65: Educação em Saúde: encontros com a diversidade nos territórios
Debatedor: A definir
Data: 02/06/2018    Local: FCA 01 Sala 06 - Pupunha    Horário: 08:30 - 10:30
ID Título do Trabalho/Autores
1425 A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RODA DE CONVERSA COM QUILOMBOS, RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Marcos José Risuenho Brito Silva, Aliny Cristiany Costa Araújo, Fernando Kebler Martins Barbosa, Eliza Paixão da Silva, Ruth Carolina Leão Costa, Giovana Karina Lima Rolim, Thiago do Reis de Oliveira Costa

A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RODA DE CONVERSA COM QUILOMBOS, RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores: Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Marcos José Risuenho Brito Silva, Aliny Cristiany Costa Araújo, Fernando Kebler Martins Barbosa, Eliza Paixão da Silva, Ruth Carolina Leão Costa, Giovana Karina Lima Rolim, Thiago do Reis de Oliveira Costa

APRESENTAÇÃO: O espaço da roda de conversa, para Sampaio et al (2014), intenciona a construção de novas possibilidades que se abrem ao pensar, num movimento contínuo de perceber – refletir – agir – modificar, em que os participantes podem se reconhecer como condutores de sua ação e da sua própria possibilidade de “ser mais”. É observado que a prática da roda de conversa como forma de ação educativa utilizado para a construção dialogada de acadêmicos com a comunidade. Com isso, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem acerca da prática de educação em saúde com quilombolas. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará no mês de março de 2017 em uma comunidade quilombola localizada no Acará/Pa. A ação abordou sobre hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, hepatites virais e doenças sexualmente transmissíveis em forma de roda de conversa. Além disso, foi realizada a verificação de pressão, de glicemia e hepatites virais. RESULTADOS: A ação abrangeu 23 pessoas, sendo 16 mulheres e 7 homens, na faixa etária de 17 a 32 anos. Evidenciou-se a aceitação e envolvimento da comunidade nas atividades propostas, assim como a compreensão da importância do cuidado com a saúde e da importância da alimentação saudável, por meio da participação ativa dos mesmos. A roda de conversa resultou na troca de experiências entre os acadêmicos e a comunidade, podendo ser compreendia sobre as diferentes realidades e pontos de vistas. Com isso, os objetivos traçados foram alcançados gradativamente ao longo das intervenções. CONCLUSÃO: A realização da educação em saúde, em forma de roda de conversa, contribui na promoção da saúde da comunidade quilombola. Além disso, é valido destacar o papel de profissionais e acadêmicos da área da saúde, podendo destacar a enfermagem, em está abordando com as populações dos campos, florestas e água sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, mas não esquecendo a especificidade de que cada população possui.

2285 AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA HIGIENE BUCAL DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS DO INTERIOR DO AMAZONAS
Paula Andreza Viana Lima, Jéssica Karoline Alves Portugal, Marcelo Henrique da Silva Reis, Cássia de Oliveira Moraes, Rodrigo Damasceno Costa, Andriele Valentim da Costa, Evelyn Janaína Barão, Abel Santiago Muri Gama

AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA HIGIENE BUCAL DE CRIANÇAS RIBEIRINHAS DO INTERIOR DO AMAZONAS

Autores: Paula Andreza Viana Lima, Jéssica Karoline Alves Portugal, Marcelo Henrique da Silva Reis, Cássia de Oliveira Moraes, Rodrigo Damasceno Costa, Andriele Valentim da Costa, Evelyn Janaína Barão, Abel Santiago Muri Gama

APRESENTAÇÃO: A educação em saúde voltada para higiene bucal consiste em atividades que promovam ou incentivem o autocuidado do ser humano com sua higiene bucal. Este trabalho apresenta a experiência de acadêmicos de enfermagem em ações educativas de higiene bucal para crianças de comunidades ribeirinhas de Coari- Amazonas durante a sua prática de campo da disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB/UFAM. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo descrever as vivências de estudantes de enfermagem em ações educativas de higiene bucal para crianças ribeirinhas do município de Coari- Amazonas.  DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes de enfermagem, no período de 13 á 16 de novembro de 2017, em ações educativas de higiene bucal para crianças ribeirinhas das comunidades São Pedro da Vila Lira e Esperança I, localizadas no interior do município de Coari- Amazonas. As ações eram realizadas nas escolas das respectivas comunidades com duração de 10 minutos, consistindo em palestras objetivas e interativas tendo como foco principal conscientizar as crianças ribeirinhas acerca da importância da escovação dos dentes, destacando informações sobre a importância da escovação dos dentes, a cárie, o tártaro, a quantidade correta de creme dental e escovação, o uso do fio dental e a técnica e duração da escovação. Para essa abordagem utilizou-se estruturas de isopor como arcaria dentaria completa, uma escova e um dente cariado para a melhor explanação ao público. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: No total foram beneficiadas pelas atividades cerca de 80 crianças na faixa etária entre 04 a 12 anos de idade nas comunidades. A ação obteve uma boa aceitação pelo público, onde os mesmos mostraram-se bastantes interessados e participativos durante as palestras. Estes momentos mostraram-se de suma importância para que as crianças ribeirinhas recebessem orientações, tendo em vista que, nas conversas percebeu-se que algumas crianças não tinham hábitos de escovação dos dentes e que outras não tinham escovas, fatores estes que poderiam comprometer a saúde dos seus dentes.  Ao final de cada ação foram distribuídos kits contendo escovas e cremes dentais para as crianças como forma de incentivo de cuidado com os seus dentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto as ações de higiene bucal em comunidades ribeirinhas mostraram-se imprescindíveis, já que possibilitaram a orientação das crianças sobre o tema e tornaram-se experiências enriquecedoras para a formação profissional e pessoal enquanto acadêmicos de enfermagem.  

