53: A educação a distância como ferramenta de aperfeiçoamento do serviço
Debatedor: A definir
Data: 31/05/2018    Local: FCA 02 Sala 08 - Tucandeira    Horário: 08:30 - 10:30
ID Título do Trabalho/Autores
486 Como posso fazer? Quando realizar? Conto com a ajuda de vocês! Uma análise das Teleconsultorias, em Saúde Bucal, do Núcleo de Telessaúde da Bahia
Gladys Reis Oliveira, Erica Lima Costa de Menezes, Adeilda Ananias, karina Rodrigues Lelis, Naiara Andrade, Elis Carla Costa Matos Silva

Como posso fazer? Quando realizar? Conto com a ajuda de vocês! Uma análise das Teleconsultorias, em Saúde Bucal, do Núcleo de Telessaúde da Bahia

Autores: Gladys Reis Oliveira, Erica Lima Costa de Menezes, Adeilda Ananias, karina Rodrigues Lelis, Naiara Andrade, Elis Carla Costa Matos Silva

A saúde bucal, como campo de atuação da equipe de saúde da família, tem se configurado como um desafio no Sistema Único de Saúde por ultrapassar os limites da boca e exigir a integração de diferentes áreas de conhecimento. Pensar ações de forma ampliada e realizadas por outros trabalhadores de saúde, não apenas o dentista, exige oferta de tecnologias, conhecimentos e apoio que contribuam com esse novo agir.   Implantado em 2007, a nível nacional e, na Bahia, em julho de 2013, o Programa Telessaúde Brasil Redes representa uma estratégia que integra comunicação, tecnologia, encurta distâncias e contribui para ampliar a resolubilidade e promover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde. O presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise de perfil e satisfação das teleconsultorias em saúde bucal, enviadas no período de janeiro de 2015 a 29 de setembro de 2017 ao Núcleo de Telessaúde da Bahia.   Os dados foram retirados da Plataforma do Telessaúde do Ministério da Saúde e as informações referentes à quantidade de telesconsultorias, categoria profissional dos solicitantes, temas e grau de satisfação foram organizadas para a análise. Foram analisadas 404 teleconsultorias, sendo o maior número de solicitações realizadas pelos profissionais que compõem a equipe de saúde bucal (dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal, respectivamente) seguida pelo: enfermeiro, ACS, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e gestores. As questões clínicas foram as que deram origem ao maior número de solicitações, seguida das dúvidas sobre o processo de trabalho. Apenas 51% do total de teleconsultorias enviadas foram avaliadas e dessas, 96% foram classificadas como satisfeitas ou muito satisfeitas e 81% dos solicitantes consideraram que as respostas atenderam totalmente à dúvida apresentada. Por fim, apenas 8,6% do total de teleconsultorias realizadas pelo Núcleo abordaram o tema da saúde bucal, o que torna necessário realizar estudos sobre o cenário para redirecionar as práticas e ampliar a participação, desta maneira o telessaúde como ferramenta de apoio às questões referentes à saúde bucal tem avançado e, nesse sentido, há necessidade de mais apropriação por parte destes profissionais no que tange às ofertas do Telessaúde. A Equipe de Saúde Bucal, apesar de ser em menor número que a Equipe de Saúde da Família, ainda carece fazer uso de forma mais frequente dos serviços ofertados pelo Telessaúde.   Os dados sistematizados, advindos das Teleconsultorias, são utilizados para o planejamento e estruturação das ofertas de educação permanente, por meio do Núcleo de Telessaúde, como: webpalestras, webaulas, mini-cursos, apoio matricial às equipes de campo e de apoio institucional. Essa ação, articulada com a área técnica de Saúde Bucal do estado e, com outros setores Institucionais, busca promover uma qualificação das ações de saúde bucal no estado, bem como uma aproximação com o cotidiano das ações na atenção básica da Bahia.  

641 Oficinas de Sensibilização Para Profissionais das UBS Sobre o Uso do Telessaúde em Sergipe: Implantando Ferramentas Re-Existentes
Paloma Sant' Anna Oliveira Mendonça, Flavia Priscila Souza Tenório, Valdeliria Carvalho Coelho de Mendonça, Eneida Ferreira

Oficinas de Sensibilização Para Profissionais das UBS Sobre o Uso do Telessaúde em Sergipe: Implantando Ferramentas Re-Existentes

Autores: Paloma Sant' Anna Oliveira Mendonça, Flavia Priscila Souza Tenório, Valdeliria Carvalho Coelho de Mendonça, Eneida Ferreira

Oficinas de Sensibilização Para Profissionais das UBS Sobre o Uso do Telessaúde em Sergipe: Implantando Ferramentas Re-Existentes O Programa Telessaúde surgiu em 2007 como uma iniciativa do Ministério da Saúde, com o objetivo de fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema Único SUS (SUS), na perspectiva da resolutividade da atenção, melhoria e agilidade do cuidado e da assistência prestada pelos profissionais de saúde, fixação dos profissionais de saúde nos locais de difícil acesso e otimização dos recursos do SUS. Além disso, ele proporciona uma maior integração ensino-serviço, somando esforços para a formação e a educação permanente dos profissionais de saúde no Brasil. Partindo desses objetivos, em maio de 2013, o Estado de Sergipe através da Secretaria Estadual de Saúde (SES) tendo como executora a Fundação Estadual de Saúde (FUNESA), instituiu o Núcleo de Telessaúde Sergipe (NT-SE). Desde então, o NT-SE vem desenvolvendo o processo de implantação dos pontos de Telessaúde, tendo até o momento 141 pontos implantados no Estado. As Oficinas de Sensibilização são dispositivos estratégicos para sensibilizar os profissionais das UBS do Estado no uso da ferramenta do Telessaúde. Para tanto o objetivo desse trabalho é demostrar a experiência de uso de metodologias ativas de aprendizagem na sensibilização de trabalhadores da Atenção Primária para o uso do Telessaúde. As Oficinas de Sensibilização sobre o uso do Telessaúde se dão da seguinte forma: O roteiro metodológico da oficina tem duração prevista de 3h30' e é aplicado junto aos profissionais das equipes nas unidades de saúde. A proposta metodológica do roteiro é norteada por 03 (três) grandes eixos conceituais, a saber: O Que é Educação? O que é Educação Permanente em Saúde; e O Que é o Telessaúde? No eixo da Educação busca-se identificar a compreensão do grupo sobre a temática educativa de forma mais abrangente, levantando as necessidades para posterior problematização tendo como produto a construção coletiva do conceito de educação. O eixo de Educação Permanente objetiva desenvolver uma interpretação coletiva acerca dos elementos que compõem o processo de EPS, buscando conectar com a realidade do processo de trabalho de cada equipe, tendo como produto esperado, a compreensão do Telessaúde como uma ferramenta de EPS. Dessa forma, levantando conhecimentos prévios, apresentando as ações e provocando sentido para o uso no cotidiano de trabalho, relacionando o fazer profissional com o Telessaúde. Percebe-se dessa experiência, que os profissionais das equipes da Atenção Primária são sensibilizados para o uso das ferramentas do Telessaúde, pontuando em momento de avaliação o quanto foi importante a aproximação com as TCIs (Tecnologias de Comunicação e Informação) e a sua aplicação no cotidiano do processo de trabalho. Entendendo que a sensibilização, mais do que a transmissão de informações, é o oferecimento de condições para que os atores se apropriem do processo de construção e compreensão das informações, bem como de sua utilização no cotidiano institucional, considera-se que esta experiência atingiu o seu principal objetivo, qual seja sensibilizar os profissionais para o uso das ferramentas do Telessaúde.

