286: Interprofissionalidade na formação em saúde: as experiências do PET-Saúde
Ativador: Riksberg Leite Cabral
Data: 28/10/2020    Local: Sala 15 - Távolas de trabalhos    Horário: 16:00 - 18:00
ID Título do Trabalho/Autores
9298 PET SAÚDE - INTERPROFISSIONALIDADE: O ESTUDO DE CASO DO PROCESSO FORMATIVO NA FCE- UNB.
Gabriel Ribeiro do Valle, Bruno Brunelli, Isamara Caetano de Lima, Jéssica Mello de Oliveira, Ketully Oliveira, Luana Matias Fernandes, Patrícia Escalda, Poliana de Sousa

PET SAÚDE - INTERPROFISSIONALIDADE: O ESTUDO DE CASO DO PROCESSO FORMATIVO NA FCE- UNB.

Autores: Gabriel Ribeiro do Valle, Bruno Brunelli, Isamara Caetano de Lima, Jéssica Mello de Oliveira, Ketully Oliveira, Luana Matias Fernandes, Patrícia Escalda, Poliana de Sousa

Apresentação: Como política indutora da formação interprofissional, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), na sua nona edição, cujo eixo central foi  a Educação Interprofissional em Saúde, possibilitou que a FCE-UnB em parceria com a ESCS (DF) fosse contemplada para coordenar o projeto que submeteu nesse último edital. Esse projeto tem na sua composição 4 grupos tutoriais e o grupo tutorial 3 vem desenvolvendo a formação dos seus componentes na perspectiva interprofissional e do trabalho colaborativo, com base nas competências colaborativas. O objetivo desse estudo foi descrever o processo formativo dos componentes do grupo tutorial 3, na perspectiva da educação interprofissional e do trabalho colaborativo. Desenvolvimento: Este trabalho trata de um relato de caso, desenvolvido pelo grupo tutorial 3 do Pet Interprofissionalidade da FCE-UnB, no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2020. Esse grupo conta com 12 estudantes distribuídos entre os 6 cursos de graduação da área da saúde da FCE-UnB, a saber: enfermagem, saúde coletiva, farmácia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia e 4 preceptores com formações distintas, enfermeira, odontóloga, terapeuta ocupacional e médico. Para além de estudantes e preceptores, este grupo conta com uma tutora e uma coordenadora tutorial. Nesse primeiro ano elaboramos um plano de trabalho em que na sua primeira etapa foi apresentado e discutido com os participantes os conceitos relativos à temática do projeto. Para a instrumentalização do grupo na busca de artigos e manuais nas principais bases de dados constantes na Biblioteca Central da UnB, foi realizada uma oficina com o bibliotecário da FCE/UnB, momento muito importante para que as leituras fossem as mais atualizadas e assim contribuir com as nossas discussões. Foram reconhecidos os autores nacionais e internacionais pertinentes à temática. Uma outra possibilidade foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). A nossa estratégia coletiva para as discussões foram os encontros sistemáticos, em que os textos eram indicados para leitura, com as questões norteadoras e discussão prévia de estudantes com os respectivos preceptores. Após a consolidação dos conceitos teóricos e apropriação do estado da arte sobre a interprofissionalidade e trabalho colaborativo, o momento requeria que os estudantes pudessem observar o trabalho em saúde e para isso foi proposto que sempre acompanhados dos respectivos preceptores, tivessem a vivência nas 3 UBS que contávamos para o desenvolvimento do projeto. Esta etapa gerou a realização de relatórios que foram apresentados e discutidos conjuntamente. Identificou-se a necessidade de aprofundamento teórico sobre as competências colaborativas, o que motivou o convite à coordenadora do projeto para uma apresentação e discussão sobre o assunto. A etapa seguinte relacionada às competências consistiu nas observações na UBS com os preceptores e estudantes considerando o processo de trabalho em saúde. Esse processo contou com diversas negociações entre coordenação do projeto, coordenação do grupo e tutor referente ao PET e gestora e preceptora da UBS. Essas ações foram necessárias para viabilizar as observações nas UBS pelos estudantes, no sentido de que todos os trabalhadores(as) das unidades de saúde soubessem da proposta do estudo, o que facilitaria a participação dos estudantes na UBS e nas visitas domiciliares com o agente comunitário de saúde. Foi elaborado um roteiro para orientar as observações pelo professor tutor que foi apresentado e discutido com o grupo, que após as considerações, foi