77: PET saúde 1: um diálogo entre a formação e o serviço
Debatedor: A definir
Data: 31/05/2018    Local: FCA 01 Sala 03 - Araça-Boi    Horário: 13:30 - 15:30
ID Título do Trabalho/Autores
898 Uma vivência do PET-Saúde/ Gradua SUS na construção da Jornada de Enfermagem.
Ruth Carolina Leão Costa, Samantha Pereira Caldas, Sávio Felipe Dias Santos, Thayná Maria Andrade Silva, Alice Dayenne Moraes, Lais Cristina Pereira da Costa, Victória Karolina Santos Santana

Uma vivência do PET-Saúde/ Gradua SUS na construção da Jornada de Enfermagem.

Autores: Ruth Carolina Leão Costa, Samantha Pereira Caldas, Sávio Felipe Dias Santos, Thayná Maria Andrade Silva, Alice Dayenne Moraes, Lais Cristina Pereira da Costa, Victória Karolina Santos Santana

Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET-saúde) é uma estratégia de formação de profissionais críticos e reflexivos para atender ao perfil socioepidemiológico das áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde tendo como principal norteador a integração de ensino-serviço- comunidade (MORAIS et al, 2012). Regulamentada pela portaria interministerial - Ministério da Saúde e da Educação- o programa tem como principais objetivos estimular a formação de acadêmicos, docentes e profissionais com perfil adequado as necessidades das políticas de saúde do País, implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) dos cursos de graduação em saúde, fomentar a articulação ensino-serviço- comunidade e lançar editais temáticos no âmbito do Pet-saúde que visam suprir as diferentes necessidades e especificidades da secretaria e/ou órgão do Ministério da Saúde (BRASIL,2010). Atualmente, o edital vigente é denominado de Gradua SUS que contempla projetos, atividades e ações que se proponham a desenvolver mudanças na matriz curricular alinhada às DCN’s dos cursos em saúde. Refletir e (re) pensar uma nova matriz curricular para a Enfermagem é imprescindível, pois a saúde é uma área em constante evolução, suas teorias sempre são questionadas e renovadas a partir de novas evidências científicas e, tendo como pressuposto os preceitos de Paulo Freire, hoje aprender não se limita apenas a tornar o indivíduo adaptado à sua realidade, mas criar um sujeito com proatividade, capaz de se inserir nela e transforma-la positivamente.  Dessa forma a organização de eventos que fomentem o debate sobre o SUS, amplie o conhecimento da comunidade discente e profissional sobre a política de saúde vigente os transformando em protagonistas dos espaços de reflexão sobre ensino-serviço e comunidade é necessário para se atingir as metas do programa e recriar o “fazer” na saúde. O objetivo deste resumo é relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem membros do PET- Saúde na construção da  Jornada de Enfermagem e evidenciar suas contribuições para o Programa de Educação pelo Trabalho edital Gradua-SUS. Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido pelos membros do Pet- Gradua SUS de Enfermagem UEPA do edital temático N°13 Gradua/SUS. O grupo é composto por 8 acadêmicos de Enfermagem, sendo 4 bolsistas e 4 vonluntários, 5 preceptoras, 1 tutora voluntária e 1 coordenadora do PET Enfermagem. Estes trabalharam na construção do evento denominado “Jornada Enfermagem do PET-Gradua SUS: Vivências e Reflexões” realizado no dia 22 de Setembro de 2017 no auditório da Escola de Enfermagem Magalhães Barata das 8:00 horas da manhã às 18:00 da tarde. O evento contou com 70 participantes, sendo eles acadêmicos e profissionais de Enfermagem e, portanto as palestras e rodas de conversa foram: Sistematização da Assistência de Enfermagem (S.A.E) na Atenção Básica; Sistemas de Informação em Saúde; Fluxo das Redes de Atenção à Saúde e Roda de Conversa sobre o PET. Resultados e/ou impactos: O espaço foi idealizado no mês de junho, durante planejamento semestral no qual os membros do PET debatem e elencam metas a serem alcançadas durante 6 meses de atividade. Iniciamos a construção do evento pela escolha do público-alvo e sua temática. Deliberamos que o evento teria como público-alvo a comunidade acadêmica de enfermagem e profissionais da área pois nossa temática seria a vivência e reflexão dos membros do PET Enfermagem, principalmente no que se tratava das dificuldades encontradas na associação da teoria apresentada na graduação e prática supervisionada pelos preceptores; com público alvo e temática selecionadas, elencamos o formato de jornada, pois queríamos que o evento comportasse um ciclo de palestras, rodas de conversa e que ocorresse periodicamente, sendo esta a primeira jornada realizada. Durante todas as etapas de planejamento do evento houve protagonismo dos acadêmicos, porém destacamos o momento da escolha dos temas das palestras como espaço fundamentalmente construído pelos discentes do PET, uma vez que se buscava abordar assuntos em que estes sentiram déficit de conhecimento durante o desenvolvimento do trabalho nas práticas supervisionadas, diante disso foram elencados como temas das palestras: S.A.E na Atenção Básica, Sistemas de Informação em Saúde; Fluxo das Redes de Atenção à Saúde e sentiu-se a necessidade de uma roda de conversa sobre o PET com o intuito de apresentar o programa, as atividades realizadas pelos membros e metas já alcançadas com isso a programação final foi: 08 às 08:30 credenciamento dos paticipantes; 08:30 às 09 horas mesa de abertura; 09 às 10:30h roda de conversa sobre PET; 10:30 às 10:45h intervalo; 10:45h às 12:00h S.A.E na Atenção Básica; 12:00 às 14:00h dinâmica e intervalo;14:00h às 15:30h fluxo das Redes de Atenção à saúde; 1:30h às 17:00h serviços de informação em saúde e de 17:00 h às 18:00 dinâmica de encerramento. Com este primeiro momento da construção do evento finalizada, iniciamos a designação das tarefas e divisão dos membros do PET em subcomissões: subcomissão de comunicação, responsável pela arte da jornada e divulgação do evento nas instituições de ensino e serviço; subcomissão de secretaria, incumbida de convidar os palestrantes; subcomissão de logística, designada para conferir e organizar o local do evento e subcomissão financeira que realizava as inscrições. No dia 22 de setembro ocorreu a “Jornada Enfermagem do PET-Gradua SUS: Vivências e Reflexões”; os espaços da programação foram momentos de rica construção e debate, com ativo envolvimento dos participantes da jornada nas perguntas e esclarecimentos, o que possibilitou a estes maior conhecimento sobre os temas, como eles se associam com a prática profissional e funcionamento do tripé ensino-serviço-comunidade. Destacamos a participação dos que se encontravam na jornada durante as dinâmicas: foi solicitado aos participantes que escrevessem situações vivenciadas no SUS que não foram previamente abordadas nos componentes curriculares do curso, inúmeras ocorrências foram colocadas sendo uma delas a insegurança durante atendimento e assistência a comunidade LGBTQ+. A Jornada foi considerada um importante momento de reflexão sobre a matriz curricular, dissociação entre a teoria e prática e para se repensar o “fazer” da Enfermagem, assim sendo o evento foi finalizado com o encaminhamento de que os membros do PET- Enfermagem produziriam um documento com propostas de alteração da matriz curricular de maneira ascendente a ser entregue para a coordenação do curso. Considerações Finais: A construção de um evento apesar de extenuante traz inúmeros benefícios para aqueles que vivenciam as etapas de seu planejamento, perpassando pela aprendizagem dos formatos de eventos acadêmicos e científicos, aperfeiçoando as práticas de democracia através de debates para deliberações em grupo, aprimorando o senso de responsabilidade dos organizadores, estimulando o senso crítico e a criatividade dos envolvidos para a elaboração dos espaços. Por sua vez, a Jornada foi um momento fundamental de educação em saúde e para a saúde, auxiliando na formação de profissionais competentes, com conhecimento científico e senso crítico que são fundamentais para uma assistência de qualidade que supre as demandas da população. Evidenciamos também que esta jornada só foi possível devido ao programa educação pelo trabalho que proporciona o desenvolvimento de atividades que sensibilizam e preparam profissionais para a realidade biopsicossocial da população brasileira, e propõem reflexões para a mudança do quadro educacional brasileiro visando fortalecer a articulação entre o tripé ensino-serviço-comunidade. 