2346 AÇÕES EDUCATIVAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA RIBEIRINHOS DO INTERIOR DO AMAZONAS: ACIDENTE OFÍDICO
Andriele Valentim da Costa, Jéssica Karoline Alves Portugal, Marcelo Henrique da Silva Reis, Paula Andreza Viana Lima, Rodrigo Damasceno Costa, Grace Anne Andrande da Cunha, Evelyn Janaína Barão, Abel Santiago Muri Gama

AÇÕES EDUCATIVAS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA RIBEIRINHOS DO INTERIOR DO AMAZONAS: ACIDENTE OFÍDICO

Autores: Andriele Valentim da Costa, Jéssica Karoline Alves Portugal, Marcelo Henrique da Silva Reis, Paula Andreza Viana Lima, Rodrigo Damasceno Costa, Grace Anne Andrande da Cunha, Evelyn Janaína Barão, Abel Santiago Muri Gama

APRESENTAÇÃO: Ações educativas voltadas para primeiros socorros em acidentes ofídicos consistem em atividades que oriente a população sobre medidas que devem ser realizadas em casos de vítimas por animais peçonhentos. Este trabalho apresenta a experiência de acadêmicos de enfermagem em ações educativas de primeiros socorros em acidentes ofídicos para a população de comunidades ribeirinhas de Coari- Amazonas durante a prática de campo da disciplina Enfermagem em Saúde Coletiva II do curso de enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia ISB/UFAM. Dessa forma o presente trabalho tem como objetivo descrever as vivências de estudantes de enfermagem em ações educativas de primeiros socorros em acidentes ofídicos para ribeirinhos do município de Coari- Amazonas.  DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por discentes de enfermagem, no período de 13 á 16 de novembro de 2017, em ações educativas de primeiros socorros em acidentes ofídicos para ribeirinhos das comunidades São Pedro da Vila Lira e Esperança I, localizadas no interior do município de Coari- Amazonas. As ações eram realizadas no campo de futebol das respectivas comunidades com duração de 5 minutos, consistindo em palestras objetivas e interativas tendo como foco principal orientar os ribeirinhos acerca dos primeiros socorros que devem ser realizados em casos de vítima por acidente ofídico, destacando informações sobre o que fazer e não fazer em caso de vítima com acidente ofídico. Para essa abordagem utilizou-se um cartaz com imagens ilustrativas para o melhor entendimento do público. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: No total foram beneficiadas pelas atividades cerca de 130 ribeirinhos na faixa etária entre 10 a 65 anos de idade nas comunidades. A ação obteve uma boa aceitação pelo público, onde os mesmos mostraram-se bastantes atenciosos e participativos no decorrer das palestras. Estes momentos foram fundamentais para que os ribeirinhos recebessem orientações, tendo em vista que, nas conversas percebeu-se que algumas pessoas não recorriam ao hospital da cidade em casos de acidentes e que a maioria utilizavam conhecimentos empíricos, como o uso de café, plantas, cachaças e torniquete para tratar o ferirmento, fatores estes que poderiam agravar a situação da vítima. Ao final de cada ação o público apresentou um ótimo aprendizado sobre o tema ao serem questionados sobre medidas que poderiam ou não ser realizadas em caso de acidente ofídico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto as ações de primeiros socorros em acidentes ofídicos em comunidades ribeirinhas foram fundamentais já que permitiram o treinamento de ribeirinhos para que possam prestar os primeiros socorros para vítimas de animais peçonhentos de forma imediata e adequada no deslocamento até o hospital, evitando que os acidentes possam se tornar fatais.    

2680 PRIMEIROS SOCORROS: UMA AÇÃO EDUCATIVA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO MUNÍCIPIO DE COARI, AMAZONAS.
Andriele Valentim da Costa, Jéssica Karoline Alves Portugal, Marcelo Henrique da Silva Reis, Paula Andreza Viana Lima, Rodrigo Damasceno Costa, Jéssica Carvalho Guimarães, Abel Santiago Muri Gama, Grace Anne Andrade da Cunha

PRIMEIROS SOCORROS: UMA AÇÃO EDUCATIVA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO MUNÍCIPIO DE COARI, AMAZONAS.

Autores: Andriele Valentim da Costa, Jéssica Karoline Alves Portugal, Marcelo Henrique da Silva Reis, Paula Andreza Viana Lima, Rodrigo Damasceno Costa, Jéssica Carvalho Guimarães, Abel Santiago Muri Gama, Grace Anne Andrade da Cunha