1426 A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE DE CAMPO DO TELESSAÚDE BAHIA NA EVOLUÇÃO DOS RESULTADOS
ELIANE MARIA DE SOUZA, ALINE DA ROCHA MELO, FABIOLA MESQUITA MANGABEIRA GRASSI, KARENA MARIA CRUZ DULTRA, VANESSA SANTOS ESTRELA, ANNY EVERSON BELAS HAYVANON, BÁRBARA CONCEIÇÃO VILAS BOAS MARQUES BRITTO

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE DE CAMPO DO TELESSAÚDE BAHIA NA EVOLUÇÃO DOS RESULTADOS

Autores: ELIANE MARIA DE SOUZA, ALINE DA ROCHA MELO, FABIOLA MESQUITA MANGABEIRA GRASSI, KARENA MARIA CRUZ DULTRA, VANESSA SANTOS ESTRELA, ANNY EVERSON BELAS HAYVANON, BÁRBARA CONCEIÇÃO VILAS BOAS MARQUES BRITTO

A equipe de campo é composta por profissionais de saúde multidisciplinares, com experiência em Atenção Básica, que atuam como monitoras, distribuídas por macrorregião de saúde, acompanhando 417 municípios baianos. As monitoras de campo são de fundamental importância nos resultados obtidos pelo Núcleo técnico-cientifico ao se dirigirem aos territórios baianos mais remotos, incentivam e capacitam os profissionais de saúde para a utilização das ofertas de serviços do Telessaúde-BA. Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da equipe de campo que atua nos municípios baianos para o alcance dos resultados obtidos pelo Núcleo técnico científico. Trata-se de um relato de experiência em que a equipe de campo executa presencialmente a capacitação de profissionais da atenção básica de forma teórica e prática, desta forma, facilitando a contextualização do aprendizado, pois, a partir do treinamento e explicações conseguem apresentar a estes trabalhadores a importância da potente ferramenta de Educação Permanente que é o Telessaúde e assim, os profissionais conseguem buscar o apoio no desenvolvimento do trabalho cotidiano das unidades de saúde, via plataforma do Ministério da Saúde. O Apoio técnico científico oferta aos trabalhadores uma clínica compartilhada, tirando dúvidas sobre seus processos de trabalho, ampliando a resolubilidade da Atenção Básica. O número de teleconsultorias aumenta à medida que os municípios são treinados, bem como a participação nas webpalestras pelos profissionais, o que reforça ainda mais a importância da manutenção dos treinamentos presenciais para que os resultados sejam satisfatórios. O serviço apresentado pelas monitoras é a principal porta de entrada para o uso da Plataforma; a equipe de campo estimula a realização dos cadastros, o uso da plataforma, monitorando e incentivando os resultados; desta forma, agregando conhecimento, hábitos e modificando conceitos.

1498 Teleconsultorias Assíncronas produzindo sentido e qualificando as ações de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde (APS) no estado de Sergipe
GRAZIANE RIBEIRO COUTO, CELINA SAYURI SHIRAISHI TAKESHITA, ENEIDA CARVALHO GOMES FERREIRA, PALOMA SANT'ANNA DE OLIVEIRA MENDONÇA, DEBORA CORREIA LESSA, MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES, JOÃO BATISTA CAVALCANTE FILHO, RODRIGO MOTA GOMES

Teleconsultorias Assíncronas produzindo sentido e qualificando as ações de Saúde Bucal da Atenção Primária à Saúde (APS) no estado de Sergipe

Autores: GRAZIANE RIBEIRO COUTO, CELINA SAYURI SHIRAISHI TAKESHITA, ENEIDA CARVALHO GOMES FERREIRA, PALOMA SANT'ANNA DE OLIVEIRA MENDONÇA, DEBORA CORREIA LESSA, MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES, JOÃO BATISTA CAVALCANTE FILHO, RODRIGO MOTA GOMES

Introdução: As atividades de Teleconsultorias Assíncronas são de apoio assistencial com caráter educacional, que constitui como uma consulta registrada e realizada entre os trabalhadores, profissionais e gestores da área da saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância das Teleconsultorias Assíncronas na qualificação do serviço de Saúde Bucal da Atenção Primária no estado de Sergipe, visando ampliar a capacidade resolutiva de quem as solicita. Metodologia: Foi realizada análise observacional e descritiva no consolidado dos dados de Teleconsultorias realizadas pelos profissionais da equipe de saúde bucal no estado de Sergipe oriundos da Plataforma Nacional do Telessaúde no período de janeiro de 2015 até novembro de 2017. Resultados: Observou-se que 28% das teleconsultorias realizadas pelos profissionais da odontologia, estão voltadas para processo de trabalho e 72% para conduta clínica, contatou-se ainda que dessa amostra 88% foi realizado por cirurgiões dentistas, 4% por técnico em saúde bucal e 8% por auxiliar em saúde bucal. Desse total 60% foram avaliadas e destas 56% revelou satisfação geral com a resposta e 100% que a sua dúvida principal foi solucionada. Com base nesses dados, contata-se, portanto, que as Teleconsultorias são eficientes ferramentas de qualificação dos serviços de Saúde Bucal ofertadas aos usuários do SUS bem como, contribuem para consolidação da rede de atenção em Saúde Bucal no estado de Sergipe, em consonância com o padrão de eficiência e resolutividade deferido pela Política Nacional e Estadual de Saúde Bucal. Considerações Finais: Dessa forma, consideramos que as Teleconsultorias realizadas pelos profissionais de Saúde Bucal, tem se mostrado uma importante ferramenta de apoio assistencial à distância na Atenção Primária, qualificando as ações e ampliando a capacidade resolutiva das equipes de Saúde Bucal do estado de Sergipe.