adotado. As(o) preceptoras(r) elaboraram uma escala para as observações na UBS, em que os estudantes estivessem sempre em dupla e com as preceptoras(r). Esta etapa foi realizada no período do recesso acadêmico de julho de 2019. Os estudantes sistematizaram na forma de relatórios as suas observações, que foram apresentadas e discutidas nos encontros sistemáticos. Como etapa seguinte considerando duas das competências colaborativas: cuidado centrado no paciente e comunicação interprofissional foram construídos e sistematizados os relatos de casos observados na UBS. Cada relato de caso foi construído por estudantes de formação distinta e preceptoras(r). Pensando na metodologia de estudo de caso para a educação interprofissional foi identificada que a simulação poderia ser uma boa estratégia de ensino e assim foi convidada uma professora da FCE-UnB para apresentar para o grupo aspectos do ensino com o uso da simulação. Nessa discussão dos casos foram identificados vazios teóricos conceituais que precisavam ser resgatados, assim como uma articulação teórica entre os temas. Para tanto realizamos imersões teóricas com releituras sobre EIP e trabalho colaborativo, leitura e interpretação dos termos multidisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e unidisciplinar. Uso de metodologias para a EIP. Aprofundamento sobre as competências colaborativas, com interpretação de cada uma delas e por fim a leitura das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos da área da saúde, para identificação da presença das competências colaborativas nos respectivos textos. Nesta etapa todos os estudantes do grupo foram responsáveis pelas apresentações, levantamento das questões norteadoras para a discussões e dinâmicas. Essa atividade foi realizada durante o recesso acadêmico de janeiro e fevereiro de 2020. Resultado: A aproximação com os serviços de saúde possibilitou a compreensão dos estudantes sobre o trabalho em saúde na atenção básica no âmbito de Ceilândia-DF. No processo formativo a experiência de observação do processo de trabalho na UBS demonstrou que a participação do preceptor foi necessária para viabilizar o trânsito do estudante na UBS e portanto a aproximação com os profissionais de saúde. Realizar a atividade com estudantes dos diversos cursos da saúde e preceptoras (r), levando em conta as competências colaborativas, favoreceu a discussão da educação interprofissional, trabalho colaborativo e as competências. A presença do estudante na UBS, às vezes causou estranhamento e a necessidade de esclarecimento sobre a atividade a ser realizada. Foi possível presenciar negociações, comunicação e realocação de profissionais no âmbito da UBS, pela gerência, demonstrando disposição dos profissionais de se ajudarem mutuamente. Para os estudantes observar consistiu em uma atividade “trabalhosa” uma vez que  exigiu bastante iniciativa e esforço, como também ter o foco em aspectos nunca antes observados, como as relações interprofissionais e práticas colaborativas, ou seja, como os profissionais da unidade agiam e conversavam e contribuíam juntos ou não para resolver da melhor forma a demanda dos usuários do sistema de saúde, levando em conta também a família e comunidade como apoiadores deste processo, seja na tomada de decisão ou quanto ao cuidado em saúde. Em relação a atenção centrada no paciente foi observado que os profissionais estão preocupados com a integridade do usuário, desde o momento de triagem nas salas de acolhimento até a consulta individual com o médico ou enfermeira, com escuta atenciosa, recomendações e informações prestadas importantes, mas ainda muito na perspectiva uniprofissional. A comunicação interprofissional e resolução de conflitos, foram identificadas como uma dificuldade no trabalho em saúde, em que a reunião de equipe poderia ser o local apropriado para os consensos. Foram identificadas UBS receptivas com os estudantes, com equipes de saúde que se mostraram abertas para o aprendizado, o que constituiu em troca de experiência podendo sinalizar maior estímulo a interprofissionalidade e ao trabalho colaborativo nessas UBS. Considerações finais: Foi identificada que a EIP é necessária na formação e educação permanente dos colaboradores do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase no trabalho colaborativo, levando-se em conta as competências colaborativas. Apoio: MS-PET/UnB/ESCS/SES-DF