Apresentação: Primeiros socorros podem ser definidos como cuidados imediatos prestados a uma pessoa, vítima de acidente ou de mal súbito com a finalidade de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos seguros, até a chegada da assistência qualificada. Qualquer pessoa treinada pode prestar os primeiros socorros. Os cuidados imediatos prestados a uma vítima de acidente fazem a diferença, principalmente quando a ajuda especializada demora a chegar. Diante disto, professores da Universidade Federal do Amazonas observaram a necessidade de desenvolver atividades educativas sobre primeiros socorros em duas comunidades ribeirinhas do município de Coari, Amazonas. O objetivo deste trabalho é relatar as ações educativas sobre Primeiros Socorros no cuidado com feridas, que foram realizadas em duas comunidades ribeirinhas. Desenvolvimento do trabalho: As palestras foram realizadas por uma professora e acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal do Amazonas, nas comunidades Esperança I e São Pedro da Vila Lira, nos dias 14 e 15 de novembro de 2017, fazendo parte de ações referentes a prática de campo da disciplina Saúde Coletiva. Foram escolhidos dias estratégicos, nos quais seria feito um torneio de futebol, devido a participação de maior número de pessoas. As apresentações foram executadas a tarde e enfatizavam os primeiros socorros em caso de ferimentos. Foram utilizados cartazes explicativos e os acadêmicos fizeram uma demonstração teatral sobre os procedimentos realizados em uma vítima com ferimento no membro inferior, esclarecendo dúvidas a respeito das etapas corretas de assistência à vítima, utilizando uma linguagem clara e objetiva para o melhor entendimento da população. Resultados: Em cada educação em saúde, participaram em média 30 pessoas, de idades distintas. Durante as apresentações, os participantes puderam elucidar suas dúvidas quanto ao assunto e ficarem preparados para lidar com possíveis situações em que precisem prestar os serviços de primeiros socorros. Além disso, os acadêmicos puderam adquirir maior conhecimento a respeito do assunto, preparando-os para futuras situações que possam se deparar em suas vidas profissionais, além de ter maior contato com a realidade da comunidade ribeirinha, a fim de que saibam agir em diversos contextos sociais, respeitando as tradições e costumes das comunidades. Considerações finais: Mediante esta iniciativa, os acadêmicos puderam reunir boa parte da comunidade, esclarecer dúvidas de um modo simples e eficiente, explorar o conhecimento prévio dos participantes e conhecer a realidade dos ribeirinhos. Levando em consideração o difícil acesso das comunidades ao serviço de saúde, devido a distância do deslocamento até a cidade, esta ação configura-se uma importante ferramenta no cuidado de vítimas de ferimentos, proporcionando-lhes melhores chances de recuperação.

4166 Trabalho envolvendo o uso da linguagem de libras, contribuindo para a democratização do conhecimento.
Izaías Gomes Silva Junior, Lúcia Tereza Tapajós Makarem, Elyson Enrique Campos de Moraes, Luciana Costa Pinto da Silva, Luana Sanches Da Costa, Marineide Santos De Melo, Juliana Rabelo Balestra, Maria Polyanna Ferreira Rebouças

Trabalho envolvendo o uso da linguagem de libras, contribuindo para a democratização do conhecimento.

Autores: Izaías Gomes Silva Junior, Lúcia Tereza Tapajós Makarem, Elyson Enrique Campos de Moraes, Luciana Costa Pinto da Silva, Luana Sanches Da Costa, Marineide Santos De Melo, Juliana Rabelo Balestra, Maria Polyanna Ferreira Rebouças

Apresentação: As metodologias ativas que vem substituindo a forma mecânica de ensinar que reflete desde os primórdios da formação dos educadores, que infelizmente ainda está presente em muitos meios de educação, são importantes para diversificar a forma como o graduando estuda e isto reflete diretamente para na construção de uma autonomia acadêmica. Além disso, os meios pelos quais cobram o conhecimento destes alunos podem contribuir para sociedade, melhor ainda, contribuir para um grupo específico de pessoas, como ocorreu através do trabalho dos graduandos do terceiro período do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas. Objetivo: Foi proposto aos alunos matriculados na disciplina de Embriologia a realizarem um trabalho que esclarecesse, de uma forma didática, o ciclo menstrual da mulher. O trabalho deveria alcançar o máximo de espectadores possíveis, independente de sua condição, no caso, o público de deficientes auditivos. O objetivo desde trabalho foi despertar nos acadêmicos a criatividade para realizar o trabalho e conscientiza-los sobre as dificuldades que algumas pessoas, como os surdos, encontram para obterem informações através dos mais diversos materiais de educação. Descrição da Experiência: Os acadêmicos que foram selecionados para esse trabalho realizaram revisões bibliográficas sobre o ciclo menstrual, no qual tiveram que montar um material que explicasse desde a anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino, até os métodos anticoncepcionais e quais as formas mais seguras e utilizadas. Após a construção do texto, foi-se realizada a adaptação para roteiro, uma vez que o meio escolhido para expô-lo foi na forma de vídeo. Várias modificações foram realizadas até o trabalho se tornar didático e ser possível ao uso da linguagem de libras como recurso que foi incluído no vídeo, além da legenda escrita e dublagem dos eventos ocorridos no vídeo que explicavam o tema do trabalho, ciclo menstrual e anticonceptivos. Resultados: O trabalho final resultou em um vídeo dublado, legendado e com recurso de auxílio de libras para os deficientes auditivos. Este trabalho foi disponibilizado e divulgado em uma rede social, na espera que pudesse alcançar um amplo grupo de telespectadores e que uma deficiência, como a auditiva, não impedisse tal pessoa de compreender o conteúdo do vídeo. Para os acadêmicos este trabalho contribuiu muito para a graduação, uma vez que a metodologia de ensino usada explorou a capacidade dos alunos de buscar novos meios de comunicação para o público diverso. Considerações finais: A forma de educar vem mudando e com ela novas possibilidades surgem, possibilidades estas que quebram paradigmas, contribuindo para que pessoas com qualquer limitação possa ter as mesmas oportunidades de acesso à educação e informação que os outros indivíduos.

4310 Promoção da saúde por meio de uma ação do dia das crianças na comunidade Ariaú, no interior do Amazonas.
Flávio Renan Paula da Costa, Synaha Rachel Romão de Almeida, Tainá Afonso de Almeida, Marineide Santos de Melo, Luana Sanches da Costa, Lázara Gabriela Oliveira Silva

Promoção da saúde por meio de uma ação do dia das crianças na comunidade Ariaú, no interior do Amazonas.