2005 COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: dialogando com os jovens do sertão sobre bullying através de uma Web Rádio
Leidy Dayane Paiva de Abreu de Abreu, Raimundo Augusto Martins Torres, Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Aretha Feitosa de Araújo, Gislanny Rodrigues Oliveira

COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: dialogando com os jovens do sertão sobre bullying através de uma Web Rádio

Autores: Leidy Dayane Paiva de Abreu de Abreu, Raimundo Augusto Martins Torres, Karlla da Conceição Bezerra Brito Veras, Aretha Feitosa de Araújo, Gislanny Rodrigues Oliveira

Apresentação: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ou TDIC, é a área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum.  A inserção das TDIC no cotidiano escolar, torna possível a realização de atividades interativas, troca de conhecimentos e experiências. Aliar o uso destas tecnologias à educação e a saúde tem levado pensar numa nova atenção, promoção e prevenção de agravos e doenças voltados ao cuidado de jovens adolescente, estimulando na escola a apropriação e disseminação de novos saberes e práticas em saúde no cotidiano entre pares. Nos dias atuais um dos maiores problemas enfrentados nas escolas é a questão da violência no cotidiano escolar, um exemplo da violência no cenário escolar é o bullying. As atitudes de bullying presentes nas escolas levam muitos alunos a se sentirem retraídos, sem vontade de estudar e até muitas vezes de frequentar a escola. Portanto, a violência na escola é um problema educacional. Assim, a educação e a comunicação são indissociáveis. As escolas devem manter um contato próximo entre cultura escolar e da juventude, utilizando o aparato tecnológico, possibilitando uma troca de visões e permitindo uma aproximação entre o mundo da aprendizagem e a cultura digital. Dessa forma, a Web Rádio AJIR que é uma Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, visa dialogar temas ligados à educação, saúde e outros saberes, como no caso do bullying, procurando desenvolver uma proposta que permita transformar o processo de educação em saúde junto aos jovens. Tendo em vista a importância das TDIC para reduzir as vulnerabilidades dos adolescentes ao bullying, a pesquisa apresentou as seguintes questões problematizadoras: como são os saberes e dizeres dos jovens de escolas públicas sobre a cultura de paz e bullying? Quais são seus entendimentos sobre este tema? Existem dúvidas em relação ao bullying, pelos estudantes? Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo analisar as perguntas problematizadoras dos jovens escolares do sertão nordestino sobre bullying por meio da ferramenta pedagógica de diálogo Web Rádio "AJIR". Desenvolvimento do trabalho: Pesquisa intervenção, desenvolvida por estudantes de enfermagem, mestrandos e doutorandos em enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE), integrantes do projeto Web Rádio AJIR da Pró-Reitoria de Extensão e UECE. A amostra constituiu-se por 12 estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola de rede municipal. A escolas fica localizada no bairro central da cidade de São Benedito- Ceará. O programa “Em Sintonia com Saúde – S@S” através da Web Rádio AJIR sobre o tema: Bullying, ocorreu no dia 13 de setembro de 2017. Sintonia com a Saúde (S@S), durante o horário de transmissão online do programa, em que foram realizadas perguntas-discurso sobre a obesidade, extraídos pelas interações entre as juventudes e entrevistados, por meio do link: www.ajir.com.br ou www.uece.ajir.com.br e dos seus demais canais de acesso, Twitter: @radioajir,: web Facebook: Web Rádio AJIR e Mural de Recados do site e blog www.juventude.ajir.com.br.  e WhatsApp. O Programa em “Sintonia com a Saúde” e transmitido todas as quartas-feiras no período da tarde entre o horário de 16 às 17h ao vivo direto da capital do estado cearense Fortaleza através da Web Rádio AJIR. E para o anonimato dos estudantes, utilizamos codinomes Estudante 1, Estudante 2, Estudante 3, até Estudante   11. E para análise dos dados, utilizou-se a categorização das falas de Minayo, com a seguinte categoria: Dialogando sobre Bullying junto a juventude: utilização de uma Web Rádio como estratégia pedagógica. Como procedimentos éticos a pesquisa adotou a Resolução nº 466/12. Assim a vivência faz parte de uma pesquisa maior “uso da Web Rádio na formação e no cuidado em saúde: experimentando estratégias de comunicação e educação em saúde com as juventudes” submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da UECE. Parecer nº: 1. 761. 115. Resultados e/ou impactos: Os jovens participantes foram estimulados a enviarem perguntas/comentários por meio de um software de comunicação. As atividades iniciaram com uma pergunta chamada de âncora, na qual foi realizada pelo facilitador do programa e está relacionada ao tema, onde o jovem que responder corretamente é premiado. Dessa forma as perguntas foram realizadas através da página do Facebook: Web Rádio AJIR e os alunos tiveram a oportunidade de listar suas principais dúvidas envolvendo o assunto: Estudante 01: “Existe alguma semelhança entre o bullying e o preconceito?”. Estudante 02: “O bullying só ocorre no ambiente escolar ou também em outros ambientes de trabalho?”. Estudante 03: “Qual é o tipo de bullying mais presente nas escolas? Estudante 04: Quais as consequências do bullying na vida do adolescente?”. Estudante 05: “Como podemos ajudar uma pessoa que sofre de bullying? estudante 06: Como a escola pode nos ajudar em relação ao bullying?”. Estudante 07: “Como a escola pode contribuir para combater de forma geral o bullying?”. Estudante 08: “Quais as principais consequências para o estudante que foi vítima de bullying?”. Estudante 09: “O que significa Cyberbullying?”. Estudante 10: “Que tipos de atitudes devemos ter para apoiar um colega que sofre de bullying, para que não possamos ter o risco de ferir mais a vítima?”. Percebeu-se que o canal do programa apresenta um poder de mobilização, ocorrendo a provocação de discussões, questionamentos e a problematização de temas relevantes. Assim no início do programa muitos adolescentes tinham muitas perguntas a fazer para o convidado-debatedor, já que o assunto gerava interesse aos adolescentes, e muitos apresentam dúvidas relacionadas a esse tema específico, que ocorre devido a falta de informação qualificada a esses adolescentes. A partir das perguntas elaboradas pelos participantes, foi possível perceber que existiam muitas dúvidas acerca da temática bullying. E o diálogo dos estudantes durante programa proporcionou discussões em torno do tema, sobre os efeitos do bullying e consequentemente, compartilharam ideias, opiniões, dúvidas e realidades vivenciadas acerca do assunto. Considerações finais: Assim a análise das perguntas demonstram que os jovens veem na Web Rádio um meio para esclarecer dúvidas que muitas vezes passam despercebidas no dia-a-dia e na sua convivência familiar.  A pesquisa resultou em uma melhor compreensão sobre a complexidade do bullying, seus efeitos e sua forma de prevenção. Conclui-se, portanto, que a interação entre jovens escolares através de uma TDIC, como a Web Rádio Ajir, configurou-se como uma ferramenta pedagógica para a produção e disseminação do conhecimento científico sobre bullying, possibilitando a formação de jovens críticos, reflexivos e humanistas.  