1036 Acadêmico de Fisioterapia inserido em um grupo multidisciplinar através de um PET-Saúde: um relato de experiência.
THAÍS VANINE PINHEIRO FERNANDES, MINERVA LEOPOLDINA DE CASTRO AMORIM, ESRON SOARES CARVALHO ROCHA, ARTHEMIA NASCIMENTO PORTELA

Acadêmico de Fisioterapia inserido em um grupo multidisciplinar através de um PET-Saúde: um relato de experiência.

Autores: THAÍS VANINE PINHEIRO FERNANDES, MINERVA LEOPOLDINA DE CASTRO AMORIM, ESRON SOARES CARVALHO ROCHA, ARTHEMIA NASCIMENTO PORTELA

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Graduasus 2016-2017 contempla projetos que fortaleçam o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, articulando ensino, pesquisa e extensão com os projetos do Ministério da Saúde e Ministério da Educação e/ou outros projetos de âmbito local ou regional. O projeto disponibilizou os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Medicina da UFAM. O objetivo era que os alunos trabalhassem em conjunto, de forma integrada e interdisciplinar na qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde e as instituições de ensino. Os alunos foram inseridos em grupos multidisciplinares dentro de Unidades Básicas de Saúde nas Zonas Norte e Leste de Manaus. O presente relato tem como objetivo expor as experiências de uma aluna da Fisioterapia inserida em um grupo de trabalho da UBSF N20, referente a UBS Armando Mendes, na Zona Norte. A UBSF N20 conta com um grupo de trabalho constituído por um médico, uma enfermeira, duas técnicas de enfermagem e sete agentes de saúde, e cada um pôde contribuir com a interação da acadêmica na equipe. Foi possível fazer parte da equipe vivenciando os seguintes serviços: acolhimento; Programa de Saúde na Escola; programa de atendimento a pacientes com Diabetes e Hipertensão; Programa de Atendimento a Gestante; Programa de Saúde da Mulher; e visitas domiciliares. A primeira atividade realizada no projeto foi a chamada de “Alinhamento Conceitual”, onde os acadêmicos apresentaram suas respectivas profissões, suas capacitações e limites dentro de um trabalho integrado proporcionando melhor entendimento do que seria necessário para haver interdisciplinaridade e multiprofissionalismo. A partir daí, os alunos foram divididos entre as UBSFs para fazer um Diagnóstico Situacional de cada uma com o objetivo de identificar as forças e as fraquezas das unidades e traçar um plano de trabalho. Feito o diagnostico, era hora de conhecer detalhadamente os serviços ofertados pelas unidades. Cada serviço foi vivenciado por cada acadêmico de forma individual ou em dupla com o acompanhamento do preceptor enfermeiro, realizando palestras, rodas de conversa e acompanhando as consultas clínicas e domiciliares. A realização dessas atividades, a interação com a equipe, e o acompanhamento das consultas com os profissionais pôde mostrar, para uma acadêmica de Fisioterapia, a ampla área de atuação dada pela Atenção Básica, bem como a extrema necessidade de um maior numero de profissionais capacitados ainda na formação. Na percepção da acadêmica, a graduação falha em mostrar a realidade que o projeto, em vivência, mostrou pois nem mesmo o trabalho com outros profissionais, ou a interdisciplinaridade, é prioridade dentro da formação mas sim a criação de um profissional individualizado. O contato com o ambiente profissional, os desafios encontrados em campo e as atividades propostas e desenvolvidas pelos estudantes tem trazido resultados satisfatórios para servidores, usuários e universidade. Além disso, o projeto destaca uma atuação baseada no cuidado humanizado e pautada na constante reflexão acerca da postura e das potencialidades de cada trabalhador inserido no campo da Saúde Coletiva. 

1182 Programa de educação pelo trabalho para a Saúde/Graduasus: Experiências de sua implementação
Cristiano Gonçalves Morais, Yara Macambira Santana Lima, Irinéia Bacelar de Oliveira Simplício, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Programa de educação pelo trabalho para a Saúde/Graduasus: Experiências de sua implementação

Autores: Cristiano Gonçalves Morais, Yara Macambira Santana Lima, Irinéia Bacelar de Oliveira Simplício, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) é uma das estratégias de políticas públicas que visa oportunizar vivências e experiências dentro do Sistema Único de Saúde para a formação profissionais de saúde na atenção primária. Objetivo: Relatar as ações realizadas no PET-Saúde/GraduaSUS da Universidade do Estado do Pará / Campus XII – Santarém. Desenvolvimento: Estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre as ações PET-Saúde/GraduaSUS realizadas no município de Santarém, Estado do Pará, pela Universidade do Estado do Pará e Secretaria Municipal de Saúde, no período de maio a outubro de 2016. Durante esse período foram realizadas reuniões com a equipe do PET-Saúde/GraduaSUS composta por coordenadores, tutores, bolsistas e voluntários, dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física, para planejar e traçar as possíveis estratégias para a inserção dos discentes nos locais/serviços escolhidos e quais ações poderiam ser efetuadas nestes ambientes a fim de beneficiar os profissionais e comunidade. O PET-Saúde/GraduaSUS está inserido na atenção primária em saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde do Bairro da Floresta e na atenção secundária, por meio do Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência da Criança e do Serviço de Atendimento Especializada do Centro de Testagem e Aconselhamento. As atividades do PET-Saúde/GraduaSUS iniciaram com discussões sobre os pontos positivos e negativos já vivenciados pelos discentes e preceptores nos serviços. Posteriormente foram feitas palestras para nivelar o conhecimento sobre a organização do Sistema Único de Saúde e sobre os ambientes onde iriam acontecer as atividades do Pet. Além disso, ocorreram apresentações e discussões de artigos científicos sobre o PET para que o grupo pudesse reconhecer experiências positivas do Programa. Resultados e/ou impactos: As reuniões realizadas de forma sistemática e obedecendo planejamento prévio, culminaram com avaliação dos pontos positivos e negativos, apresentados nesse período de discussões, sendo apontados que falta de relação interpessoal e interinstitucional deve ser minimizada, assim como a necessidade de se fazer uma avaliação contínua para conhecer os pontos de vista das inserções do Ensino no Serviço e na Comunidade e não apenas fazer a inserção/intervenção. Para tanto foram propostas avaliações diagnósticas, dentre outas coisas, o ensino pelo ponto de vista do usuário, do profissional da saúde, do gestor da saúde, dos discentes estagiários e dos docentes de estágio. Considerações finais: O PET-Saúde/GraduaSUS, realizado no município de Santarém-PA, pôde nesse primeiro momento mostrar a importância do trabalho multiprofissional, os problemas encontrados no Sistema Único de Saúde local, além da necessidade de uma melhor interlocução/integração do ensino-serviço-comunidade, pois o Ensino não deve apenas inserir-se nesse contexto, mas integrar-se. Assim, espera-se que a avaliação diagnóstica nos permita traçar o melhor caminho a seguir.