Autores: Flávio Renan Paula da Costa, Synaha Rachel Romão de Almeida, Tainá Afonso de Almeida, Marineide Santos de Melo, Luana Sanches da Costa, Lázara Gabriela Oliveira Silva

Introdução: Sabe-se que o interior do amazonas é uma área muito carente de recursos estrutural, assistencial e financeiro. Diante disso, vale ressaltar a importância de ações de promoção de saúde, visto que é uma estratégia que vem mudando os modelos de assistência nos âmbitos políticos, educacional e gerencial, onde amplia as possibilidades e a configuração de novos saberes e fazeres criando alternativas de qualidade de vida e saúde da população. Além disso, atividades voltadas para comunidades necessitadas, fornecem ao acadêmico de medicina um aprendizado prático voltado para entender o lado social do processo saúde-doença, formando um médico mais humano e sensível aos problemas da população.Objetivo: relatar a experiência vivenciada em uma ação do dia das crianças em uma comunidade carente do interior do estado do Amazonas. Descrição da experiência: trata-se de uma experiência vivencia por alunos de medicina através do projeto MEDensina e em parceria com o instituto anjos da Amazônia, onde foi realizada uma ação do dia das crianças na comunidade Ariaú, localizada no município de Iranduba-AM no dia 29 de setembro de 2017. A ação não foi voltada só para as crianças, mas também para toda a comunidade. Foram realizadas atividades, tais como, brincadeiras para crianças, distribuição de brinquedos, cortes de cabelo, atendimento médico, orientações em saúde e palestras educativas para crianças e adultos. Resultados: Nota-se que os resultados foram visivelmente positivos, à medida que a partir da utilização de brincadeiras como recurso didático favoreceu a maximização da participação das crianças e consequente compreensão dos assuntos abordados, dentre eles: saúde bucal, alimentação saudável e métodos contraceptivos destinados às mulheres presentes, das quais, algumas durante a abordagem relataram que não tinham nenhum conhecimento a respeito desses métodos e a partir dessas informações recebidas, passaram a questionar e apontar inúmeras dúvidas relevantes que foram complementares à abordagem feita. Além do exposto, houve também uma cautelosa discussão sobre violência sexual, a qual foi acompanhada por uma psicóloga especialista na área para intervenções, se houvessem casos relatados ou suspeitos mencionados pelas crianças, entretanto felizmente não foi preciso. Considerações finais: Ressalta-se a importância e a necessidade da ampliação de atividades de promoção de saúde nas comunidades excluídas dos serviços básicos de saúde. Assim, atividades educativas como produtora de saúde, ensino e ciência, devem ser incentivadas nas universidades porque cooperam para diminuir as iniquidades que afligem as populações do interior do amazonas e das áreas mais afastadas dos serviços de saúde. Além disso, atividades como estas devem ser ampliadas e incluídas no curriculum pedagógico dos cursos da área da saúde, já que esta foi uma iniciativa isolada de um grupo de estudantes.

4410 Tema: Execução de uma atividade de educação alimentar e nutricional com adultos do povoado brejo do município de Lagarto-SE.
Ingrid Jaqueline Leopoldino, Jordana Nogueira de Melo, Zabdiel Paz Neris

Tema: Execução de uma atividade de educação alimentar e nutricional com adultos do povoado brejo do município de Lagarto-SE.

Autores: Ingrid Jaqueline Leopoldino, Jordana Nogueira de Melo, Zabdiel Paz Neris

Apresentação: A alimentação adequada e saudável é um direito humano fundamental que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa aos alimentos, provenientes de um modelo de produção ambientalmente sustentável e que atenda às necessidades nutricionais dos indivíduos. Objetivo: Explicar o contexto de educação alimentar e nutricional e a  importância na promoção da saúde. Método de estudo: Trata-se de um relato de experiência de uma intervenção de educação alimentar e nutricional voltada para os adultos residentes no povoado Brejo, Lagarto-SE, organizado pelos discentes e docente da disciplina de Práticas de Ensino na Comunidade do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe, Campos Lagarto-SE. Inicialmente, realizou-se a aferição das medidas antropométricas dos adultos (peso, altura e circunferência da cintura) utilizando os equipamentos balança digital, estadiómetro e fita métrica, com os valores obtidos após avaliação antropométrica calculou-se o Índice de Massa Corpórea (IMC). Posteriormente, aplicou-se o Marcador de Consumo Alimentar para indivíduos maiores de 2 anos de idade, disponível no Manual de orientações para avaliação de Marcadores de consumo alimentar da Atenção Básica, cuja finalidade era avaliar o consumo alimentar do dia anterior ao da realização da intervenção. Os resultados da avaliação nutricional, incluindo avaliação antropométrica e dietética, foram apresentados a cada indivíduo juntamente com algumas orientações referentes ao consumo alimentar. Logo após apresentou-se ao grupo os 10 passos de uma alimentação adequada e saudável conforme orientado pelo Guia alimentar 2014 e distribuiu-se panfletos com os 10 passos que devem ser seguidos para que uma alimentação saudável seja praticada. Resultado: Através da avaliação antropométrica e dietética pode-se verificar o perfil nutricional dos adultos participantes da intervenção educativa. Foram feitas nove avaliações de ambos os sexos com idade entre 20 e 55 anos. A maioria dos participantes foi do sexo feminino (7) cuja média de idade foi de 32,6 anos. Percebeu-se que o índice de obesidade foi inferior em relação ao sobrepeso e ao peso ideal. A educação nutricional tem sido relatada como uma estratégia fundamental para enfrentar os problemas alimentares e nutricionais encontrados na atual sociedade e participante do contexto da promoção da saúde e da alimentação saudável. Uma das finalidades da ação de educação nutricional foi proporcionar conhecimentos necessários à autotomada de decisão de adotar atitudes, hábitos e práticas alimentares sadias e variadas. Após receberem as devidas orientações acerca de uma alimentação saudável, os adultos foram incentivados a decidirem sobre sua alimentação, ou seja, ampliarem sua capacidade de escolha, aumentarem seu poder sobre a própria saúde e sobre o ambiente que os cerca. Considerações finais: Conclui-se que essas ações possibilitam a promoção da saúde através do fornecimento de informações práticas e condizentes com sua realidade local sobre alimentação saudável, além de orientar sobre o estado nutricional e instigar o indivíduo adulto a escolher hábitos de vida saudáveis, tornando-os, assim, agentes promotores de sua saúde.