7831 “A PIPA AVOADA”: CONHECENDO AS COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS EM UMA OFICINA NO ÂMBITO DO PET-SAÚDE A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO
Penha Faria Cunha, Priscila Starosky, Francelise Pivetta Roque, Lorraine Pereira Busquet, Gustavo Manso Fernandes, Esther Pinho

“A PIPA AVOADA”: CONHECENDO AS COMPETÊNCIAS INTERPROFISSIONAIS EM UMA OFICINA NO ÂMBITO DO PET-SAÚDE A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO

Autores: Penha Faria Cunha, Priscila Starosky, Francelise Pivetta Roque, Lorraine Pereira Busquet, Gustavo Manso Fernandes, Esther Pinho

Apresentação: A concepção ampliada de saúde reconhece a necessidade de (re)significar o trabalho em saúde, valorizando o trabalho em equipe interprofissional e interdisciplinar, assim como as ações intersetoriais, como forma de avançar no fortalecimento do princípio de integralidade da atenção nos contextos de cuidados primários e redes de atenção de saúde. A interprofissionalidade é considerada, portanto, uma estratégia potente capaz de transformar as relações entre os atores de diferentes profissões na área da saúde, tanto no contexto da formação como no trabalho em saúde. Além disso, os problemas de saúde da população ao longo do tempo vêm mudando seu perfil epidemiológico. O envelhecimento da população, a prevalência de doenças crônicas, o surgimento de problemas complexos que envolvem questões sociais acarretaram em importantes modificações no processo saúde-doença e fizeram com que as necessidades e demandas de saúde tornassem mais complexas. Paralelo a esse contexto, a fim de aumentar a resolutividade das práticas de saúde faz-se necessária a atuação de vários profissionais de diferentes áreas, que, no entanto,  trabalham somente dentro dos saberes de sua própria profissão o que não  demonstra não ser suficiente para o cuidado com o paciente. A cada dia fica mais evidente a importância do trabalho na lógica da interprofissionalidade e de formar um profissional para trabalhar em equipe oferecendo um serviço de saúde de melhor qualidade. Esse relato de experiência tem como objetivo principal apresentar a proposta e discutir a realização de uma oficina de educação interprofissional que trabalhou competências colaborativas a partir do modelo da Universidade Europeia  (NUIM; FRANCISCO, 2019). Como objetivos específicos trabalhamos com a discussão e o fortalecimento dos marcos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional, procuramos entender o conhecimento do papel do outro e de si e a interação entre eles e observamos as fortalezas e fragilidades frente à necessidade de educação permanente. Desenvolvimento: Tendo como cenário três unidades de saúde situadas de um bairro próximo ao Centro do município de Nova Friburgo, sendo duas policlínicas e uma Estratégia de Saúde da Família, realizamos a oficina de construção de um projeto terapêutico singular, convidando os profissionais de saúde trabalhadores dessas duas Unidades de Saúde, assim como estudantes e docentes de diferentes áreas da saúde que participaram de atividade junto aos usuários (sala de espera). Para desenvolvimento das oficinas foi utilizada como metodologia de aprendizagem a problematização, partindo de casos reais, transversalizando à discussão sobre as competências colaborativas. A partir da intencionalidade de trabalhar principalmente o conhecimento do papel do outro e de si e a interação entre eles em nível de exposição (observar e identificar em situações externas) que é o primeiro contato com a realidade no processo de desenvolvimento. A metáfora da “pipa avoada” surgiu da experiência de uma preceptora do projeto, em outro contexto de atuação que trazia a narrativa de uma usuária que foi assim caracterizada negativamente pela equipe, a princípio. As reflexões advindas do caso geraram a metáfora do usuário(a) como uma pipa que constrói sua autonomia junto aos profissionais e alça voo. Este voo, necessário à função da pipa, é orientado pela sua rabiola, que passamos a entender como as estratégias e as competências da equipe construídas na relação com o usuário(a). A partir da metáfora da pipa avoada construímos narrativas calcadas em realidades locais que foram usadas como problematização e, a princípio, apresentadas como “pipas avoadas” para que, através da oficina fosse construído um processo de ressignificação. A oficina foi realizada em grupos de 4 a 6 estudantes, docentes e profissionais de diferentes