2165 INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO CONSUMO ALCOÓLICO DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Sérgio Valério Escobar Filho, Marina Gomes Martellet, Rosely Valéria Rodrigues, Carlos Henrique de Castro

INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NO CONSUMO ALCOÓLICO DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Autores: Sérgio Valério Escobar Filho, Marina Gomes Martellet, Rosely Valéria Rodrigues, Carlos Henrique de Castro

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que aproximadamente 2 milhões de pessoas consomem álcool, sendo caracterizada a droga lícita mais utilizada, principalmente entre universitários, concomitantemente a isso, torna-se um problema mundial e de saúde pública. O estudo tem por objetivo analisar a influência das mídias sociais (Facebook, Instagram e Snapchat), investigando o seu impacto no que tange a exposição de conteúdo alcoólico, feito pelos amigos dos universitários e o posterior consumo de álcool dos estudantes, bem como, os motivos para a ingesta alcoólica. É um estudo transversal, de abordagem quantitativa, desenvolvido no município de Porto Velho-RO, na Universidade Federal de Rondônia, campus José Ribeiro Filho, com estudantes que ingressaram no segundo semestre letivo de 2016. As informações presentes no estudo foram obtidas por meio da aplicação de questionários presenciais em dois momentos: nas semanas iniciais das aulas, com participação de 231 acadêmicos, e seis meses posterior, com 88 discentes participantes. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente, utilizando Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Entre os universitários que fizeram-se presentes no estudo no primeiro momento haviam cerca de 53% do sexo masculino, e apresentavam uma média de idade de aproximadamente 23 anos e no segundo momento 58% eram do sexo feminino, com média de idade de 24 anos. De acordo com os dados, o Facebook caracterizou-se a rede social mais utilizada e com mais verificações de conteúdos alcoólicos, nos dois momentos, seguido pelo Instagram e Snapchat e o motivo pelo qual os estudantes consomem bebida alcoólica é para ‘‘Celebrar uma ocasião especial com os amigos’’. Verificou-se que os alunos ingressam na universidade possuindo o hábito de beber, e que mais da metade dos universitários afirmaram não se sentirem expostos ao conteúdo alcoólico, mesmo relatando veisualizarem frequentemente conteúdos que contenham álcool em suas redes, o que demonstra uma falha na percepção dos alunos, relacionada à exposição a esses conteúdos alcoólicos. Diante disso, faz-se necessário implantar e manter políticas públicas a respeito desse consumo alcoólico nas universidades e escolas de nível médio e fundamental com intuito de anunciar sobre os perigos ao consumo do álcool.

2270 A oferta de Tele-educação do Núcleo de Telessaúde Bahia para profissionais da Atenção Primaria a Saúde: Uma experiência exitosa.
Helena Oliveira Salomao, Thiago Gonçalves do Nascimento Piropo, Juliana lamounier Elias

A oferta de Tele-educação do Núcleo de Telessaúde Bahia para profissionais da Atenção Primaria a Saúde: Uma experiência exitosa.

Autores: Helena Oliveira Salomao, Thiago Gonçalves do Nascimento Piropo, Juliana lamounier Elias

Apresentação: A Telessaúde utiliza tecnologias de comunicação para a troca de informações e educação permanente em saúde. Essa estratégia tem potencial ainda, como campo importante de pesquisa, apontando lacunas no conhecimento científico, bem como informando dados capazes de sinalizar as principais necessidades de qualificação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do Núcleo de Telessaúde Bahia com as sessões de webpalestras para qualificação de profissionais da APS. Desenvolvimento do trabalho: As sessões são realizadas semanalmente, todos os encontros são abertos, permitindo o acesso do público de todo país. A ferramenta utilizada é o adobe connect. A mesma é mediada por trabalhadores do Núcleo de Telessaúde e palestrante, utilizando apenas um computador com banda larga para acesso, mesmos recursos encontrados nos municípios mais remotos, podendo ainda ser utilizado um dispositivo móvel. A escolha dos temas é baseada em indicadores epidemiológicos regionais, temas de destaque nacional e de relevância para a saúde pública e principais temas demandados nas teleconsultorias. Os palestrantes convidados, são profissionais de referência no Estado, sendo a articulação destes, feita junto as diretorias da Secretaria da Saúde do Estado e os centros de referência. Nas sessões os palestrantes realizam a abordagem do tema, em seguida os participantes podem tirar dúvidas pelo chat. Posteriormente as gravações e o material para consultas ficam disponíveis no site do TelessaúdeBA e no canal do Youtube. Resultados: Desde de outubro de 2014 a outubro de 2017, foram 101 sessões realizadas, com 40.212 participações, tendo o alcance neste período de participação de profissionais dos 417 municípios do Estado da Bahia e 26 Estados da Federação. Alguns temas que se destacaram com maior número de participação foram: Suicido, PMAQ, e-SUS, PNAB, NASF, Febre Amarela e Tríplice Epidemia. Os números elevados de participação nos temas citados, demonstram a importância da ferramenta no alcance de profissionais para qualificação destes em tema de relevância no contexto atual da Atenção Primaria a Saúde. Considerações finais: A Tele-educação é eficientes para qualificação dos profissionais, apresenta-se como uma potente estratégia para abordagem de temas de relevância para a Atenção Primaria a Saúde   