1320 CONSTRUINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: A VIVÊNCIA DO PET/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO
Vanessa De Almeida Ferreira Côrrea, Isabela de Oliveira Bustamante, Mary Ann Menezes Freire, Simone Mendes Carvalho, Arlene De Souza Lopes

CONSTRUINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: A VIVÊNCIA DO PET/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO

Autores: Vanessa De Almeida Ferreira Côrrea, Isabela de Oliveira Bustamante, Mary Ann Menezes Freire, Simone Mendes Carvalho, Arlene De Souza Lopes

INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET/GRADUASUS) configura-se como uma ferramenta de qualificação de estudantes de Cursos de Graduação no âmbito da saúde. Na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), através do Curso de Enfermagem, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), as atividades tiveram início em maio de 2016, com a discussão das práticas de Vigilância em Saúde desenvolvidas pelo Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. No decorrer do PET/GRADUASUS observou-se a necessidade de refletir sobre as práticas vivenciadas em uma Clínica da Família (CF) da SMS/RJ através do PET/GRADUASUS e relacioná-las as competências do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem (PPP/Enfermagem) da UNIRIO. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por uma Acadêmica de Enfermagem, através de um estudo descritivo, a partir da vivência no PET/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO. Utilizou-se análise documental do PPP/Enfermagem/UNIRIO e dos relatórios de atividades vivenciadas no referido programa. DISCUSSÃO: A vivência no PET/GRADUASUS/ENFERMAGEM/UNIRIO possibilitou acompanhar a rotina de uma equipe de saúde inserida em uma CF do município do Rio de janeiro através de consultas de enfermagem, reuniões de equipe, vistas domiciliares, práticas educativas e práticas de gestão. Nestas práticas foi possível desenvolver algumas habilidades e competências presentes no PPP/Enfermagem, seja no encontro com a comunidade ou com os profissionais de saúde. São estas: compreender o sujeito em sua pluralidade; compreender e intervir no processo saúde doença; identificar as necessidades de saúde do cidadão; implementar a assistência de enfermagem ao atendimento das necessidades de saúde do sujeito e posicionar-se, de forma crítica e reflexiva, sobre os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença. CONCLUSÃO: Identificou-se que o PET/GRADUASUS é um agregador de conhecimento ao acadêmico, através das práticas em saúde vivenciadas; troca de experiência entre bolsista e preceptor; e construção compartilhada do conhecimento entre ensino, serviço e comunidade. Através desta experiência a acadêmica de Enfermagem refletiu sobre sua formação em saúde, sobre as competências e habilidades fundamentais do enfermeiro na gestão do cuidado e sobre suas atuações frente à realidade profissional; além de desenvolver pensamento crítico-reflexivo da práxis. As competências e habilidade presentes no PPP/Enfermagem/UNIRIO foram aprofundadas durante o programa em apreço e favoreceu a compreensão do mesmo, enquanto uma prática de ensino aprendizagem com potência para transformar a realidade de ensino-aprendizagem em saúde.

1340 Propostas e vivências da Educação Física no PET-Saúde/Graduasus
Luana Caroline da Silva Santos, Djane Dantas Lima, Maria Raquel Sampaio Alves, Taynara Cristina Mouzinho do Amaral

Propostas e vivências da Educação Física no PET-Saúde/Graduasus

Autores: Luana Caroline da Silva Santos, Djane Dantas Lima, Maria Raquel Sampaio Alves, Taynara Cristina Mouzinho do Amaral

O PET está sendo desenvolvido no município de Santarém-PA, com a Secretaria Municipal de Saúde e Universidade do Estado do Pará- Campus XII/Santarém. Para a integração das ações entre os grupos, foram realizadas reuniões todas as terças-feiras de 18h00min às 19h00min. O curso de Educação Física da UEPA-Santarém apresenta em sua grade curricular a disciplina Saúde Coletiva e o Estágio III em ambientes de Saúde, porém ainda existe uma lacuna para a atuação da área nos serviços do SUS. Sendo assim, o PET-Saúde/Graduasus vem somar na formação das acadêmicas por meio das ações desenvolvidas, como: educação em saúde, vivências na atenção primária e secundária, aproximação com o público, conhecendo suas reais necessidades, e leituras sobre a inserção da Educação Física no SUS. Diante disso, percebe-se a importância para a reformulação do projeto político pedagógico do curso, o qual deve oferecer na formação do aluno subsídios para que este possa conhecer e atuar nos serviços do SUS. Das ações desenvolvidas, foi realizado o I Encontro Interinstitucional de Integração Ensino-Serviço Comunidade da região do Baixo Amazonas, com docentes dos diferentes cursos e preceptores dos espaços envolvidos. O encontro possibilitou o esclarecimento sobre: o papel do serviço para a comunidade e ensino; o papel do ensino para o serviço e comunidade; os pontos positivos e negativos de receber o estágio no serviço; o papel do profissional do serviço para o estágio; a relação do ensino com a comunidade e a relação do ensino com o serviço. É importante destacar que durante esses 18 meses foram cumpridos os objetivos propostos, pois realizou- se uma avaliação diagnóstica, onde se buscou avaliar a qualidade do serviço de saúde oferecido à população e a satisfação dos mesmos, com base na avaliação diagnóstica, foram construídos os blocos de intervenções, que estão divididos de acordo com os temas mais apontados durante a avaliação. A partir disso, as intervenções iniciaram-se nos ambientes de saúde com duas metodologias diferentes (tradicional e ativa). A metodologia tradicional se efetivou através de palestras com uso de expositores interativos, e a metodologia ativa se deu a partir do estímulo a participação do usuário, que assumiu a responsabilidade de explicar, a partir de seu entendimento, o conhecimento que possuíam acerca dos temas levantados, nesta segunda metodologia houve maior problematização das questões e a participação foi mais visível. Essa vivencia contribuiu de forma positiva para a formação acadêmica. O texto apresenta um relato de experiência do curso de Educação Física no Pet-Saúde/Graduasus no período de 18 meses, abordando as ações desenvolvidas, as dificuldades encontradas e os objetivos que foram e ainda serão alcançados durante a realização do projeto.

1367 SAÚDE DA MULHER: ATUAÇÃO DO PET-SAÚDE/GRADUASUS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
Ana Eliza Ferreira Pinto, Cristiano Gonçalves Morais, Rebeka Santos da Fonseca, Yara Macambira Santana Lima, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

SAÚDE DA MULHER: ATUAÇÃO DO PET-SAÚDE/GRADUASUS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores: Ana Eliza Ferreira Pinto, Cristiano Gonçalves Morais, Rebeka Santos da Fonseca, Yara Macambira Santana Lima, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Apresentação: Educação em saúde é um conjunto de atividades que tem como foco a promoção e prevenção da saúde. Este conceito se apresenta como meio de integração entre o ensino-serviço-comunidade na busca de melhores condições de saúde, respeitando a individualidade e subjetividade de cada pessoa, podendo ser trabalhada de forma individual ou em grupo. Objetivo: Descrever a vivência da ação de educação em saúde, sobre o tema de saúde da mulher, desenvolvido pelo Pet-Saúde/GraduaSUS. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo de campo, caracterizado como relato de experiência. As intervenções foram realizadas pelos discentes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Educação Física da Universidade do Estado do Pará, como forma de interação e intervenção junto à comunidade, dentro do Programa de Educação e Trabalho (PET). As práticas de educação em saúde ocorreram em quatro diferentes cenários, ou seja, três centros de referência e uma unidade básica de saúde localizados no município de Santarém-PA, no mês de outubro/2017. As práticas educativas ocorreram de acordo com o horário e disponibilidade dos centros de saúde. A temática abordada pelos discentes foi saúde da mulher, com ênfase no planejamento familiar, gravidez, programas de acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal, programa de aleitamento materno exclusivo, programa de crescimento e desenvolvimento) e a prática de atividades e exercícios físicos para a qualidade de vida no período durante e após a gestação. Resultado: As ações de educação em saúde desenvolvidas nos ambientes de saúde tiveram aceitabilidade e interação com os usuários que se dispuseram a participar das atividades, pois dos 564 usuários orientados, 516 (91,50%) acharam boa a orientação, principalmente pelo fato das mesmas serem realizadas de uma forma simples, com uma linguagem acessível e tendo como apoio um banner, contendo informações objetivas e ilustradas, construído pelo grupo de discentes, sob orientação dos tutores e preceptores. Além do mais, a aceitabilidade se deve a uma avaliação prévia com os usuários sobre os temas que gostariam de obter informações. Considerações Finais: Práticas de educação em saúde são ferramentas de baixo custo e com amplo potencial de propagação de informação, que na assistência desenvolvem papel de destaque. Através da intervenção feita foi possível, dentro do tema de saúde da mulher, notar a aceitabilidade e integração do usuário com as atividades realizadas, e isso reforça a importância de não só expor temas ao usuário, mas verificar qual é sua necessidade por informação e utilizar de recursos de baixo custo para repassar a informação, contudo de forma simples e direcionada a esse público/usuário.