profissões. A proposta era discutir e elaborar uma ação de intervenção para o caso apresentado – Projeto Terapêutico Singular - considerando as áreas/profissões da saúde dos integrantes e/ou outras) relacionando à uma das competências interprofissionais apresentadas, dizendo de que forma esta poderia ajudar ou ser exercitada nesta intervenção. O caso apresentado foi escolhido a partir de um caso real de uma das Unidades de saúde visitadas, que contemplasse as questões da diabetes, já que as ações ocorreram na semana de combate ao diabetes em novembro de 2019. A terceira oficina foi realizada durante a semana de combate às IST/AIDS e apresentou o caso de uma gestante que teve a sífilis identificada no parto, também caso real ocorrido na rede. O primeiro caso foi apresentado por escrito e contou com aprofundamento por parte dos profissionais da ESF na qual a usuária era atendida. O segundo caso inspirou o desenvolvimento de uma dramatização roteirizada por docente tutor e estudantes do projeto, pensando em nós e problemas na atuação da equipe no que concerne sua prática colaborativa. A dramatização da narrativa dos atendimentos da usuária em uma unidade de saúde até o momento do seu parto e identificação da sífilis, foi gravada em vídeo e apresentada aos participantes da oficina. Cada grupo escolheu um domínio e uma competência colaborativa, elaborou e apresentou uma proposta de ação seguindo a lógica do PTS, refletindo ainda como esta poderia ser potencializada pela competência escolhida. A colaboração, inerente à atividade, foi também compreendida como ferramenta utilizada para o cuidado e a construção da qualidade de vida do paciente e o fortalecimento da rede. A medida que os grupos iam apresentando suas propostas de ações, os domínios e as competências escolhidos eram fixados a rabiola da pipa, que estava sendo utilizada como objeto concreto da metáfora, representando o cuidado colaborativo da equipe e o seu comprometimento para com o usuário. Resultado: Trabalhar os papéis profissionais na dimensão micro tem proporcionado desconstruir os estereótipos entre as profissões, o que gera um campo mais profícuo para o respeito, a interação e a comunicação (Costa, 2019), não só entre os profissionais, como também entre docentes – pois a maioria não vivenciou isso em sua formação, estudantes, como também, usuários, famílias e a comunidade que encontram-se impregnadas também por esses estereótipos e sofrem as consequências negativas de ações em saúde desintegradas. As dinâmicas realizadas causaram impactos positivos tanto aos participantes em processo de formação, quanto aos participantes já atuantes na rede de serviço de saúde pública. Foi possível provocar o pensamento crítico e reflexivo de situações cotidianas, às vezes tidas como simples de resolver, mas na verdade se olharmos a fundo, não são bem assim. Existem muitas lacunas e déficits deixados por conta de um atendimento focado na situação patológica do paciente e não na sua integralidade. Foi possível perceber também que os marcos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional foram fortalecidos, pois cada vez mais as ações desenvolvidas nos serviços tem mostrado aos profissionais uma nova visão em saúde voltada para a importância do trabalho colaborativo e em equipe para o fortalecimento dos serviços de saúde pública e  qualidade de vida dos usuários. Considerações finais: Apesar de estarmos delineando um caminho para a intencionalidade das ações, principalmente no que se refere às competências que têm sido trabalhadas (papéis e comunicação), as dimensões da realidade e os níveis de desenvolvimento, reconhecemos que precisamos avançar na sistematização da frequência, dos cenários de prática e das metodologias usadas, assim como na avaliação dos impactos destas ações, e no diálogo com os gestores educacionais para a introdução permanente dessas iniciativas na formação. É preciso que os futuros profissionais de saúde, e os que já estão inseridos na realidade do trabalho em saúde, desenvolvam competências que assegurem a mudança no modelo de atenção à saúde através da colaboração, para melhorar as relações pessoais e profissionais entre os atores de diferentes categorias profissionais e entre usuários, pacientes, família e comunidade. Assim, profissionais colaborativos podem assegurar práticas em saúde integrais por meio do trabalho colaborativo com maior capacidade de respostas aos problemas e às necessidades de saúde (REEVES, 2016).  

