Rodas de Conversa e Távolas

Programação do 13º Congresso Internacional Rede Unida

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Roda de Conversa - Educação
PET saúde 2: Integração ensino-serviço-comunidade
Facilitador: A definir    Data: 31/05/2018    Local: FCA 01 Sala 04 - Bacuri    Horário: 13:30 - 15:30
Trabalhos nesta Roda de Conversa: 14 (clique para ver todos)
738 - PET/GRADUASUS– UMA VIVÊNCIA POTENTE DE FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores: Maria Amanda Duarte Pinheiro, Fabiana Manica Martins, Jardel Veloso, Sabrina Mayumi Melo Taniguchi, Nayara de Oliveira Bitencourt, karoline Gomes Broni da Silva, Rina de Freitas Soares, Karla Ferreira de Lima

PET/GRADUASUS– UMA VIVÊNCIA POTENTE DE FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores: Maria Amanda Duarte Pinheiro, Fabiana Manica Martins, Jardel Veloso, Sabrina Mayumi Melo Taniguchi, Nayara de Oliveira Bitencourt, karoline Gomes Broni da Silva, Rina de Freitas Soares, Karla Ferreira de Lima

ApresentaçãoAs novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para o curso de medicina preconizam para o acadêmico uma formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. Visam capacita-lo para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, tendo como principal foco a saúde integral do ser humano, de modo transversal. Para isso, busca articular conhecimentos, habilidades e atitudes que se desdobram, dentre outras, na área da Atenção à Saúde. Desse modo, a participação do acadêmico no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde se faz oportuna e imprescindível objetivando que o acadêmico vivencie, por meio das vivências na Atenção Primária, práticas relacionadas à gestão em saúde, ensino, serviço e comunidade, por meio de uma visão interdisciplinar, nas Unidade Básicas de Saúde de Manaus-AM.DesenvolvimentoAs vivências dentro do PET-Saúde percorrem todos os âmbitos da Atenção primária, oportunizando ao acadêmico a visualização e experimento das práticas e programas ali desenvolvidos. Durante sua realização, iniciada em junho de 2015, o acadêmico pode percorrer desde o espaço físico das Unidades Básicas de Saúde até a participação dos atendimentos ambulatoriais e domiciliares junto aos profissionais da estratégia saúde da família (ESF) bem como participar de forma ativa do diagnóstico situacional, planejamento, procedimentos e ações realizados na UBS.ResultadosAs novas DCN’s ainda estão em processo de implantação e muitos cursos ainda não adequaram as grades curriculares conforme o determinado. Assim, como estratégia de fomento à mudança e para a formação plena do acadêmico de medicina, a participação deste em um programa como o PET-Saúde conduz à experimentação de um contato mais próximo com o serviço realizado pela atenção primária, bem como o contato mais intrínseco com o universo que a permeia, provocando sua aproximação com a comunidade e suas particularidades. Nesse contexto, o acadêmico participa proativamente de todas as ações desenvolvidas pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), envolvendo-se de forma direta nos processos de Promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos usuários do serviço.Considerações finaisVivenciar a Atenção primária por meio do PET-Saúde tem sido uma rica experiência para a percepção da sua importância,  que deve ser explorada e potencializada durante toda a graduação. Tais práticas possibilitam ao acadêmico a visualização da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e da necessidade da realização de um trabalho interdisciplinar para atingir de forma integral o pressuposto pela Atenção Primária e o almejado pelas novas DCN’s para o curso de medicina.

4908 - PET/GRADUASUS– UMA VIVÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores: Nayara de Oliveira Bitencourt, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Jardel Veloso, Karoline Gomes Broni da Silva, Fabiana Manica Martins, Rina De Freitas Soares, Karla Ferreira De Lima

PET/GRADUASUS– UMA VIVÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores: Nayara de Oliveira Bitencourt, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Jardel Veloso, Karoline Gomes Broni da Silva, Fabiana Manica Martins, Rina De Freitas Soares, Karla Ferreira De Lima