3255 Photovoice: método de pesquisa-ação participativa
ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT, ANDREA CAPRARA, ELIZIANE OLIVEIRA DE LIMA

Photovoice: método de pesquisa-ação participativa

Autores: ROBERTA DUARTE MAIA BARAKAT, ANDREA CAPRARA, ELIZIANE OLIVEIRA DE LIMA

Apresentação O Brasil apresenta um contexto de caráter emergencial devido às arboviroses, Dengue, Chikungunya e Zika, causadas pelo mosquito Aedes aegypti. As ações de vigilância e controle, bem como as respostas às condições ambientais que afetam a reprodução e os ciclos de vida do vetor transmissor impedem sua proliferação. Este estudo propõe uma intervenção que visa contribuir no desenvolvimento de tecnologias inovadoras educacionais, participativas e sustentáveis para atuar diretamente no cotidiano de um ambiente escolar. Neste ambiente há várias formas de conceber o fenômeno educativo, nele a realidade é inacabada, dinâmica, histórica e multidimensional, o que favorece ações socioeducativas. O objetivo desta proposta de intervenção é promover a reflexão das práticas de participação e corresponsabilidade social nas ações, e a potencialização do protagonismo dos escolares na perspectiva da educação e promoção da saúde por meio do método Photovoice no combate às arboviroses. Desenvolvimento do trabalho Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e participativa que versará sobre os pressupostos de uma pesquisa-ação tendo como local de realização da pesquisa uma escola municipal de Fortaleza. Em um cenário em que as campanhas de controle e prevenção de doenças apresentam caráter emergencial e paliativo, aliados às ações antes fiscalizadoras que educativas, faz-se necessário compreender o ponto de vista dos atores sociais. Este é um dos sentidos deste estudo, a promoção reflexiva das práticas de participação e corresponsabilidade social nas ações, e a potencialização do protagonismo dos escolares na perspectiva da educação e promoção da saúde por meio do método Photovoice. A intervenção deste estudo se caracterizará pela mobilização de professores e escolares do ensino fundamental II de uma escola municipal localizada em um território na cidade de Fortaleza-CE para a prevenção e controle destas arboviroses, uma vez que esses espaços inspiram naturalmente a adesão dos atores sociais e permitem entender que a saúde é responsabilidade de diferentes sujeitos da comunidade. O Photovoice é um método de pesquisa-ação participativa, que utiliza como ferramenta fotos, e no contexto desta pesquisa abordará o referencial teórico da Promoção da Saúde e do controle vetorial. Trata-se de um processo que possibilita aos indivíduos representarem e exporem suas vivências comunitárias, as pessoas produzem e discutem fotografias que elas próprias tiraram sobre suas vivências enquanto membros de uma determinada comunidade ou grupo. Por meio de fotos e relatos que as acompanham, têm-se a possibilidade de expandir o diálogo com as autoridades responsáveis. Propõe dar voz ao prover câmeras às mãos das pessoas que serão protagonistas e potenciais catalisadores de mudanças políticas e sociais em suas próprias comunidades. Defende que todo ser humano, não importando o quão ignorante ou submerso na cultura do silêncio esteja, será capaz de um olhar crítico e dialético do mundo ao seu redor e dos relacionamentos que mantêm. Uma de suas ideias centrais se fundamenta na abordagem da educação crítica de Paulo Freire. Tem fortes raízes no campo da antropologia, sobretudo da antropologia visual. No primeiro momento, será explicado aos alunos a origem, os princípios e as aplicações do Photovoice. Posteriormente, será solicitada a realização de fotografias no ambiente escolar durante o período de uma semana, eles devem tirar fotografias originais relacionadas com a temática do controle vetorial, sendo assim, pressupõe-se que as fotografias traduzirão, em imagem, o conhecimento assimilado pelos alunos. Para a discussão das fotos ocorrerão dois encontros grupais. Os relatos que acompanharão as exposições de ideias e dos significados atribuídos frente às fotos serão gravados e transcritos na íntegra. Para a análise do material gerado, será utilizada a técnica da análise temática de conteúdo. A ideia central é a de proporcionar aos alunos a autonomia, por meio do empoderamento e do recurso da fotografia, de produzir o seu discurso visual e assim captar aquilo, que subjetivamente e mediante uma perspectiva pessoal, gostariam de mostrar ao “outro”. Tal convicção foi baseada no argumento de que a comunidade local é a mais indicada para fazer tais apontamentos. O  Photovoice permite que as pessoas possam identificar, representar e aprimorar sua comunidade mediante fotografias. Enquanto prática baseada na produção de conhecimento, tem três objetivos principais: (1) permitir que as pessoas registrem e reflitam sobre os pontos fortes e as preocupações de sua comunidade, (2) promover o diálogo crítico e o conhecimento sobre questões importantes por meio discussões em grande e pequeno grupo de fotografias e (3) para alcançar os formuladores de políticas.  A literatura descreve a metodologia e analisa seu valor para a avaliação de necessidades participativas para a promoção da saúde pública. Discussão A educação e a promoção da saúde são temas relevantes e transpassam os cuidados paliativos. Em linhas gerais, são processos que conferem à população os meios para assegurar um maior controle e melhoria de sua própria saúde, não se limitando a ações de responsabilidade do setor. Dois grandes grupos de abordagens são identificados: o desenvolvimento de atividades dirigidas à mudança comportamental dos indivíduos, concentrando-se em componentes educativos; e a compreensão que a saúde é resultado de um amplo conjunto de fatores (determinantes múltiplos) relacionados com a qualidade de vida, boas condições de trabalho, oportunidades de educação, ambiente físico limpo, apoio social para as famílias e indivíduos, estilo de vida responsável e cuidados de saúde adequados. As responsabilidades das ações de controle do mosquito Aedes aegypti, significam prestar atenção e responder às condições ambientais que afetam a reprodução e os ciclos de vida deste, bem como a exposição ao vírus e sua transmissão. Para impedir a proliferação do mosquito, é fundamental eliminar todos os potenciais focos. Alinha-se portanto uma articulação de ações de promoção e de educação em saúde, produtoras de um saber coletivo que estimula no indivíduo sua autonomia e emancipação para o cuidar de si e de seu entorno. Quando a realidade dialoga com o processo de ensino-aprendizagem, a formação do sujeito compromete-se em sua integralidade, assumindo diversas dimensões, como a intelectual, social, cultural e física. O poder transformador da construção do conhecimento coloca os estudantes no cerne do processo de aprendizagem e partilha para novas interlocuções com o coletivo. Considerações finais Pensar uma proposta educativa na perspectiva da educação e promoção da saúde preceitua o reconhecimento de pelo menos algumas das seguintes proposições: o campo educativo situa-se numa área que sofre interações e influências de outras áreas; a educação compreende um conjunto de processos formais e não formais, intencionais ou não, sistematizados ou não, que contribuem para o desenvolvimento, a humanização e inserção social das pessoas; a educação é entendida como um processo que envolve reflexão crítica e, portanto, reconhece que os sujeitos estão inseridos em contextos socioculturais e históricos, que há diferenças individuais e coletivas entre os envolvidos, equipe de saúde, equipe de educadores, usuários dos serviços e seu entorno. A fotografia se mostra como uma estratégia intimamente ligada à investigação qualitativa. Auxilia no aspecto descritivo de um acontecimento, ajuda na compreensão de aspectos subjetivos e pode ser analisada indutivamente. Imagens capturadas em fotos permitem o estudo de aspectos da vida aos quais não se consegue apreender somente com as palavras. A força da imagem visual mostra-se potencialmente para o empoderamento de grupos populacionais marginalizados socialmente, permitindo um processo de criação que facilita a representação da diversidade de suas vivências enquanto membros de um grupo ou comunidade.