7807 PROGRAMA PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE COMO DISPOSITIVO DE FORTALECIMENTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Fabrício Gonçalves Ferreira, Nunila Ferreira de Oliveira, Gabriela Ferreira Mendes, Ana Carolina Silva Busse, Renata Alessandra Evangelista

PROGRAMA PET SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE COMO DISPOSITIVO DE FORTALECIMENTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA

Autores: Fabrício Gonçalves Ferreira, Nunila Ferreira de Oliveira, Gabriela Ferreira Mendes, Ana Carolina Silva Busse, Renata Alessandra Evangelista

Apresentação: O modo como tem se dado as condições de vida da população na contemporaneidade tem exigido novos dispositivos de trabalho para o cuidado em garantia aos princípios e diretrizes preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os processos de mudanças culturais, políticas, científicas, econômicas, têm dificultado o acesso a direitos básicos em saúde. Além disso, as mudanças no perfil de morbimortalidade da população brasileira acentua desafios ao SUS, evidenciando a necessidade de repensar novas formas de cuidado integral e contínuo do indivíduo. Alinhado à demanda  de aprimorar  estratégias de fortalecimento do SUS, surge a proposta do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/Interprofissionalidade (PET Interprofissionalidade) lançado pelo Edital n 10, de 23 de julho de 2018 - Ministério da Saúde, que objetiva o desenvolvimento de projetos com vistas ao estudo, prática e aprimoramento de ações e mudança dos currículos de cursos de graduação a partir da aliança entre docentes, discentes e profissionais atuantes no campo da saúde. A iniciativa propõe uma construção baseada na integração ensino, serviço e comunidade, na busca de assegurar aos participantes protagonismo no desenvolvimento de atividades e serviços que serão ofertados, além de reformular os modos de atuação. Nesse contexto, o PET Interprofissionalidade possibilita o encontro da universidade com os serviços de saúde e gestão, em ações que promovem o repensar das práticas de cuidado e da formação buscando uma atuação colaborativa frente às potencialidades e desafios da área da saúde. O presente resumo tem o objetivo de compartilhar as experiências do PET Saúde Interprofissionalidade, desenvolvido no município de Catalão (GO), retratando as oportunidades desse programa para o fortalecimento de políticas públicas e qualificação do cuidado na Atenção Primária em Saúde (APS). Desenvolvimento: As políticas públicas podem ser compreendidas como fruto de várias lutas, as quais envolvem diversos atores sociais, interesses e relações de poder, cujo objetivo é construir dispositivos jurídicos para solucionar impasses nos bens públicos. Contudo, a partir do momento que as políticas públicas são instituídas, costuma-se formular protocolos de trabalho baseados em projetos locais que obtiveram êxito em determinado território. Assim, são geradas práticas uniformizadoras que deixam pouco espaço para a inovação de ações que contemplem a diversidade humana. Um exemplo de inovação em saúde é a Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma macropolítica do Ministério da Saúde, com resultados significativos na APS e que se tornou um eixo reorientador do SUS. Outra iniciativa do Governo Federal para o aperfeiçoamento da saúde foi o Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), sendo este um dos antecessores do PET Interprofissionalidade, o qual visava integrar o ensino aos campos de atuação profissional, ser efetivo na reorientação da formação, fomentar uma compreensão mais ampliada que fortalecesse os princípios da consolidação da APS e dos determinantes sociais no processo de saúde-doença, assim como promover a articulação com a rede de serviços. As atividades do PET Interprofissionalidade Catalão (GO) iniciaram-se em outubro de 2018 com a formação da equipe de docentes dos Cursos de Graduação que formulou e  propôs o projeto submetido ao Ministério da Saúde. A operacionalização desse projeto partiu de docentes da Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (com anuência da Gestão Municipal) e participação dos profissionais da Rede de Atenção à Saúde (RAS) como convidados a partir de seleção interna (sem participação direta na concepção e estruturação da proposta enviada). Os estudantes foram incluídos após a aprovação do Edital, em processo seletivo, estando determinados a também seguir projeto, ações, plano