1377 PET-Saúde em um Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço Ambulatorial Especializado – CTA/SAE: Um relato de experiência
Tayana de Sousa Neves, Lidiane da Silva Evaristo, Tainã da Silva Lobato, Irineia de Oliveira Bacelar Simplicio, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

PET-Saúde em um Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço Ambulatorial Especializado – CTA/SAE: Um relato de experiência

Autores: Tayana de Sousa Neves, Lidiane da Silva Evaristo, Tainã da Silva Lobato, Irineia de Oliveira Bacelar Simplicio, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Apresentação: O Programa Pet-Saúde é um projeto interdisciplinar que visa inserção de acadêmicos da área da saúde em seus possíveis locais de atuação proporcionando uma visão holística dos setores em estudo, da mesma forma que prioriza um aprendizado multidisciplinar capacitando os acadêmicos para melhor desempenho das ações de intervenção quanto destinado ao seu curso de graduação. O objetivo do relato é descrever a importância do PET-Saúde na formação de acadêmicos do curso de enfermagem no Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço Ambulatorial Especializado – CTA/SAE. Desenvolvimento do trabalho: O trabalho é descritivo do tipo relato de experiência. A experiência ocorreu no período de setembro à dezembro de 2017, no qual foram desenvolvidas atividades de educação em saúde dentro de dois blocos de conhecimento: Bloco I – Saúde da mulher (gestação e suas modificações, planejamento familiar, aleitamento materno e seus benefícios e exercícios para musculatura pélvica); Bloco II – Qualidade de vida (diabetes, hipertensão, obesidade, alimentação saudável, lavagem das mãos e problemas na coluna e atividade física). Esses temas foram expostos, com recursos de banners, para os usuários do CTA/SAE, onde buscou-se durante a exposição do conteúdo promover a interação do público e a busca de conceitos prévios dos mesmos. Ao final de cada intervenção foi realizada uma avaliação subjetiva da satisfação do usuário com carinhas: sorridente (bom; cor verde); sem expressão (regular; cor amarela); e triste (ruim; cor vermelha). Resultados: Evidenciou-se que as temáticas utilizadas no período citado obtiveram resultados diferenciados quanto a aceitação/satisfação, pois no Bloco I ocorreu 15% de avaliação regular/ruim e no Bloco II foi de 9%. Destaca-se que o Bloco I contemplou em sua maioria o público feminino, porém encontrou-se no CTA/SAE um público grande de homens favorecendo uma menor participação dos mesmos acerca do tema. O Bloco II, por ser mais geral, envolveu mais os dois gêneros, favorecendo uma participação mais expressiva dos ouvintes, com questionamentos acerca de exercícios físicos, alimentação, diabetes e hipertensão. As dinâmicas utilizadas, além de ressaltarem o conteúdo aprimoraram a participação dos usuários do setor. Considerações Finais: A vivência foi gratificante, pois ressaltou a importância do olhar de acadêmicos de enfermagem no setor do CTA/SAE e como utilizar métodos de interação com os pacientes para fornecer informações importantes para com saúde e qualidade de vida dos mesmos. Portanto, se percebe que quando se faz uso de metodologias interativas na educação em saúde, além da atenção perceptiva, o facilitador passa a obter maior participação e envolvimento do grupo.

1390 RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PET-SAÚDE/GRADUASUS
Rebeka Santos da Fonseca, Ana Eliza Ferreira Pinto, Cristiano Gonçalves Morais, Yara Macambira Santana Lima, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE DESENVOLVIDA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO PET-SAÚDE/GRADUASUS

Autores: Rebeka Santos da Fonseca, Ana Eliza Ferreira Pinto, Cristiano Gonçalves Morais, Yara Macambira Santana Lima, Edna Ferreira Coelho Galvão, Luiz Fernando Gouvêa-e-Silva

Apresentação: A prevenção e promoção da saúde são os pilares da saúde pública, em que o profissional de saúde tem a função de promover a qualidade de vida para a população, através de ações educativas em saúde. Objetivo: Relatar a experiência vivida por acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento de ações de educação em saúde. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência de ações educativas realizadas por acadêmicos de enfermagem que fazem parte do Pet-Saúde/GraduaSUS, foi desenvolvida no mês de outubro de 2017, no Centro de Referência da Mulher, localizado no município de Santarém – PA. O Pet-Saúde/GraduaSUS, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu atividades relacionadas com a realidade da região buscando uma educação em saúde eficaz, envolvendo tutores, acadêmicos e profissionais/preceptores. Foram realizadas ações de educação em saúde sobre a temática saúde da mulher, abrangendo os temas de planejamento familiar, rastreamento e prevenção do câncer de mama e colo do útero através dos exames de mamografia e PCCU, além disso abordou-se a importância e funcionamento dos programas pré-natal, programa de aleitamento materno exclusivo e crescimento e desenvolvimento, modificações biológicas no período gestacional e exercícios físicos durante a gestação como o fortalecimento do assoalho pélvico. As atividades foram desenvolvidas de forma interdisciplinar e a abordagem aos usuários se deu por meio de palestras, com a utilização de um banner construído para essa finalidade. Resultados: Foi possível observar o feedback positivo através da interação dos usuários presentes e o envolvimento destes com as atividades propostas, pois avaliaram como boa a intervenção 193 usuárias (95,50%), de um total de 202. Considerações finais: A inserção dos acadêmicos no serviço trouxe contribuições importantes, oportunizando estes a conhecer a rotina do local de práticas assistenciais, os serviços oferecidos e integração com os usuários. Essa integração ensino-serviço-comunidade é fundamental para a formação de profissionais, conforme as propostas do Sistema Único de Saúde e as Diretriz Curricular do Curso, proporcionando-lhes um contato direto com a realidade do usuário, podendo desta forma intervir de forma eficaz, com ações interdisciplinares e com os recursos da educação em saúde.

1570 AS CONTRIBUIÇÕES DO PET-SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
Raissa Lima Coura Vasconcelos, Bianca Calheiros Cardoso, Fillipi André dos Santos Silva, Jordana de Oliveira Freire, Marília Souto de Araújo, Márcia Laélia de Oliveira Silva, Nayara Cristina da Silva Bento, Soraya Maria de Medeiros

AS CONTRIBUIÇÕES DO PET-SAÚDE PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores: Raissa Lima Coura Vasconcelos, Bianca Calheiros Cardoso, Fillipi André dos Santos Silva, Jordana de Oliveira Freire, Marília Souto de Araújo, Márcia Laélia de Oliveira Silva, Nayara Cristina da Silva Bento, Soraya Maria de Medeiros

Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde subsidia a formação de profissionais de saúde para atender ao perfil socioepidemiológico da população brasileira, fortalece a prática acadêmica e integra a universidade em atividades de ensino, pesquisa e extensão, com demandas sociais de forma compartilhada, sinalizando para o investimento em um processo formativo contextualizado e concreto, pautado nas dimensões sociais, econômicas e culturais da população, integrando o saber popular com o saber científico e a teoria à prática. Com isso, objetiva-se discutir a importância do Programa para a formação acadêmica dos estudantes de graduação em saúde, e dos profissionais que atuam na Estratégia de Saúde Família - ESF, utilizando, para isso, ações de integração ensino-serviço-comunidade. Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um relato de experiência, numa perspectiva crítico-reflexiva, vivenciada por estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante o período de março de 2016 a dezembro de 2017. Nesse período, foram observadas e avaliadas ações desenvolvidas pelo PET Saúde, do município de Natal/RN, em Unidades Básicas de Saúde, e sua relevância para a formação dos estudantes e profissionais envolvidos.Resultados e Impactos: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) surgiu para subsidiar a formação de profissionais de saúde para atender ao perfil socioepidemiológico da população brasileira, além de proporcionar uma formação reorientada para as práticas assistenciais, o processo de trabalho e a construção do conhecimento a partir das necessidades do serviço e da população. Nesse sentido, o programa encontra-se contextualizado na Política de Educação Permanente em Saúde, que defende o conceito de aprendizagem-trabalho como sendo aquela que acontece no cotidiano das pessoas e dos serviços, e propõe que o processo de educação dos trabalhadores da saúde se faça a partir da problematização do processo de trabalho, pautando a necessidade de formação e desenvolvimento dos trabalhadores pelas necessidades de saúde das pessoas. Desse modo, um bom ponto de partida para o desenvolvimento de uma estratégia consistente de educação permanente seria conhecer a realidade dos serviços e, a partir das experiências já adquiridas pelos profissionais, levantar sugestões e promover espaços de troca e discussões relativas ao processo de trabalho. A educação permanente leva os profissionais a repensarem sua prática, entenderem os processos de trabalho nos quais estão inseridos, e reverem condutas, fazendo-os buscarem novas estratégias de intervenção, superação de dificuldades individuais e coletivas no trabalho.Considerações finais: O investimento dos Ministérios da Saúde e da Educação no envolvimento de alunos de graduação, profissionais de serviços públicos, que atuam como preceptores, e professores de Instituições de Educação Superior, no papel de tutores, contribui significativamente para formação diferenciada dos graduandos, além de ajudar na capacitação e fomento do conhecimento dos profissionais envolvidos. Sendo assim, o programa auxilia no estabelecimento de uma relação mais próxima entre serviços públicos de saúde e universidades.

1900 Vivências crítico-reflexivas de acadêmicos de medicina em um grupo de PET-Saúde
Ana Paula Garcez Amaral, Daniele Feliciani Taschetto

Vivências crítico-reflexivas de acadêmicos de medicina em um grupo de PET-Saúde

Autores: Ana Paula Garcez Amaral, Daniele Feliciani Taschetto

Apresentação: Com o intuito de aproximar a teoria acadêmica das reais necessidades de vida da população, os Ministérios da Saúde e Educação lançaram em 2005 o Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). O programa veio para estimular os cursos de saúde a organizar estratégias de ensino-aprendizagem que valorizassem a formação interdisciplinar, crítica, humanística e comprometida com a realidade cotidiana dos serviços de saúde. Associado ao Pró-Saúde, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) foi instituído em 2008, possibilitando a fomentação de equipes tutoriais de aprendizagem, com inserção de estudantes de graduação nos serviços e na comunidade, para uma formação voltada para as necessidades de saúde da população assistida pelo sistema de saúde brasileiro (SANTOS, 2013). Nesse contexto, em 2016 foi lançado o edital para a participação do PET-Saúde em Santa Maria/RS, com o início de suas atividades no segundo semestre do mesmo ano. O programa é composto por tutores e preceptores dos serviços e instituições locais, e por bolsistas e voluntários dos cursos de saúde da área de Enfermagem e Medicina. O presente artigo visa relatar a experiência de acadêmicos de Medicina, durante o ano de 2017, como bolsistas voluntários desse programa. Desenvolvimento do trabalho: O PET-Saúde SM/RS acontece em parceria entre a universidade, serviço local e gestão. Constitui-se em uma equipe de tutores (docentes), preceptores (profissionais da saúde vinculados à Secretaria Municipal de Saúde), bolsistas e voluntários dos cursos de Enfermagem e Medicina. Em 2016, foram elaborados dois projetos de pesquisa, dividindo a equipe do programa em dois subgrupos, a saber: um sobre saúde materno-infantil e outro sobre o processo de integração ensino-serviço-comunidade na atenção primária à saúde no município. No início de 2017, com a entrada dos novos bolsistas voluntários, cada aluno teve a oportunidade de escolher o projeto que gostaria de fazer parte. A dinâmica de trabalho compreende duas reuniões mensais: uma do grande grupo e outra dos subgrupos. Ambas contam com a presença de tutores, preceptores e alunos, com duração média de duas horas, realizadas dentro da universidade. As reuniões do grande grupo têm com o objetivo apresentar aos demais participantes relatos das atividades desenvolvidas dentro de cada subgrupo, avaliação acerca do trabalho em andamento, além de estudar temáticas pertinentes ao processo de organização do PET-Saúde. As reuniões de subgrupos são espaços também utilizados para relatar as atividades já desenvolvidas e, especialmente, para o planejamento das novas ações a serem realizadas nas pesquisas, com divisão das tarefas. Para o próximo ano, serão iniciadas as coletas de dados dos projetos. Durante esse período, os alunos também foram inseridos nos cenários de prática, para completar o eixo de integração entre ensino-serviço-comunidade. Os petianos realizam vivências, acompanhadas pelos preceptores, na gestão local, como a Secretária Municipal de Saúde, a Política de HIV/AIDS e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS). Além disso, são recebidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) vinculadas ao programa, para acompanhar o funcionamento e as peculiaridades das regiões, bem como entrar em contato próximo com a população, principalmente através dos Agentes Comunitários de Saúde. Ademais, no primeiro semestre de 2017, foi realizado um seminário sobre o tema de integração entre ensino, serviço e comunidade, que contou com a presença de acadêmicos, servidores e representantes da comunidade. Dentro desse espaço, foi apresentado o projeto do PET-Saúde, os temas que o permeiam, e aberta uma discussão, através de oficinas, sobre as fortalezas, os desafios e as estratégias para efetivar a integração entre os três eixos. Resultados e/ou impactos: No contexto da formação em saúde para uma atuação mais assertiva no SUS, busca-se o desenvolvimento de processos de educação crítica e participativa, com vistas à transformação social e à promoção da saúde. Essa mudança, necessária para concretização do SUS, implica olhar para quatro eixos fundamentais: concepção de saúde, gestão do processo de trabalho, formação dos profissionais e controle social (SANTOS, 2013). O PET-Saúde possibilita vivencias nessas diferentes áreas que auxiliam ao aluno compreender a dinâmica dos processos de saúde do SUS. No que se refere às facilidades, durante esse período, identificou-se a participação no grupo PET-Saúde como uma possibilidade de integração com acadêmicos e professores de outros cursos, através da realização de ações coletivas. Além disso, permitiu a inserção efetiva dos acadêmicos no processo de trabalho da ESF, o que repercutiu na ampliação do conhecimento e da visão crítica a respeito dos serviços de saúde, especialmente, da atenção básica. Assim, o processo de educação se constitui de maneira crítico-participativa, proporcionando uma visão ampla e integrada de saúde. Além disso, a aproximação com a gestão municipal, contribui para a formação profissional, uma vez que permite ao acadêmico atuar com autonomia e interdisciplinaridade, tendo-se em vista as necessidades da comunidade, as diferentes competências profissionais e possibilidades do serviço (RODRIGUES et al, 2012). Dessa maneira, o sujeito se entende como além de um prestador de serviços, para um potencial agente de mudança. Outro aspecto importante é a capacidade que o aluno desenvolve de articular de forma satisfatória as demandas da graduação com as do PET-Saúde, tendo em vista a exigência do programa. As dificuldades vivenciadas estão relacionadas principalmente à coordenação do programa. Pela alta demanda dos tutores e preceptores, muitas vezes há uma desorganização e falha na comunicação com os alunos. Como consequência, muitos dos encontros são desmarcados sem aviso prévio ou ocorrem reuniões com baixa presença dos participantes. Dessa maneira, o andamento dos projetos de pesquisa ficam prejudicados. Também houve uma deficiência acerca dos conhecimentos teóricos relacionados ao programa e seu funcionamento, principalmente com os bolsistas voluntários, que entraram um ano após o início do edital, pois não houve espaços para esse diálogo. Em relação à preceptoria, identificou-se contratempo na compatibilização de horários, assim como a dificuldade de alguns preceptores, que não tinham experiência prévia em orientar os estudantes, de envolve-los nas atividades realizadas. Ademais, a falta de auxílio financeiro para os voluntários também constitui em um empecilho para a adesão ao PET, resultando na saída de alguns acadêmicos que entraram no início desse mesmo período. Em suma, acredita-se que a participação no grupo PET-Saúde foi uma experiência diferenciada para os diferentes atores envolvidos, especialmente por se tratar de uma vivência inovadora que exigiu trabalho coletivo, participativo e crítico-reflexivo, tendo-se em vista as necessidades de saúde da população, as possibilidades dos serviços e dos profissionais neles atuantes, bem como os princípios do SUS (RODRIGUES et al, 2012). Considerações finais: A interação ensino-serviço-comunidade é fundamental para a formação de profissionais comprometidos com o SUS, proporcionando-lhes um contato direto com os problemas da população e instrumentalizando-os para intervir de forma eficaz, com ações coletivas por meio de uma educação preventiva em saúde pública. Além disso, a integração entre os diversos cursos da área da saúde vem servindo, durante o programa, para demonstrar que é possível existir uma articulação entre diferentes formações acadêmicas no intuito de obter respostas positivas (RODRIGUES et al, 2012). Apesar de ser uma estratégia que ainda apresenta empecilhos, o PET-Saúde constitui em uma grande ferramenta para o aprimoramento na formação acadêmica, principalmente na médica, visto o conhecimento que se adquire dos processos de saúde. Assim, traz propostas inovadoras a educação, fundamentadas nos princípios e diretrizes do SUS.