3773 O prazo da resposta das Teleconsultorias tem relação com o nível de satisfação das respostas das Teleconsultorias?
Karina Rodrigues Lelis, Elis Carla Costa Matos Silva, Naiara Freitas Carvalho de Andrade, Gladys Reis Oliveira, Erica Lima Costa de Menezes, Adeilda Ananias de Lima

O prazo da resposta das Teleconsultorias tem relação com o nível de satisfação das respostas das Teleconsultorias?

Autores: Karina Rodrigues Lelis, Elis Carla Costa Matos Silva, Naiara Freitas Carvalho de Andrade, Gladys Reis Oliveira, Erica Lima Costa de Menezes, Adeilda Ananias de Lima

O Projeto Telessaúde Brasil Redes – Bahia foi aprovado pela CIB em janeiro de 2012 com parcerias entre SESAB, COSEMS, secretarias municipais de saúde, UFBA e FESF-SUS, onde foi definido que a Bahia teria um núcleo único, o Núcleo Técnico-Científico da Bahia (NTC-BA). Inicialmente foram implantados 100 pontos de Telessaúde no estado que receberam como incentivo os kits de equipamentos de informática. Atualmente estão cadastrados 2.026 pontos de Telessaúde no CNES. A Teleconsultoria, uma das ofertas do NTC- BA, é uma consulta registrada através da Plataforma do Telessaúde com objetivo de responder as dúvidas clínicas e do processo de trabalho, dos profissionais da Atenção Básica, de forma objetiva e com embasamento científico. Após o solicitante receber a resposta enviada pelo teleconsultor, ele pode fazer uma avaliação, preenchendo questionário específico presente como um dos itens da solicitação. Essa resposta é mensurada quanto à satisfação geral (muito satisfeito/satisfeito/indiferente/insatisfeito/muito insatisfeito) e quanto o atendimento da dúvida principal (atendeu totalmente/atendeu parcialmente/não atendeu). O presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise da satisfação das respostas das teleconsultorias enviadas no período de 01 de janeiro de 2015 a 30 de setembro de 2017 ao Núcleo Técnico-Científico da Bahia. Os dados foram retirados da Plataforma do Telessaúde do Ministério da Saúde e as informações referentes à quantidade de teleconsultorias, categoria profissional dos solicitantes, tempo de resposta das teleconsultorias e grau de satisfação foram organizadas para a análise. Durante o período selecionado foram solicitadas 3.895 teleconsultorias, dessas, 71,68% (2.801 teleconsultorias) foram avaliadas pelos solicitantes, sendo que 6,17% (168 teleconsultorias) foram avaliadas como insatisfatórias. A maior porcentagem de insatisfação das respostas recebidas é dos profissionais de nível superior, 86,9%, que é atribuído ao maior número de solicitações desses profissionais, 81%. Analisando as 168 teleconsultorias avaliadas como insatisfatórias, verificou-se que 75% (126) foram respondidas dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde de até 72h e apenas 25% (42) foram respondidas após esse prazo. Das 993 teleconsultorias respondidas atrasadas, 63,8% (634) foram avaliadas quanto à satisfação geral das respostas e 63,5% (631) quanto atendimento da dúvida principal. Quanto à satisfação, 93,7% foram classificadas como satisfatórias e 6,3% como insatisfatórias. Os dados apontam que 80,5% das respostas das teleconsultorias foram classificadas como atendeu totalmente; 17,6% como atendeu parcialmente e 1,9% como não atendeu. A partir dos resultados encontrados, podemos perceber que o tempo de resposta pode ser considerado como um dos elementos presentes na avaliação insatisfatória realizada pelos solicitantes, entretanto não é o único e nem o mais importante. A análise do descrito no item críticas e sugestões, do mesmo formulário de avaliação, relaciona a insatisfação ao conteúdo das respostas e a pouca aplicabilidade à realidade local.  