de trabalho e orientações designadas pela equipe de docentes. Ao propor a formação de Grupos Tutoriais (GT) com propostas colaborativas e compartilhadas, a partir da execução do PET Interprofissionalidade, houveram modificações na estrutura das ações propostas, fruto da interação com a realidade dos serviços. Assim, foram feitas adequações como consequência direta do desenho colaborativo na operacionalização do PET: reuniões periódicas da equipe, formação de grupos de trabalho, capacitações, formalização junto à gestão municipal e da universidade frente às atividades realizadas no contexto do PET, com possibilidade de reserva de carga horária e pagamento de bolsas. Resultado: O PET Interprofissionalidade propicia experiências enriquecedoras e singulares na medida em que cada GT possui autonomia para planejar e discutir as ações que serão promovidas com base no diagnóstico situacional do território. Ainda que as ações do Programa, realizadas no município, tenham ocorrido em diferentes cenários institucionais, verifica-se a possibilidade de melhoria significativa nos serviços prestados em toda RAS. O programa desenvolve-se no contexto de GTs com as seguintes temáticas: 1) Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF): uma experiência piloto para intento de consolidação; 2) Práticas integrativas e complementares e Educação Popular em saúde como ferramentas para estruturação de grupos de promoção de saúde; 3) HIPERDIA: Interprofissionalidade no fortalecimento da atenção às pessoas com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus; 4) Atenção à Saúde da Mulher e da Criança e Adolescente; 5) Fortalecimento das Redes em Atenção à Saúde: foco na transição do cuidado. Com as estratégias do PET Interprofissionalidade, os objetivos propostos foram alcançados e trouxeram impactos diretos no fluxo e funcionamento da RAS como: acordos e vínculos com a Secretaria Municipal de Saúde, empenho na implementação de programas pilotos como Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Programa Melhor em Casa, introdução de atendimentos com Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na APS, capacitação de funcionários e usuários da RAS, mapeamento do perfil epidemiológico de morbimortalidade de pessoas com diabetes e hipertensão em Unidades de Saúde do  município, além da realização de palestras, fóruns e encontros com vistas na colaboração e integração para reformulação da RAS. Desafios foram encontrados no processo de consolidação, como dificuldades em acordos e vínculos entre instituições, número reduzido de recursos e profissionais na rede, além dos impasses recorrentes na atuação interprofissional de cada subgrupo. Outrossim, coordenadores, preceptores, alunos e demais membros participantes, desenvolveram estratégias a partir das demandas apresentadas para possibilitar o funcionamento efetivo da rede, movimento no sentido de repensar práticas de formação e de cuidado em saúde, da capacitação profissional, oferta de ações inovadoras de cuidado no contexto da RAS e vivência de práticas colaborativas entre trabalhadores e estudantes de diferentes profissões/áreas de atuação. Considerações finais: Espera-se que o PET Interprofissionalidade/Catalão contribua para ampliação do cuidado e da resolutividade na APS, com objetivo principal em fortalecer as políticas públicas, trazendo maior eficiência e equidade aos serviços, além de garantir a integralidade no cuidado dos usuários do SUS. Por conseguinte, para ocorrer tal consolidação, é essencial que o trabalho dos integrantes do projeto, equipes e serviços de saúde, dos gestores e dos usuários, seja de forma interativa e participativa para atender a proposta da interprofissionalidade, através de ações que abarcam o ensino, pesquisa, extensão e participação social em um constante diálogo entre os atores envolvidos. Nesse sentido, a troca de saberes e a diminuição do distanciamento entre governantes e governados, trabalhadores e usuários, professores e estudantes, vislumbra-se como dispositivo pertinente na elaboração de propostas de saúde que preveem uma abordagem integral, equânime e resolutiva, especialmente no âmbito da APS. Como desafio na própria execução, a equipe percebe, após acompanhamento em assessoria da Organização Pan-Americana da Saúde e avaliações internas do processo de trabalho, a demanda de agregar as ações dos GTs, ampliando o diálogo no contexto dos participantes e propostas do PET Interprofissionalidade/Pet-Saúde Catalão.

