizes curriculares, sempre acompanhadas de leituras e discussões de artigos científicos para nortear os debates. Dadas as barreiras logísticas mencionadas anteriormente neste relatório, o desenvolvimento de tais atividades se processa de forma mais lenta do que almejada ao propor o projeto. Todavia, a forma como o grupo tem atuado permitiu, até o momento, alcançar um diagnóstico de nossas potencialidades e fragilidades, nos levando a elencar propostas de como reestruturar os cursos de enfermagem, fisioterapia, medicina, nutrição e psicologia ofertados pela no interior do Rio Grande do Norte rumo a uma formação coerente com as respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais e, sobretudo, mais ética, humana, interdisciplinar e voltada a atender as necessidades sociais e de saúde da população, buscando vencer o desafio da interiorização do ensino superior no Nordeste brasileiro.  

5415 REFLETINDO SOBRE O PET-SAÚDE / GRADUA-SUS NO CONTEXTO DA TRAJETÓRIA DO PRÓ-SAÚDE: ONDE AVANÇAMOS E ONDE PRECISAMOS AVANÇAR?
Cláudio Claudino da Silva Filho, Gessiani Fatima Larentes, Débora Tavares de Resende e Silva, Larissa Hermes Thomas Tombini, Margarete Dulce Bagatini, Maria Conceição de Oliveira, Andréia Machado Cardoso, Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel

REFLETINDO SOBRE O PET-SAÚDE / GRADUA-SUS NO CONTEXTO DA TRAJETÓRIA DO PRÓ-SAÚDE: ONDE AVANÇAMOS E ONDE PRECISAMOS AVANÇAR?

Autores: Cláudio Claudino da Silva Filho, Gessiani Fatima Larentes, Débora Tavares de Resende e Silva, Larissa Hermes Thomas Tombini, Margarete Dulce Bagatini, Maria Conceição de Oliveira, Andréia Machado Cardoso, Sarah Franco Vieira de Oliveira Maciel

A formação profissional em saúde, apesar dos avanços inegáveis, ainda não consegue dar conta de um de seus papéis sociais centrais, o de aproximar os(as) graduandos(as) das reais necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), de seus atores e protagonistas na gestão/educação/cuidado/pesquisa, e sobretudo de seus(suas) usuários(as). Na contramão dessa lacuna, a academia não problematiza a realidade pois vem sendo conduzida a partir de referenciais pedagógicos bancários e acríticos. Já que não a tem na graduação (onde deveria constar, independente de projetos “paralelos”), essa aproximação crítico-reflexiva com a realidade social vem sendo aos poucos introduzida/reforçada, além de experiências pontuais e pulverizadas Brasil afora, também por iniciativas governamentais como o PET-Saúde GraduaSUS (Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde), estratégia atual para continuidade nos esforços já iniciados pelo Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde). Neste contexto, este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a trajetória do PET-Saúde / Gradua-SUS em relação ao seu histórico no contexto do Pró-Saúde. Trata-se de um estudo na modalidade relato de experiência, onde se considera a experiência de uma equipe do PET-Saúde / Gradua-SUS no Oeste Catarinense, desenvolvida em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó-SC (SESAU) e os cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC. Como resultados, tem-se que o atual modelo de PET-Saúde é benéfico no sentido da continuidade à uma proposta ainda considerada necessária por proporcionar espaços de vivências insubstituíveis pelas vigentes paredes das salas de aula tradicionais, além de contribuir para consolidação da integração ensino-serviço-comunidade tão almejada desde a Reforma Sanitária. Contudo, há uma lacuna considerável, que pode ser encarada até como retrocesso, no sentido do esmorecimento quanto ao estímulo anterior muito claro à interdisciplinaridade e até à transdisciplinaridade, lógica pulsante nos editais passados irradiados do Pró-Saúde, evidenciado pelo fato de agora os grupos tutoriais caminharem majoritariamente separados em sua composição e atuação (no caso estudado, um grupo de Enfermagem e outro de Medicina), reforçando a lógica disciplinar e de fragmentação da equipe de saúde vigentes no cotidiano dos serviços. Outro aspecto a melhorar seria o necessário retorno do PET-Saúde à lógica maior que semeou sua origem (o Pró-Saúde), pois muito além da concessão de bolsas que estimulariam a permanência de alguns atores nesse processo para dinamizar os(as) demais, o eixo estruturante de todas estas iniciativas parece que vem sendo ofuscado pelos incentivos financeiros temporários, a despeito do ideal em se capilarizar movimentos de ensinar e aprender entre todos(as) os(as) profissionais de saúde, enquanto Educadores(as) natos(as) em sintonia com as incumbências trazidos para o SUS pela Lei 8.080/1990, Constituição Federal, e diversas outras legislações e documentos com alusões ao SUS como campo obrigatório para formação de recursos humanos. Por conseguinte, sugere-se que haja uma retomada nos valores formativos presentes no Pró-Saúde, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DNC) dos cursos da área de saúde, e também uma melhor articulação do PET-Saúde com os demais dispositivos formativos, como o VER-SUS (constante no edital vigente), Projeto Rondon, PROVAB, e Programa Mais Médicos.