988 A UTILIZAÇÃO DA WEBPALESTRA COMO FERRAMENTA DE QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA DOS MUNICÍPIO BAIANOS
Bárbara Conceição Vilas Bôas Marques Britto, Karena Maria Cruz Dultra, Eliane Maria de Souza, Vanessa Santos Estrela, Anny Everson Belas Hayvanon, Aline da Rocha Melo, Fabíola Mesquita Mangabeira Grassi

A UTILIZAÇÃO DA WEBPALESTRA COMO FERRAMENTA DE QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA NA ATENÇÃO BÁSICA DOS MUNICÍPIO BAIANOS

Autores: Bárbara Conceição Vilas Bôas Marques Britto, Karena Maria Cruz Dultra, Eliane Maria de Souza, Vanessa Santos Estrela, Anny Everson Belas Hayvanon, Aline da Rocha Melo, Fabíola Mesquita Mangabeira Grassi

A Webpalestra é uma ferramenta do serviço de Tele-educação que vem sendo utilizada pelo Telessaúde Bahia de maneira gratuita para a população brasileira, com um olhar prioritário para os profissionais da Atenção Básica dos municípios baianos. Essa ferramenta é ofertada semanalmente via ambiente virtual, por metodologia de aula expositiva, onde são abordados temas relevantes da Atenção Básica por profissionais referências no assunto. Este trabalho tem como objetivo descrever a importância da publicização da Webpalestra para qualificação do serviço ofertado pelos profissionais da Atenção Básica. O serviço de Tele-educação oferta, através de ferramentas tecnológicas de acesso gratuito, informações, capacitações e aperfeiçoamento sobre temas diversos e relevantes realizando periodicamente por webpalestras e minicursos. As Webpalestras são realizadas ao vivo e podem ser acompanhadas tanto no formato online quanto offline; além de possibilitar aos participantes do formato online a possibilidade de interação direta com o palestrante para retirada de dúvidas. As monitoras de campo, subdividas por macrorregião de saúde, realizam em cada município baiano, via treinamento presencial, capacitações para utilização da ferramenta e divulgam a importância do investimento em Educação Permanente para garantir a resolubilidade e fortalecimento da Atenção Básica. Somando-se a isso também são utilizados outros meios para divulgação, a exemplo das redes sociais, visita às Universidades e participação em Congressos e Simpósios. Os participantes das Webpalestras podem assistir online ou offline, sendo que na primeira opção existe a possibilidade de interação com o palestrante para solucionar dúvidas e ao final são certificados pela participação. A sua realização tem uma dimensão mundial com grande participação de outros Estados brasileiros e alguns países. O retorno dos profissionais quanto à utilização dessa oferta tem sido motivador e corrobora a importância de investir em Educação Permanente em Saúde por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação para aprimorar a qualificação técnica dos profissionais de saúde e consequentemente a melhoria dos serviços prestados á população, além de   aproximar o conhecimento de forma rápida, mesmo em espaços geográficos diferentes.

2184 Prevenção do suicídio: Validação de uma tecnologia educativa voltada para os acadêmicos da área da saúde da Universidade do Estado do Amazonas.
Anelys Feitoza Siqueira, Iury Pedro Bento Barbosa, Darlisom Sousa Ferreira, Wagner Ferreira Monteiro, Sônia Maria Lemos, Vanessa Mendes Calmont

Prevenção do suicídio: Validação de uma tecnologia educativa voltada para os acadêmicos da área da saúde da Universidade do Estado do Amazonas.

Autores: Anelys Feitoza Siqueira, Iury Pedro Bento Barbosa, Darlisom Sousa Ferreira, Wagner Ferreira Monteiro, Sônia Maria Lemos, Vanessa Mendes Calmont