6394 PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA, SIGNIFICATIVA E PROBLEMATIZADORA DA GRADUAÇÃO EM SAÚDE
Caline de Almeida Barbosa, Vitória Regina Nunes Maia, Sara Micaelle dos Anjos Lopes, Vitor Bonfim Nunes Maia, Wvelton Mendes Pereira, Yuri Caetano Donato, Andreza Honório dos Santos Costa, Bruno Klecius Andrade Teles

PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADORA, SIGNIFICATIVA E PROBLEMATIZADORA DA GRADUAÇÃO EM SAÚDE

Autores: Caline de Almeida Barbosa, Vitória Regina Nunes Maia, Sara Micaelle dos Anjos Lopes, Vitor Bonfim Nunes Maia, Wvelton Mendes Pereira, Yuri Caetano Donato, Andreza Honório dos Santos Costa, Bruno Klecius Andrade Teles

Apresentação: Este relato de experiência é fruto de uma das atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), alinhada com a proposta norteadora do atual edital, a Interprofissionalidade. Esta é compreendida, no geral, como o encontro de diferentes conhecimentos, que ocorre quando os profissionais de saúde aprendem dentro e entre as disciplinas, obtendo conhecimentos, habilidades e valores para trabalhar com outros profissionais de saúde. Em junho de 2019, a intervenção foi elaborada e mediada por petianos coordenadores, tutores e discentes, sendo executada pelos últimos, que eram dos cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição. Além disso, a ação teve, como público-alvo, os acadêmicos ingressantes dos cursos de Nutrição e Farmácia da referida Universidade. Nesse contexto, a realização da atividade foi motivada através da necessidade de discutir e problematizar a Educação Interprofissional no ambiente acadêmico. Os integrantes do PET-Saúde, constataram anteriormente, em uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Farmácia e Nutrição, termos como “interprofissionalidade”, “multiprofissionalidade” e “interdisciplinaridade”. Apesar disso, observou-se, na UFOB, uma prática interprofissional insuficiente, bem como baixo incentivo ao contato e às relações acadêmicas entre discentes dos cursos de Saúde. Desse modo, tornou-se imprescindível uma ação que aproximasse os estudantes dessa lógica tão difundida, porém pouco implementada. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é relatar a ação realizada, analisando-a criticamente, e relacionando os resultados com os aspectos tangentes à educação e à prática interprofissionais, indispensáveis na formação de indivíduos aptos a atuarem de maneira colaborativa na área da Saúde. Desenvolvimento: A ação, realizada no Centro de Convivência da Universidade, dividiu-se em quatro momentos principais: a princípio, houve uma Dinâmica de Acolhimento, com o intuito de possibilitar a integração entre os estudantes, sucedida por uma apresentação: com Mural das Profissões, um Estudo de Caso e uma Dinâmica de Mitos e Verdades sobre os projetos pedagógicos (PPC) dos cursos em questão. O primeiro momento, a Dinâmica de Acolhimento, objetivou ambientar e apresentar os acadêmicos dos diferentes cursos, através de discussões sobre atividades preferidas nas horas vagas e motivações para a escolha da futura profissão, por exemplo. Em seguida, houve a execução do Mural das Profissões, de modo que os estudantes de um curso deveriam escrever palavras representativas acerca da outra graduação, advindas do conhecimento geral. Ao final da atividade, os próprios discentes concluíram que existiam muitos estereótipos entre os cursos. Então, em um momento enriquecedor, eles mesmos compartilharam com os colegas a respeito das diferentes áreas de atuação que podem seguir, que se estendem muito além de uma “dieta”, na Nutrição, e “medicamento”, na Farmácia. Logo depois, realizou-se um Estudo de Caso, o qual se guiou em uma breve apresentação teatral protagonizada por estudantes do PET-Saúde. A dramatização se fundamentou na história de um idoso hipertenso, que procurou a farmacêutica do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, com