Membros da Rede Unida desenterram compromissos deixados por 2 mil congressistas no Parque do Mindú

19/05/2018 10:19
Imagem da notícia

Faltando 12 dias para a realização do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, os membros da Associação da Região Norte realizam neste sábado (18), às 15:30, no Parque do Mindú, um Ritual para desenterrar as cápsulas com compromissos assumidos com a saúde pública, com a Vida e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) dos quase dois mil congressistas que participaram do 11º Congresso da Rede Unida, em Fortaleza (CE).

A semeadura aconteceu aos pés de uma Sumaúma, árvore de grande porte típica da região Amazônica conhecida como “Árvore da Vida”, localizada no Parque Municipal do Mindú, em Manaus (AM) e contou com a participação de representantes dos profissionais e trabalhadores de saúde, estudantes e professores.

Segundo o Coordenador Nacional da Rede Unida, Júlio César Schweickardt, a ideia surgiu durante uma Oficina da Rede Unida quando a Região Norte levou para o evento anéis artesanais feitos do fruto do tucumã e realizou a Dinâmica de Compromissos. Nela, cada congressista escolhia o seu anel numa cortina de anéis ou no barco e, em seu lugar, deixava um compromisso radical pela vida e pela inclusão de todas as pessoas na atenção à saúde. “Naquele momento, a Rede Unida além de se comprometer em guardar esses pactos para que todos fossem abertos em 2018, também reforçou o compromisso de defender radicalmente o SUS e o direito à saúde para todos”, explicou o coordenador Nacional da Rede Unida, Júlio César Schweickardt.

Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, o Congresso da Rede Unida movimentará a agenda científica do País com a participação estimada de 3.000 congressistas e convidados de todos os estados brasileiros e de países dos continentes africano, americano, asiático e europeu. O evento será sediado no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no período de 30 de maio a 02 de junho de 2018, em Manaus (AM).

Mirinéia Nascimento (Ascom Rede Unida) – 9298844-6075