2248 PET-Saúde como um meio de interação entre profissionais e discentes – relato de experiência
Jackson Celso Pereira Pires, Fernanda Araújo de Oliveira, Débora Nascimento Quaresma, John Henry Oliveira Vale, Luiz Fernando Gouvêa e Silva, Ademir Ferreira Sousa, Elidiane Moreira Kono

PET-Saúde como um meio de interação entre profissionais e discentes – relato de experiência

Autores: Jackson Celso Pereira Pires, Fernanda Araújo de Oliveira, Débora Nascimento Quaresma, John Henry Oliveira Vale, Luiz Fernando Gouvêa e Silva, Ademir Ferreira Sousa, Elidiane Moreira Kono

Apresentação: Durante a graduação é importante que haja a interação dos discentes de diferentes cursos entre si e docentes, a qual pode se dar de diferentes formas, e uma delas é o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde), o qual utiliza-se de ferramentas para promover a integração ensino-serviço-comunidade. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, com o objetivo de relatar a experiência de três acadêmicos de Fisioterapia da UEPAparticipantes do PET – Saúde/GraduaSUS. Desenvolvimento: O programa permitiu a capacitação de acadêmicos, docentes e preceptores para a construção e desenvolvimento do diagnóstico e plano de ação para o enfrentamento dos principais problemas e necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do município de Santarém.Na primeira etapa do Programa foram realizadas reuniões com os grupos tutoriais para analisar ações já desenvolvidas pelo PET descritas nos artigosa fim de orientar a construção de uma ficha diagnóstica que caracterizasse a população usuária do SUS e detectasse os principais conteúdos de educação em saúde de maior interesse dos usuários. Após a tabulação das fichas diagnósticas foram definidos os temas das palestras, cuja elaboração dos banners contava com a participação dos discentes e docentes dos cursos: Educação Física, Enfermagem, Medicina e Fisioterapia, valorizando o caráter multiprofissional na educação em saúde. Ao final de cada palestra, os espectadores avaliaram como muito bom, regular ou ruim, para que ajustássemos as palestras seguintes de forma a ser mais dinâmica e interessante para o público. Resultados: O PET–Saúde da UEPA Campus XII é composto por 4pontosde atuação, dentre eles três unidades de referência e uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde realizou-se educação em saúde. Nesses locais foram apresentados em forma de palestras diversos temas relevantes para a saúde pública, como abordagem a saúde da mulher, saúde da criança e qualidade de vida, em geral por grupos mesclados de discentes e docentes dos cursos distintos.A população mostrou-se bastante envolvida nas palestras ao realizarem questionamentos sobre os temas e colaborarem com as suas experiências, tornando a palestra um instrumento de troca de saberes capaz de associar o conhecimento acadêmico ao conhecimento popular. Considerações Finais: O princípio da participação social que orienta a formação do SUS é imprescindível para a qualidade de vida da população, visto que a saúde deve ser um processo de construção orientada por seus próprios usuários. Logo, o PET-Saúde desenvolvido pelo grupo tutorial da UEPA considerou este princípio como a base para a elaboração da educação em saúde, ao levar temas de interesse da população para os locais de atuação, atingindo o objetivo da integração ensino-serviço-comunidade. Desta forma percebe-se que a integração entre discentes e profissionais da saúde em busca da interação ensino-serviço-comunidade pode ser utilizada de maneira valiosa na promoção de saúde, e assim, diminuir os principais problemas e necessidades dos usuários do SUS.