4437 PROMOVENDO SAÚDE NA COMUNIDADE: a comunicação como ferramenta de informação.
Valdir Soares da Costa Neto, Mayara Soares Gonzaga, Luan Guimarães Pessoa, Tito Marcos Mendonça Reis, Alessandra Samila de Oliveria Cantuário

PROMOVENDO SAÚDE NA COMUNIDADE: a comunicação como ferramenta de informação.

Autores: Valdir Soares da Costa Neto, Mayara Soares Gonzaga, Luan Guimarães Pessoa, Tito Marcos Mendonça Reis, Alessandra Samila de Oliveria Cantuário

Trabalho realizado pelo grupo de acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas na comunidade ribeirinha denominada Distrito de Mocambo no Ararí, pertencente ao munícipio de Parintins, no estado do Amazonas. Com a colaboração da Unidade Básica de Saúde local, Ilarina Reis, iniciando as atividades no mês de outubro e finalizando no mês de dezembro, tendo duração de três meses. O trabalho foi direcionado aos moradores da comunidade ribeirinha, desde crianças a idosos de ambos os sexos, realizando encontros nas escolas, rodas de conversas com grupos de gestantes, palestras e atividades educativas com a comunidade utilizando a linguagem adequada com o intuito de fortalecer o conhecimento do usuário, percebendo a saúde não só como resultado de práticas individuais, mas também como reflexo das condições de vida em geral. O objetivo do projeto é desenvolver ações educativas para promoção de saúde e prevenção de doenças na atenção primária à saúde aos moradores da comunidade Distrito do Mocambo do Ararí. O trabalho desenvolveu-se em três etapas: a primeira etapa foi realização de Planejamento Estratégico Situacional (PES) para identificar e intervir sobre os problemas de saúde e definir os temas propostos para a educação em saúde. Na segunda etapa foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos temas visando a prática da educação baseada em evidências. A fase final ou terceira etapa consistiu-se em divisão dos assuntos/temas e subtemas de acordo com a faixa-etária dos participantes, elaboração do cronograma para as atividades educativas e realização das atividades na comunidade.  Como resultados foram obtidos 19 temas para educação em saúde: Higiene corporal; saúde bucal; higiene dos alimentos e tratamento da água; adolescência, puberdade e sexualidade; infecções sexualmente transmissíveis; gravidez; câncer do colo do útero; exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU); câncer de mama; pré-natal; saúde do homem; câncer de pênis; câncer de próstata; métodos contraceptivos; diabetes mellitus e hipertensão arterial, onde cada tema possibilitou um vasto leque de subtemas que foram trabalhados nas atividades propostas. Para que prática educativa fosse uma prática baseada em evidências foram utilizados 12 artigos científicos consultados em periódicos e revistas científicas que abordassem os assuntos definidos, no período dos anos de 2010 a 2017. Houve um quantitativo de 142 crianças participando das atividades desenvolvidas em creche, enquanto na escola obteve-se o número de 256 alunos, entre crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos. A participação de adultos somou-se 285 adultos, distribuídos em ambos os sexos. Desses adultos, 35 eram gestantes e 4 eram puérperas, sendo as puérperas acompanhadas durantes as visitas domiciliares, assim como adultos e idosos com algum impedimento de locomoção. Considera-se que o Planejamento Estratégico Situacional é uma proposta metodológica viabilizadora que permite a identificação dos déficits acerca da saúde da população da comunidade, assim como possibilita o uso da informação como uma proposta de intervenção para resolução dos problemas de saúde, e que a sua utilização no projeto permitiu maior informação e conhecimento à população da comunidade através da comunicação e prática dialógica desenvolvidas nas atividades.

5214 AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO E DE ATITUDES PREVENTIVAS DA POPULAÇÃO DA ESTRADA DE AUTAZES KM 06 SOBRE DOENÇA DE CHAGAS
Marcela Terezinha Almeida, Igor Castro Tavares, Paulo Henrique Souza, Cristhyane Silva Costa

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO E DE ATITUDES PREVENTIVAS DA POPULAÇÃO DA ESTRADA DE AUTAZES KM 06 SOBRE DOENÇA DE CHAGAS

Autores: Marcela Terezinha Almeida, Igor Castro Tavares, Paulo Henrique Souza, Cristhyane Silva Costa

  APRESENTAÇÃO: Mesmo após um século de sua descoberta e grandes avanços em seu controle, a doença de Chagas (DC) permanece como um agravo importante para saúde pública. Na Amazônia em especial, o número de casos agudos e crônicos tem apresentado um grande aumento nos últimos anos. Com isso, foi realizado um estudo analítico de natureza qualitativa com os moradores rurais da estrada de Autazes Km 06 (Comunidade Bom Jesus) que  buscou avaliar o nível de conhecimento da população local sobre a DC e levar através de educações em saúde conhecimentos essenciais na luta contra os barbeiros. DESENVOLVIMENTO: O estudo dividiu-se em duas principais partes: Na primeira houve aplicação de questionário fechado contendo 16 perguntas e na segunda realização de palestra voltada para temática “Transmissão Chagásica Por Via Oral” onde foi passado informações sobre o reconhecimento do triatomíneo; capacidade de detecção de focos; manejo adequado do açaí e cuidados no peridomicílio. RESULTADOS: Foram entrevistadas 40 pessoas, com média de idade de 25 anos, sendo: 52,5% sexo masculino; 52,5% do sexo feminino; 45,0% estudantes; 62,5% possuíam Ensino Médio Incompleto; quanto à naturalidade, 57,5% eram de Manaus; quanto a moradia, 57,50% eram de madeira. As informações colhidas mostraram que apesar de 92,50% da população estudada consumir açaí devido a hábitos e costumes regionais e 75% conseguir identificar o vetor, apenas 15% dos entrevistados conseguiram correlacionar o vetor com a patologia e a possibilidade de transmissão da DC por via oral. Confirmando assim o fato de que os elevados índices de contaminação estão ligados diretamente ao déficit de conhecimento da população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estima-se que cerca de dois a três milhões de pessoas sejam portadoras da doença de Chagas no Brasil e grande parte delas não sabem ou ignoram seus efeitos. Por isso a importância de incentivos voltados para  realização de educação em saúde.