queixa de insônia, devido ao uso indiscriminado de um fármaco anti-hipertensivo, não orientado corretamente pelo médico da Unidade de Saúde da Família (USF). Nesse contexto, a encenação suscitou críticas do público-alvo, o qual defendeu que não era a insônia, tampouco a hipertensão, o problema principal da história, mas a carência de uma abordagem interprofissional entre médico, nutricionista e farmacêutico no caso, indispensável para a adequação dos níveis pressóricos do idoso. Por fim, houve a Dinâmica dos Mitos e Verdades, na qual foram apresentados trechos correspondentes aos PPC de Nutrição e Farmácia. Assim, os discentes deveriam levantar balões vermelhos, que representavam “mito”, ou verdes, que significavam “verdade”, para cada afirmação lida. Desse modo, realizou-se uma análise sobre o conhecimento que os estudantes possuíam sobre o conteúdo dos documentos norteadores dos cursos mencionados. Resultado: A atividade proposta despertou, nos acadêmicos, o senso crítico e reflexivo acerca da Educação Interprofissional em Saúde. Assim, a Dinâmica de Acolhimento contribuiu para a promoção do diálogo entre os discentes de Farmácia e Nutrição, que é de suma importância nas equipes de saúde. O Mural das Profissões, por sua vez, evidenciou a existência de estereótipos preestabelecidos sobre os profissionais farmacêutico e nutricionista. Dessa forma, os estudantes perceberam a importância de conhecer os papéis desempenhados por cada profissão, de forma que possam trabalhar conjuntamente, com o intuito de promover a melhoria da qualidade de vida dos usuários. Já no Estudo de Caso, o público-alvo defendeu que, se não houver interprofissionalidade e trabalho em equipe, fragmenta-se a Atenção em Saúde, que deveria ser integral, e surgem desde problemas pontuais, como uma hipertensão mal controlada, a consequências fatais para o usuário. Ademais, na Dinâmica dos Mitos e Verdades, verificou-se que os estudantes pouco conheciam a respeito dos seus PPC, assim como não puderam definir adequadamente termos, como “interprofissionalidade”, presentes nesses documentos. Desse modo, urge a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre essas temáticas nos demais semestres dos referidos cursos. Finalmente, os discentes opinaram sobre a vivência que tiveram no dia, afirmando ter sido uma experiência enriquecedora, visto que, antes disso, nunca houve um contato tão próximo com pessoas de outra graduação da Universidade. Além disso, puderam aprofundar o conhecimento sobre ambos os cursos e, assim, compreenderam outras abordagens da Farmácia e Nutrição, que ainda não haviam sido exploradas em sala de aula. Logo, o principal objetivo da ação, que era apresentar a relevância da Interprofissionalidade, a qual ocorre somente quando as diferentes profissões aprendem entre si, com e sobre as outras, para melhorar a colaboração e a qualidade dos cuidados, foi aparentemente alcançado. Considerações finais: Diante do exposto, constata-se que práticas relacionadas à Interprofissionalidade ainda não são realizadas corriqueiramente no espaço universitário. Assim, ressalta-se a relevância de atividades que fomentem formações acadêmicas interprofissionais, as quais estimulem os estudantes a conhecerem os campos de atuação de outras profissões. Desse modo, desmistifica-se estereótipos e, sobretudo, implementa-se o trabalho em equipe com uma visão menos segmentada e mais holística, com o propósito de promover o bem-estar dos usuários. Considerando-se a fragilidade do profissional diante da formação embasada no modelo fragmentador e biologicista, a Educação Interprofissional advém como alternativa importante para o alcance do atendimento integralizado e humanístico, que supra as necessidades da comunidade. Portanto, espera-se que haja a difusão da relevância atual da Interprofissionalidade por outras experiências nos cursos de graduação em Saúde.