1555 PRO-PET SAÚDE: a experiência da PUC Minas em Betim/MG
Luiz CarlosCastello Branco Rena, Sabrina Oliveira Viana

PRO-PET SAÚDE: a experiência da PUC Minas em Betim/MG

Autores: Luiz CarlosCastello Branco Rena, Sabrina Oliveira Viana

A PUC Minas em Betim oferece oito cursos na área de ciências da saúde. Estes cursos têm pautado a formação de profissionais com visão multidisciplinar, cumprindo o preceito da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Há consenso quanto à necessidade de ampliação da abordagem aos determinantes do processo saúde-doença na formação acadêmica. É preciso conciliar as dimensões biológicas e sociais, bem como o singular e o coletivo, numa perspectiva dialética. Os Cursos buscam integrar a orientação teórica com as práticas de serviço através dos estágios curriculares e a atividades extensionistas, em todos os níveis de atenção, porém, tal processo carece de aprimoramento. Este projeto realizado, entre 2013 e 2017, envolvendo discentes e docentes dos cursos de graduação de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia da PUC Minas/Betim e outros profissionais inseridos na rede do SUS Betim, teve como objetivo fortalecer as redes de atenção psicossocial e a rede de atenção às pessoas com doença crônica priorizando o enfrentamento do câncer de mama, por meio de práticas de intervenção que busquem a qualificação dos profissionais de saúde e alunos envolvidos, fomentando grupos de aprendizagem tutorial para intervenção na realidade estudada. Tais propostas buscavam atuar em duas áreas temáticas prioritárias: rede de atenção psicossocial - priorizando o enfretamento do álcool, crack e outras drogas e rede de atenção às pessoas com doenças crônicas, priorizando o enfrentamento do câncer de colo de útero e mama. Neste trabalho oferecemos uma reflexão crítica da experiência de coordenação de um projeto de alta complexidade identificando e analisando as tensões e desafios que emergem no âmbito da IES e dos diferentes cursos envolvidos; da relação com a gestão do SUS, bem como no contexto dos serviços que se constituíram como cenários de práticas e na relação com os estudantes e preceptores. Pode-se afirmar que o programa Pró PET Saúde da PUC Minas em Betim alcançou os objetivos propostos na medida em que fortaleceu a integração ensino-serviço e favoreceu o encontro e o diálogo entre academia, serviço e comunidade. O Núcleo de Saúde Coletiva criado a partir do programa está favorecendo a manutenção e ampliação dos resultados assumindo responsabilidade pela continuidade das ações que articulam ensino-serviço comunidade com foco na saúde coletiva. Mudanças curriculares e nos projetos pedagógicos dos cursos envolvidos não foram perceptíveis, tendo o Pró PET Saúde neste aspecto atingido parcialmente seus objetivos. Destacam-se, a partir do programa, mudanças nas práticas de ensino, com incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e formação de grupos de trabalho e educação interprofissional; qualificação dos mecanismos de controle social; incorporação de atividades do programa na rotina dos serviços de saúde e qualificação dos profissionais. É possível identificar impactos relevantes em quatro aspectos: a) Na formação acadêmica, permitindo maior aproximação entre teoria e prática, compreensão do processo saúde doença nas dimensões biopsicossocial, maior conhecimento e aplicação da interdisciplinaridade no cotidiano do trabalho e consolidação do projeto de vida profissional; b) Na formação humana, com ampliação da visão do aluno sobre o usuário, desenvolvimento da postura acolhedora, maior compreensão da função social da profissão e formação ética; c) Na integração ensino-serviço, proporcionando aos alunos maior conhecimento da rede de serviços do SUS Betim, melhor compreensão do SUS no que diz respeito à sua organização e princípios e favorecimento da relação com demais profissionais do serviço e da rede; d) No desenvolvimento de Competências e Habilidades como liderança, comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisão. O Pró PET Saúde permitiu alcançar resultados positivos também na formação docente, especialmente no uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e na ampliação do conhecimento acerca da educação e do trabalho interprofissional. A criação de um grupo de estudos interprofissional envolvendo professores e alunos dos cursos de graduação da área da saúde permitiu ampliar o conhecimento sobre clínica ampliada e projeto terapêutico singular, compreender e construir relações horizontais entre alunos e professores de diferentes cursos e ampliar as ferramentas de educação a partir de casos clínicos apresentados em laboratórios de simulação avançada. Em relação ao principal parceiro externo, Secretaria Municipal de Saúde de Betim, várias atividades do programa Pró PET Saúde foram incorporadas na rotina dos serviços, contribuíram para a promoção e recuperação da saúde dos usuários atendidos, qualificação do cuidado prestado nas Instituições de Longa Permanência, melhora do fluxo de encaminhamentos na rede, impactando positivamente na integração ensino-serviço. O desenvolvimento de oficinas de educação permanente em saúde mental com Agentes Comunitários de Saúde de Betim possibilitou a construção de vínculos entre os profissionais, empoderamento e maior implicação dos mesmos com os usuários e o serviço.Este programa viabilizou o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de intervenção em parceria com o serviço, criação de espaços de educação interprofissional, cursos de formação para docentes, alunos, trabalhadores, conselheiros de saúde e usuários e mapeamento da situação de saúde da população. Ao todo, o mapeamento incluiu serviços da rede em diferentes níveis de atenção à saúde, tais como: Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência em Saúde Mental, Centro de Especialidade Médica, Conselhos de Saúde, entre outros. Além disso, fomentou produções científicas e respondeu por mais de 70 apresentações em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, incluindo oito estados brasileiros.  Soma-se ao mencionado acima, o aumento do número de publicações em parceria com o serviço e sobre temas afins à saúde coletiva. Através do Pró Saúde foi produzido um documentário sobre a história real e atual dos filhos separados pela hanseníase no Brasil. Este documentário, além de trazer à tona a reflexão sobre um importante e persistente problema de saúde pública no Brasil, é um instrumento útil na formação de alunos e profissionais do serviço de saúde. Ressalta-se que a criação do Núcleo de Saúde Coletiva da PUC Betim em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde está favorecendo a manutenção e ampliação dos resultados já alcançados através do programa Pró Saúde e permitindo a continuidade das ações que articulam ensino-serviço-comunidade com foco na saúde coletiva.  Durante todo o programa, a atuação da Comissão Gestora Local do Pró Saúde (CGL) garantiu o vínculo entre as instituições, avaliação e monitoramento das ações. A CGL atuou como uma instância colegiada e deliberativa dos projetos Pró e PET Saúde e funcionou como um espaço permanente de diálogo e articulação entre a IES, SMS e CMS, contribuindo para alcançar os resultados mencionados e aproximar ensino, serviço e comunidade. O atraso no repasse da primeira parcela do financiamento, mesmo tendo sido o convênio prorrogado pelo período correspondente de tempo, somado à ausência de repasse das segunda parcela, trouxe entraves à execução plena de algumas metas. Dois subprojetos PET Saúde (Observatório do Controle Social e Vidas em Rede), embora tenham cumprido seus objetivos conforme previsto, foram prejudicados no que diz respeito ao apoio financeiro aos estudantes envolvidos. Dificuldades na execução também foram impostas pelas mudanças ocorridas na gestão municipal, especialmente no início do programa. Ao longo dos cinco anos, cinco pessoas ocuparam o cargo de diretor de educação em saúde no município. Alterações nos fluxos e processos, por exemplo, para submissão e publicação de trabalhos construídos em parceria com o serviço, dificultaram a divulgação de resultados de alguns projetos PET Saúde.

3302 PRÁTICAS INTEGRADORAS E INOVADORAS NA FORMAÇÃO PARA O SUS: EXPERIÊNCIAS DO PET GRADUASUS FONOAUDIOLOGIA DA UNICAMP EM VULNERABILIDADE COMUNICATIVA NAS DCNTS
REGINA YU SHON CHUN, MARIA ELISABETE RODRIGUES GASPARETTO, ANA CAROLINA CONSTANTINI, LEANDRA MARQUESINE SEIXAS, Cilene Despontin Malvezzi, CAMILA LIMA NASCIMENTO, MARIA CRISTINA PORFIRIO

PRÁTICAS INTEGRADORAS E INOVADORAS NA FORMAÇÃO PARA O SUS: EXPERIÊNCIAS DO PET GRADUASUS FONOAUDIOLOGIA DA UNICAMP EM VULNERABILIDADE COMUNICATIVA NAS DCNTS

Autores: REGINA YU SHON CHUN, MARIA ELISABETE RODRIGUES GASPARETTO, ANA CAROLINA CONSTANTINI, LEANDRA MARQUESINE SEIXAS, Cilene Despontin Malvezzi, CAMILA LIMA NASCIMENTO, MARIA CRISTINA PORFIRIO