Introdução: O suicídio é o ato de tirar a própria vida. Ele é considerado um fenômeno complexo que apresenta diversas causas, sendo que quase sempre é impossível definir somente uma como responsável. Fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, culturais e espirituais podem ser apontados como desencadeantes de uma ideação suicida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, cerca de 800.000 pessoas tiram suas próprias vidas, porém observa-se que as tentativas de suicídio são de 10 a 20 vezes mais frequentes que o suicídio em si. Muitos jovens que estão entrando ou cursando a universidade encontram-se na faixa etária na qual, segundo a OMS, o suicídio é a segunda principal causa de morte (entre 15 e 29 anos), além disso, a universidade vem como um meio repleto de novas vivências, cobranças e dificuldades, o que a torna propícia ao adoecimento mental. É comum encontrarmos universitários com sua saúde física e/ou mental prejudicada de alguma forma e os inúmeros relatos de fatores de estresse somente evidenciam a necessidade de um olhar atento à saúde mental desses estudantes. O ambiente estressante, dificuldades financeiras, elevadas expectativas, estudar em local distante do núcleo afetivo de origem, dificuldade de adaptação do estudante às exigências do ensino superior, demandas associadas à conclusão do curso e expectativas com o mercado de trabalho, tornar-se um cuidador precoce, além de depositório de angústias, dores e anseios de familiares e pacientes, privação de sono e carga de trabalhos e/ou estudos excessiva, são somente alguns dos fatores apontados como principais desencadeadores de problemas de saúde mental entre universitários. Uma forma de atuar nessa conjuntura é se utilizar a Tecnologia Educativa (TE) para mediar a disseminação da informação acerca da prevenção do suicídio. A TE é considerada um conjunto de conhecimentos científicos que tornem possível o planejamento, a execução, o controle e o acompanhamento do processo educacional. Ela é apropriada para o trabalho em saúde, da prevenção à recuperação, em que a educação em saúde para o bem viver das pessoas é essencial. Este resumo tem o objetivo apresentar uma tecnologia educativa como estratégia para a disseminação de informação e prevenção do suicídio. Desenvolvimento: A validação da tecnologia educativa no formato cartilha denominada “Prevenção do suicídio” foi elaborada por meio de pesquisa metodológica, na qual se utilizou de maneira sistemática os conhecimentos existentes para elaboração de uma nova intervenção ou melhora significativa de uma intervenção existente. A pesquisa metodológica serve para desenvolver e validar instrumentos, como a TE, e costuma envolver métodos complexos e sofisticados. A validação é um processo em que se examina, com precisão, determinado instrumento ou inferência realizada a partir de escores estabelecidos. Nesta pesquisa, foi realizada a validação de conteúdo da TE, esta se refere à análise minuciosa do conteúdo de um instrumento, com objetivo de verificar se os itens propostos constituem uma amostra representativa do assunto que se tenciona medir. Os instrumentos foram submetidos a apreciação de peritos no assunto, os quais fizeram sugestões, correções, acrescentaram ou modificaram itens. Para a validação de conteúdo, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O valor de concordância padrão para estabelecer a excelência da validade de conteúdo de que se está medindo pode variar de 70 a 100%. O método utilizado para a obtenção do consenso entre os especialistas foi a Técnica de Delphi. A técnica se utiliza de diversas rodadas de questionários entre os experts no assunto em pauta, que irão se manifestar sobre o instrumento a ser validado. Os juízes-especialistas foram selecionados de acordo com sua reconhecida expertise no assunto da TE, sua vivência e seu grau de conhecimento na área. Após a seleção dos juízes-especialistas, os mesmos receberam um convite para participar da pesquisa; os que concordaram em participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Cada juiz recebeu então um kit contendo uma via da TE e um questionário com uma Escala de Likert para ser preenchido. Assim se realizou a primeira rodada da Técnica de Delphi, a qual foi seguida pela análise dos dados dos questionários preenchidos pelos juízes. Após a reformulação da TE baseada nos apontamentos dos juízes, é realizada a segunda rodada de aplicação dos questionários e assim se segue até que haja convergência das respostas ou o nível de consenso seja atingido. Resultados: A validação de conteúdo do material foi realizada junto a 13 juízes, sendo eles das áreas de: Design, Enfermagem, Medicina, Pedagogia e Psicologia. Os juízes tinham entre 20 e 63 anos, sendo que 61,5% deles eram do sexo masculino e 38,5% eram doutores. As áreas de titulação dos juízes eram: Ciências Socioambientais, Design, Educação, Enfermagem Psiquiátrica, Psiquiatria, Saúde Coletiva, Saúde Mental e Saúde Pública. O questionário preenchido pelos juízes-especialistas era composto por três blocos: Objetivos (bloco 1); Estrutura e apresentação (bloco 2); e Relevância (bloco 3). A Escala de Likert continha os termos: Totalmente adequado (TA); Adequado (A); Parcialmente adequado (PA); e Inadequado (I). Após a análise dos dados, observou-se que, no bloco 1, as respostas mais prevalentes foram: TA (32,31%) e PA (27,69%); no bloco 2, foram: A (33,97%) e TA (28,85%); e, no bloco 3, foram: TA (38,46%) e A (36,92%). O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) encontrado foi de 65% de concordância entre os juízes. Conclusão: A saúde mental dos universitários, principalmente da área da saúde, tem sido tema de diversas pesquisas atualmente e elas vêm mostrando a necessidade de um cuidado com essas pessoas. As pesquisas apontam uma grande quantidade de estressores, o que ocasiona a maior prevalência de depressão, ansiedade e síndrome de burnout nesta classe. Visto que a presença de um transtorno mental é um forte fator de risco para suicídio, a necessidade de um instrumento que vise enfrentar esse problema se faz presente. Essa relevância da TE “Prevenção do suicídio” foi confirmada durante a primeira rodada da Técnica de Delphi, porém o instrumento obteve IVC total de 65%, enquanto era necessário um IVC mínimo de 70% para sua validação. Assim ainda há necessidade de ajustes na TE baseados nas avaliações e considerações dos juízes-especialistas, principalmente nos blocos de Objetivos e Estrutura e apresentação, já que nestes foram observadas avaliações mais baixas. A segunda rodada será realizada seguindo a mesma metodologia e posteriormente haverá a avaliação do instrumento pelo público-alvo, os acadêmicos da área da saúde da Universidade do Estado do Amazonas. 

979 HOTELARIA HOSPITALAR COMO DIFERENCIAL ENTRE ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE: PERSPECTIVA RECENTE DE QUALIDADE HOSPITALAR
Bárbara Conceição Vilas Bôas Marques, Diego Costa Da Cunha Ferreira, Samylla Maira Costa Siqueira, Daniele D Ramos Rosa da Silva, Lorena Alves Dantas da Silva, Flávia Maria Magalhães da Paixão Queiroz

HOTELARIA HOSPITALAR COMO DIFERENCIAL ENTRE ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE: PERSPECTIVA RECENTE DE QUALIDADE HOSPITALAR

Autores: Bárbara Conceição Vilas Bôas Marques, Diego Costa Da Cunha Ferreira, Samylla Maira Costa Siqueira, Daniele D Ramos Rosa da Silva, Lorena Alves Dantas da Silva, Flávia Maria Magalhães da Paixão Queiroz

Hotelaria hospitalar é uma recente tendência de prestação de serviços hospitalares que influencia diretamente na experiência e satisfação do cliente, funcionando como uma estratégia de fidelização ao ambiente de assistência à saúde por conta da excelência no atendimento concomitante ao conforto e segurança no serviço. Descrever a hotelaria hospitalar como diferencial entre estabelecimentos de assistência à saúde e evidenciá-la com uma perspectiva recente de qualidade hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em dezembro de 2017 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando-se o indexador “ Hotelaria Hospitalar”. Os critérios de inclusão foram: apenas artigos, com disponibilidade de texto na íntegra e publicados em Português, em qualquer recorte temporal, dada a escassez de publicações acerca desta temática. Após aplicação dos filtros supracitados, foram selecionados, inicialmente, 3 artigos. Estes tiveram o título e resumo lidos para identificação de compatibilidade com o objetivo proposto. Assim, ao final, foram selecionados 2 artigos. A hotelaria hospitalar foi evidenciada como um diferencial para os estabelecimentos de assistência à saúde que se utilizam desta modalidade de serviço devido ao conforto e segurança proporcionados ao cliente e acompanhante. Foi destacado que há neste tipo de serviço um potencial de humanização no atendimento, que proporciona um ambiente acolhedor e agradável, atendendo a um novo perfil de exigência dos clientes atuais, que desejam realizar o tratamento médico e também desfrutar das tecnologias e equipamentos oferecidos pelo hospital. Conclui-se que a hotelaria hospitalar serve como um importante marcador de qualidade hospitalar e um diferencial entre as instituições de saúde, figurando como um serviço vantajoso aos hospitais que o utilizam, devido ao fato de facilitar a adaptação dos serviços ao perfil de cada cliente.