5356 ATIVIDADE FÍSICA FAZ BEM, VEM EXPERIMENTAR VOCÊ TAMBÉM: ABORDAGEM EDUCATIVA À HOMENS ENCARCERADOS
Purdenciana Ribeiro de Menezes, Camila Teixeira Moreira de Vasconcelos

ATIVIDADE FÍSICA FAZ BEM, VEM EXPERIMENTAR VOCÊ TAMBÉM: ABORDAGEM EDUCATIVA À HOMENS ENCARCERADOS

Autores: Purdenciana Ribeiro de Menezes, Camila Teixeira Moreira de Vasconcelos

Apresentação: Apesar das doenças cardíacas estarem aumentando nos dias atuais, as pessoas ainda dedicam pouca atenção para a importância da atividade física, principalmente para a manutenção da saúde do coração. A prática regular de um exercício físico beneficia amplamente qualquer indivíduo. Além disso, é uma das principais medidas de prevenção de doenças cardíacas. E você só precisa começar, dar o primeiro passo para deixar o sedentarismo de lado. O presente trabalho norteia-se pelo objetivo de relatar a experiência da aplicação de ações para promoção da atividades físicas intramuros em uma unidade prisional do Ceará. Desenvolvimento do Trabalho: Ação educativa sobre a importância da atividade física dentro da unidade prisional, tendo como facilitadora a enfermeira com o auxílio da técnica de enfermagem da unidade de saúde realizada nos blocos de celas Cadeia Pública de Sobral, no dia 24 de Setembro de 2017, onde em um primeiro momento, na ala masculina da Cadeia, bloco A, tendo como público-alvo 100 internos, posteriormente no Bloco B, com público de 120 internos. E, em outro momento, no bloco feminino, com 61 internas. Resultados: Durante a ação foram esclarecidas algumas dúvidas e colocado a unidade de saúde da cadeia pública de Sobral à disposição para resolução de problemas. Na ocasião foi explicado sobre a importância da atividade física, dando ênfase para os cuidados ao coração e às patologias cardíacas, dadas às necessidades do empoderamento de cuidados essenciais para esta vertente. Explanou-se sobre a importância de os reclusos também praticarem atividades físicas, sugerindo-se a prática de esportes nos blocos quando soltos para o banho de sol. Considerações Finais: Observou-se a situação de prisão pode tornar os internos muito acomodados e que o apoio à prática de atividades físicas dentro do recinto prisional, pode incentivar a prática.

4298 CUIDADOS EM SAÚDE EM GRUPOS VULNERÁVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Francisca Gomes Montesuma, THEREZA MARIA MAGALHAES MOREIRA

CUIDADOS EM SAÚDE EM GRUPOS VULNERÁVEIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores: Francisca Gomes Montesuma, THEREZA MARIA MAGALHAES MOREIRA

INTRODUÇÃO: A gestação é um evento de extrema relevância da humanidade, do ponto de vista social, econômico e político. Ainda maior quando se trata de mulheres jovens em situação de vulnerabilidade. A prevenção de DST/AIDS e da gravidez na adolescência tem se tornado cada vez mais um problema grave da saúde pública. A sexualidade e o sexo são assuntos carregados de tabus e desinformação, o que piora e agrava essa situação. OBJETIVO: O trabalho visou esclarecer a população, principalmente adolescentes grávidas, sobre as necessidades de saúde, cuidados com a criança e família, tendo a prevenção como foco principal. METODOLOGIA: Mapeamento da demanda de interesse do projeto, mulheres, jovens e adolescentes grávidas em qualquer período de gestação, que aceitaram participar das rodas. RESULTADOS: Inicialmente participaram dos diálogos mensais, 12 mulheres, entre grávidas e aleitantes. Compareceram ainda 04 companheiros das participantes. O grupo foi se fortalecendo durante o ano de 2017e chegaram a compor a roda toda a família. Perfazendo um total de 25 a 30 pessoas nas reuniões. Foram momentos de integração coletiva e exitosa, no total de 12 encontros. Percebeu-se quanto é saudável a convivência do ‘’povo’’ com a comunidade acadêmica, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que gravitam em torno do Campus. Destacou-se anda os eventos sociais, como o dia do Mamaço, Outubro Rosa e Confraternização Natalina. Percebeu-se que, de fato, essas pessoas tiveram momentos de integração familiar e comunitária, referindo gratidão por conhecer a Universidade e aprender coisas simples e importantes para uma boa saúde. CONCLUSÃO: Verificou-se que por mais simples que sejam os anseios e sonhos, as pessoas estão sempre prontas para aprender e buscar ser feliz. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Que a Universidade tem papel social, não só de preparar profissionais qualificados para o mundo do trabalho, mas também de enxergar as pessoas além dos muros da academia. E que a saúde em rede de atenção é prioritária para o Sistema Único de Saúde. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: SILVA JUNIOR, A. G.; MERHY, E. E.; CARVALHO, L. C. Refletindo sobre o ato de cuidar da saúde. In: PINHEIRO, R; MATTOS, R. A. (Orgs.). Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro: IMS-UERJ,2003. p. 89-112.STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.FONSECA, A. da S.; JANICA, R. de C. S. V. Saúde materna e neonatal. São Paulo: Martinari, 2014.GIOVANELLA, L.; LOBATO, L. de V. C.; CARVALHO, A. I. de; CONILL, E. M.; CUNHA, E. M. da. Sistemas municipais desaúde e a diretriz da integralidade da atenção: critérios para avaliação. Saúde em Debate, v. 26, n. 60, p. 37-61, 2002.Disponível em: /www6.ensp.fiocruz.br/repositorio/sites/default/files/arquivos/SistemasMunicipaisSa%C3%BAde.pdf >.Acesso em: 20 set. 2016.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher. Princípios e Diretrizes. Título. Brasília, 2014.