ApresentaçãoConsiderando-se os objetivos do PET GraduaSUS (programa interministerial dos Ministérios da Saúde e Educação) de integração ensino-serviço-comunidade, educação pelo trabalho e mudanças curriculares na graduação, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Faculdade de Enfermagem (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) apresentou proposta aprovada para o período de maio de 2016 a maio de 2018 em parceria com os Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina e a Secretaria Municipal de Saúde Campinas (SP).  Neste trabalho, será abordado, especificamente, o projeto de Fonoaudiologia - Vulnerabilidade Comunicativa do Usuário da Atenção Básica, que tem como objetivos: (i) a ampliação do foco de formação do aluno na Atenção Básica, considerando a gestão do cuidado e a inserção nos processos de trabalho das equipes, em atuação articulada entre núcleos e diferentes campos profissionais; (ii) a integração com a RedeSUS de Campinas na Atenção Básica e Especializada e (iii) a promoção, a partir de tais experiências, de mudanças curriculares no Curso de Fonoaudiologia. A proposta volta-se aos usuários de DCNTs buscando compreender os determinantes do processo saúde-doença destes grupos populacionais, e as contribuições da Fonoaudiologia em relação à vulnerabilidade comunicativa. Desenvolvimento do Trabalho e Ações DesenvolvidasO grupo PET de Fonoaudiologia é multiprofissional, sendo composto, atualmente, por 17 participantes: 7 graduandos de Fonoaudiologia de diferentes anos, 6 tutores (docentes com várias formações, sendo 3 fonoaudiólogas, 1 farmacêutica, 1 pedagoga e 1 terapeuta ocupacional) e 4 preceptores (profissionais da rede, sendo 2 fonoaudiólogas, 1 enfermeiro e 1 terapeuta ocupacional). Os tutores e preceptores se mantêm desde o início do projeto, incorporando uma tutora de farmácia, recentemente. Quanto aos graduandos, houve mudanças em função da saída de alunos que se formaram, e entrada de novos integrantes. As ações envolvem reuniões sistemáticas para planejamento, estudo e discussão das propostas a serem desenvolvidas na Rede e no Curso com foco nos objetivos do projeto.  O mesmo tem duração total de 2 anos, com término previsto para maio/2018. Ao longo do primeiro ano, o grupo realizou estudo e discussão das Políticas Públicas de Saúde e de Educação em Saúde voltadas às DCNT,  apropriação do funcionamento da Rede SUS Campinas, particularmente, dos programas e estratégias de enfrentamento das DCNTs nas unidades dos preceptores. Este estudo subsidiou a escolha de três focos de ações, consideradas fundamentais nas DCNTs: atividade física, alimentação e uso de medicamentos. Reuniões foram realizadas nas unidades de saúde envolvidas no projeto junto à coordenação e equipes, junto ao Colegiado Gestor das Unidades e aos Conselhos Locais de Saúde, com o objetivo de discutir as propostas e buscar a viabilidade das mesmas. A realização prévia de levantamento e do diagnóstico situacional nesses locais, permitiu conhecer grupos e programas em andamento, com os quais o PET pudesse se alinhar. Além disso, o grupo se reuniu junto à Comissão de Ensino da Graduação de Fonoaudiologia para apresentação, anuência e discussão sobre a atuação do grupo PET nas unidades em que o Curso de Fonoaudiologia já realizava estágio de Saúde Coletiva. Em seguida, foram planejadas e realizadas ações nesses serviços. Entre elas, a elaboração de materiais educativos – folders e mural; desenvolvimento de atividades físicas com os usuários; participação em grupos de orientação quanto aos hábitos alimentares; capacitação para agentes comunitários de saúde (ACS) sobre usos e descarte de medicamentos e informações sobre o uso popular de plantas medicinais nas unidades. Nesta última ação, houve a participação dos farmacêuticos dos serviços e/ou apoiadores dos distritos de saúde. Outras ações foram desenvolvidas junto ao Curso de Fonoaudiologia (apresentação do PET e de seus objetivos em reuniões docentes e discentes e na recepção aos calouros de 2017, com o envolvimento do Centro Acadêmico nas discussões e promoção de atividades físicas junto aos alunos).  Buscou-se integração com outros grupos PET da FCM/UNICAMP (Medicina e Farmácia) e com a Faculdade de Enfermagem e até o momento, foram realizadas duas reuniões semestrais com todos os integrantes do PET GraduaSUS do município para apresentação dos trabalhos desenvolvidos.Esteve ainda, entre as ações desenvolvidas, o VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) que é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida e tem como foco a formação de trabalhadores para o SUS. Os estágios e vivências propiciaram que os participantes conhecessem o cotidiano de trabalho de alguns  serviços de saúde. Em 2017, o curso de Graduação em Fonoaudiologia teve 3 representantes no VER-SUS também participantes do PET. Duas destas alunas estão participando da organização da edição de 2018 na qualidade de preceptoras. Resultados e impactosAs ações proporcionaram grande integração entre alunos, tutores e preceptores do PET de Fonoaudiologia - com ênfase na articulação núcleo e campo -; maior aproximação e consolidação das ações de Fonoaudiologia já desenvolvidas pelo Curso na RedeSUS, e identificação das demandas de vulnerabilidade comunicativa junto aos usuários (especialmente na compreensão das práticas de atividade física, alimentação e uso dos medicamentos, buscando a melhoria de suas condições de saúde). No momento, o grupo, utilizando técnicas de metodologia ativa e planejamento estratégico, vem refletindo sobre as experiências vivenciadas, com vistas a contribuir para a discussão de mudanças curriculares no Curso de Graduação em Fonoaudiologia junto ao seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) e à Comissão de Ensino da graduação. Este é um dos principais objetivos desse PET e de outras experiências PET no SUS, e tema debatido e enfatizado na literatura específica para formação em saúde, que se pretende alcançar como repercussão de suas atividades. Os resultados até o momento, evidenciam avanços na integração ensino-serviço-comunidade; ganhos para os atores envolvidos - população-alvo, profissionais dos serviços, alunos e docentes da instituição formadora-, além de reiterar potencialidades da formação e atuação interprofissional no campo da Fonoaudiologia para promoção da saúde e formação voltada à Saúde Coletiva. Considerações Finais: O desenvolvimento da proposta tem possibilitado maior articulação entre os diferentes cursos do PET GraduaSUS (Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina), bem como reiterado o papel e a importância da atuação do fonoaudiólogo na Atenção Básica e de sua formação nesse ponto de assistência da Rede SUS, contribuindo para reflexão e fomento das mudanças curriculares nas novas Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos Cursos da Saúde. As experiências vivenciadas pelos tutores, preceptores principalmente pelos alunos, impulsionam  o protagonismo de cada segmento e reafirmaram a importância de uma prática problematizadora para uma aprendizagem significativa para todos os atores sociais envolvidos, em uma perspectiva de atuação integral e humanizada. O desenvolvimento do PET GraduaSUS Fonoaudiologia tem mostrado impactos e repercussões favoráveis ao alcance dos seus objetivos além de evidenciar sua potência como estratégia integradora, inovadora e problematizadora para uma formação multi e interdisciplinar dos profissionais de Saúde para o SUS.

1371 OCORRÊNCIAS DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL COMO CONSEQUÊNCIA DE UM PRÉ-NATAL INADEQUADO.
Tayana Neves, Lidiane Evaristo, Irineia Simplicio, Mariane Ferreira

OCORRÊNCIAS DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL COMO CONSEQUÊNCIA DE UM PRÉ-NATAL INADEQUADO.

Autores: Tayana Neves, Lidiane Evaristo, Irineia Simplicio, Mariane Ferreira

Apresentação: A incidência de infecção relacionada ao trato urinário nas unidades de terapia intensiva neonatal (UTI-N), ainda continua sendo um grande problema de saúde pública, uma vez que, os neonatos que nascem de mães portadoras de infecção do trato urinário (ITU), evoluem com complicações que comprometem a saúde e/ou a sobrevivência desses neonatos em decorrência de um pré-natal mal assistido. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo descrever a importância da realização de um pré-natal bem assistido para redução de infecção do trato urinário no sentido de evitar complicações para o recém-nascido. Desenvolvimento do trabalho: trata-se um relato de experiência que ocorreu durante uma visita técnica no setor da Unidade de terapia Intensiva Neonatal de um hospital público no município de Santarém-Pa, no período de 10 de novembro de 2017, realizada pelos acadêmicos do 7º período de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Para (Uepa), através do diálogo com as genitoras dos neonatos que se encontravam internados na UTI-N. Resultados: Foi possível observar que as genitoras dos neonatos internados na UTI-N, possuíam poucas ou nenhuma informação sobre a importância da realização do pré-natal durante a gravidez, no sentindo de evitar possíveis complicações durante o trabalho de parto. Além disso, observou- se também que o número de consultas realizada pelas mães eram menores do que o número de consulta preconizada pelo Ministério da Saúde, devido morarem em comunidades distantes que não dispõem de serviços de pré-natal satisfatório. Isso implica no nascimento de neonatos portadores de infecção, prematuros de parto cesariano complicado, nascido de mãe com histórico de ITU não tratada durante a gravidez. Considerações finais: desse modo, foi evidenciado que o acompanhamento de um pré-natal de qualidade é de grande importância no que tange a saúde da genitora e do neonato, pois com a gravidez a mulher fica mais vulnerável as infecções, e somente por meio das orientações e exames feitos no pré-natal que as gravidas podem evitar complicações, tanto a nível maternal quanto neonatal. E a partir daí reduzir o índice de internação na UTI-N por complicações adquiridas durante a gravidez e consequentemente evitar um parto complicado que evolua com sofrimento fetal e danos à saúde do recém-nascido. Dessa forma, consideramos de fundamental importância um modelo de atenção básica mais eficaz, que trabalhe em conjunto com os agentes comunitários de saúde para que haja busca ativa das gravidas que não realizam pré-natal, assim como, orientar de forma geral a população quanto os benefícios e malefícios da não realização de um pré-natal completo e bem assistido.