1427 TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COM USUÁRIAS DIAGNOSTICADAS COM NEOPLASIA DA MAMA
Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Marcos José Risuenho Brito Silva, Eliza Paixão da Silva, Regiane Camarão Farias, Giovana Karina Lima Rolim, Fernando Kleber Martins Barbosa, Thiago do Reis de Oliveira Costa

TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA COM USUÁRIAS DIAGNOSTICADAS COM NEOPLASIA DA MAMA

Autores: Camilla Cristina Lisboa do Nascimento, Diully Siqueira Monteiro, Marcos José Risuenho Brito Silva, Eliza Paixão da Silva, Regiane Camarão Farias, Giovana Karina Lima Rolim, Fernando Kleber Martins Barbosa, Thiago do Reis de Oliveira Costa

APRESENTAÇÃO: A Tecnologia Educacional consiste num conjunto sistemático de conhecimentos científicos que tornem possível o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento envolvendo todo o processo educacional formal e informal. A utilização dessas tecnologias são muito utilizadas pela enfermagem, para sensibilizar um público a respeito de uma temática de forma que possa ser aplicado o conceito freiano do indivíduo ser respeitado e que seus conhecimentos e ideias sejam incorporados, tornando-o sujeito ativo pensante e crítico, com direito de se expressar, criar, analisar e debater. A neoplasia maligna mamária é o segundo tipo de câncer mais incidente no mundo, sendo que no Brasil, no ano de 2015, notificou-se a ocorrência de mais de 57 mil novos casos da doença, sendo que nas últimas três décadas, o câncer de mama tem se constituído na primeira causa de morte entre as mulheres. Em decorrência do aumento expressivo na incidência e prevalência do câncer, cada vez mais pacientes são encaminhados para novas formas de cuidar baseado no alívio da dor e do sofrimento das pacientes. O uso de plantas medicinais pode ser conceituado como a administração de plantas em homens, por qualquer via ou forma, que exerça alguma função terapêutica, podendo ser exemplificado a fitoterapia, onde os fitoterápicos são os medicamentos produzidos por estas plantas terapêuticas - que são utilizadas em comunidades tradicionais, como remédios caseiros. Esta terapia tem sido cada vez mais utilizada em pessoas que estão em tratamento de doenças incuráveis, sendo atraídas pelas formas alternativas de cuidados, de modo a complementar o tratamento convencional e melhorar a qualidade de vida no qual, cerca de 80% da população mundial, principalmente dos países em desenvolvimento, confiam nos derivados de plantas medicinais para seus cuidados com a saúde. A utilização de fitoterápicos pode ser observada como forma de tratamento complementar em mulheres que apresentam diagnóstico de neoplasia mamária maligna. A partir disso, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem sobre a aplicação de uma tecnologia educativa sobre plantas medicinais com usuárias diagnosticadas com neoplasia mamária. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado em abril de 2017, por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará. A prática foi desenvolvida com 35 usuárias, na faixa etária de 35 a 50 anos, diagnosticadas com neoplasia mamaria de um hospital público de Belém. Primeiramente, os acadêmicos convidaram as usuárias que estavam aguardando algum tipo de atendimento, no momento da ação educativa, para estarem participando da mesma. Após o aceite, foi explicado sobre a temática e a importância do diagnóstico e tratamento da neoplasia mamária. Quando abordado sobre o tratamento, os facilitadores da ação perguntaram para as usuárias se elas conheciam remédios caseiros ou o que elas utilizavam em casa para poder tá somando com o tratamento prescrito pela equipe de saúde. Após isso, os acadêmicos apresentaram as usuárias um álbum seriado que no qual tinha perguntas de verdadeiro ou falso sobre a forma de usar plantas medicinais. Primeiramente, foi entregue as usuárias duas placas: uma vermelha simbolizando a resposta “falsa” e outra verde simbolizando a resposta “verdadeira” para, assim, ser conhecido os conhecimentos prévios das mulheres sobre a utilização de plantas medicinais como forma de terapia complementar em tratamento de neoplasia mamária. Após ser entregue as placas, foi esclarecido como funcionaria o jogo e a importância deste para elas. As perguntas que foram feitas foram: “nenhuma planta medicinal pode ser considerada tóxica?”; “é recomendado usar plantas medicinais que foram coletadas à perto de esgotos?”; “mas posso secar as plantas ao sol?”; “posso misturar plantas medicinais na hora de fazer o chá?”; “é importante lavar as mãos antes e durante o preparo dos chás?”; “posso guardar na geladeira o chá?”; “posso ter alergias e manchas por usar pomadas caseiras?”. Após cada pergunta e fazer o levantamento do que cada um achava, era abordado se aquela pergunta era verdadeira ou falsa e o porquê, fazendo assim a sensibilização dos mesmos e mostrando como essas poderiam utilizar para a prevenção e tratamento da neoplasia mamária.  RESULTADOS: Com a utilização dessa tecnologia, pode-se ter 100% da aceitação de todos os usuários presentes, sendo evidente pela demonstração de satisfação. Além de disso, pode-se constatar que a maioria dos participantes não tinha os conhecimentos certos de como preparar as plantas medicinais, visto que as maiorias das participantes consideravam que todas as plantas eram consideradas não tóxicas, que podiam secar as mesmas ao sol e que iria potencializar o tratamento complementar se misturasse várias plantas para tomar o chá. Algumas usuárias relatavam, durante a ação, como utilizavam tal terapia e que ficaram surpresas por não terem a orientação correta sobre a utilização dos mesmos. Entre as conversações durante a dinâmica, os acadêmicos perguntaram como as mesmas sabiam a respeito de como fazer o chá e todas responderam que sabiam por meio de indicação de algum parente, vizinho ou amigo e não por meio de indicação de algum profissional da saúde.CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo, a utilização do álbum seriado como forma de TE constitui como estratégia eficaz para a prevenção e tratamento de usuárias diagnosticadas com neoplasia mamária que utilizam plantas medicinais como forma de tratamento complementar. É valido ressaltar que o grande uso de medicamentos a base de plantas medicinais e o conhecimento popular faz com que tenha a maior necessidade de pesquisas e esclarecimento e confirmação sobre o uso das plantas medicinais, visto que essas podem causar efeitos colaterais quando usada de forma incorreta, além do papel do profissional da saúde está repassando esses conhecimentos para os clientes que fazem uso dos mesmos para ser utilizada de forma confiável e segura. Pode-se observar a importância da utilização dessas tecnologias educacionais por acadêmicos e profissionais de enfermagem por ser uma estratégia lúdica e ferramenta de ensino para obter maior atenção do público, fazendo com que ocorra consequentemente a melhor assimilação das informações e, com o processamento melhor desses conhecimentos, faz com que ocorra o maior grau de potenzialização da sensibilização do público alvo, contribuindo assim para a melhor qualidade de vida destes.

3542 TECNOLOGIA LEVE NA PRÁTICA ASSISTENCIAL: uma proposta para o Processo de Enfermagem
Valdir Soares da Costa Neto, Elielza Guerreiro Menezes, Mayara Soares Gonzaga, Evelin Gonçalves de Vasconcelos, Vanessa Araújo Duarte da Silva, Luzimere Pires do Nascimento

TECNOLOGIA LEVE NA PRÁTICA ASSISTENCIAL: uma proposta para o Processo de Enfermagem

Autores: Valdir Soares da Costa Neto, Elielza Guerreiro Menezes, Mayara Soares Gonzaga, Evelin Gonçalves de Vasconcelos, Vanessa Araújo Duarte da Silva, Luzimere Pires do Nascimento

Apresentação: Trata-se da construção de uma tecnologia leve para a realização do Processo de Enfermagem na prática assistencial do Enfermeiro, considerando que este tema vem ganhando espaço na área da saúde. As tecnologias são classificadas em leve, leve-dura e dura. Esta última é representada por equipamentos tecnológicos, máquinas, normas e estruturas organizadas, um sabe-fazer sistematizado, já a leve-dura, pelo conhecimento dos saberes estruturados como o saber sobre o cuidado do enfermeiro, a clínica do médico, e a tecnologia leve conceituada como a das relações, do processo de comunicação, um saber o modo de pensar e como atuar de forma organizada sobre os casos de saúde. Assim, o trabalho tem por objetivo desenvolver uma tecnologia para a prática assistencial do enfermeiro, justificando-se pela facilidade em prestar uma assistência segura e de qualidade para o paciente e que esteja ao alcance dos profissionais que atuam na prática hospitalar. Desenvolvimento do trabalho: Foi desenvolvida uma tecnologia leve para a prática assistencial do enfermeiro. Estudo exploratório-metodológico, de abordagem qualitativa desenvolvido em uma instituição de referência ambulatorial e emergencial no município de Parintins – Amazonas, o Hospital Regional Dr. Jofre de Matos Cohen, responsável em atender a cidade local, oito comunidades ribeirinhas assim como populações indígenas e cidades adjacentes, o que justifica a escolha como cenário para o estudo. Foi realizado em três fases: exploração da realidade, revisão da literatura e construção da tecnologia, desenvolvido por meio da aplicação de um formulário semiestruturado com 14 enfermeiros atuantes nas clínicas médica e cirúrgica. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin que consiste na interpretação dos elementos constituintes do corpus, com emprego da técnica analítica de enunciação com transversalidade temática. O exame das informações será sequenciado em três polos cronológicos: pré-análise: leitura flutuante do material; exploração do material: recortes, agregação e enumeração das unidades de registros; tratamento dos resultados e interpretação: processo de classificação dos elementos nas categorias de interesse para análise: conhecimento sobre Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Resultados e/ou impactos: A análise descritiva permitiu a identificação de três categorias temáticas descritas da seguinte forma: I) “Conhecimento e percepção sobre Sistematização da Assistência e Processo de Enfermagem”; II) “Fatores relacionados que implicam na implementação do Processo de Enfermagem”; III) “Proposta de uma tecnologia para o Processo de Enfermagem”. Constatou-se, entre impactos positivos, a construção de uma tecnologia leve com 40 diagnósticos de enfermagem propostos pela North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) e 200 intervenções de enfermagem conforme a Nursing Interventions Classification (NIC). Como aspectos negativos, sinalizaram o desconhecimento dos enfermeiros em relação a aplicação do Processo de Enfermagem na prática clínica. Considerações finais: Torna-se necessário operacionalizar o Processo de Enfermagem, embora a tecnologia leve seja um instrumento facilitador, a sua efetividade dependerá da responsabilidade profissional, da gestão de qualidade e de cuidados e do desenvolvimento de aprendizagens pelo enfermeiro.