Apresentação As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para o curso de fisioterapia preconizam para o acadêmico uma formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e ética. A formação deve envolver práticas de intervenção nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos níveis individual e coletivo, visando sempre a saúde integral do ser humano. Para isso, busca articular conhecimentos, habilidades e atitudes que se constrói, dentre outras, na área da Atenção à Saúde. Dessa forma, a participação do acadêmico no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde se faz oportuna e necessária objetivando vivências na Atenção Primária, que permitem práticas relacionadas à gestão em saúde, ensino, serviço e comunidade, associado a uma visão interdisciplinar, nas Unidade Básicas de Saúde de Manaus-AM. Desenvolvimento As vivências dentro do PET-Saúde iniciaram em junho de 2015 e acontecem no campo da atenção primária, oportunizando ao acadêmico a visualização e realização das práticas e programas ali desenvolvidos. O acadêmico pôde participar dos atendimentos ambulatoriais e domiciliares junto aos profissionais da estratégia saúde da família bem como participar de forma ativa do diagnóstico situacional, planejamento, procedimentos e ações realizados na UBS. Resultados As DCN’s estão em processo de mudança e ainda não se adequaram as grades curriculares conforme o determinado. Assim, a participação do acadêmico de fisioterapia em um programa como o PET-Saúde permite um contato mais próximo com o serviço realizado pela atenção primária, provocando sua aproximação com a comunidade e suas particularidades. O acadêmico participa de todas as ações desenvolvidas pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), envolvendo-se de forma direta nas ações de promoção, prevenção de saúde aos usuários da unidade, além de participar das discussões na Universidade sobre as mudanças curriculares. Atuando dessa forma, como uma estratégia de fortalecimento de mudanças e de formação completa do acadêmico. Considerações finais A experiência de vivência da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na Atenção primária, por meio do PET-Saúde permite ao acadêmico a visualização de sua importância e da necessidade de ser explorada durante a graduação. Assim, como a realização do trabalho interdisciplinar para atingir de forma integral o esperado pela Atenção Primária e o almejado pelas DCN’s para o curso de fisioterapia.

1457 - PET/GRADUASUS NA COMUNIDADE: ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER

Autores: Karoline Gomes Broni da Silva, Karla Ferreira de Lima, Sabrina Mayumi Melo Taniguchi, Fabiana Manica Martins, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Nayara De oliveira Bitencourt, Jardel Veloso

PET/GRADUASUS NA COMUNIDADE: ÊNFASE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER

Autores: Karoline Gomes Broni da Silva, Karla Ferreira de Lima, Sabrina Mayumi Melo Taniguchi, Fabiana Manica Martins, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Nayara De oliveira Bitencourt, Jardel Veloso

INTRODUÇÃO:Segundo a Portaria nº 1.409, de 13 de Junho de 2007 do Ministério da Saúde, Promoção da Saúde é uma “estratégia de articulação transversal capaz de criar mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidade e os riscos à saúde das populações.” Diante disso, temos as ações preventivas, que são intervenções que têm como objetivo impedir a emergência de doenças específicas, reduzindo assim sua incidência e prevalência nas populações. De acordo com o artigo de SILVA, et al (2011) sobre o Perfil sociodemográfico e padrão de utilização dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) as mulheres são as que mais procuram pelo serviço e há um aumento de procura em função da idade (12% em 0 a 14anos, 14% em 15 a 59 anos e 23% nos acima dos 60 anos).É relevante ressaltar que a incidência de Câncer no Colo do Útero em mulheres menores de 30 anos é raro, tendo incidência maior na população de faixa etária de 45 a 50 anos (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva –INCA,2015), que segundo os dados citados acima representam apenas 14% da estimativa. Ainda conforme o INCA(2016), o Câncer no Colo do Útero encontra-se em terceiro lugar no ranking nacional de Localização Primária da Neoplasia Maligna nas mulheres com 16,340 casos- para cada 100 mil mulheres- tendo um valor de 15,85 como taxa bruta, ficando atrás apenas do câncer de mama(57,960 casos) e do câncer de cólon e reto (17,620casos), e no Amazonas essa neoplasia lidera o ranking com 680 casos. Diante dos dados, observou-se a necessidade da realização de uma ação educativa em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) na qual o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET– Saúde – GraduaSUS) está inserido. O PET– Saúde – GraduaSUS é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010 e visa a educação pelo trabalho, tendo como pilares o ensino-serviço-comunidade, proporcionando ao acadêmico a vivência na Atenção Primária, bem como o desenvolvimento de atividades que beneficiem os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS).OBJETIVO: Compartilhar uma experiência de Promoção e Prevenção realizada por meio do PET/GRADUASUS em uma unidade Básica de Saúde de Manaus. METODOLOGIA: A atividade foi realizada no primeiro semestre de 2017 após a realização do Diagnóstico Situacional na UBS N-57, localizada na Rua Niterói , no bairro Colônia Terra Nova, no município de Manaus – AM. Durante a espera pela consulta, as clientes foram abordadas pelos acadêmicos do PET. Após se identificarem e explicarem a atividade , foram distribuídas algumas cartas coloridas enumeradas de 1 a 10, as quais continham algumas perguntas importantes sobre o assunto.A ação educativa consistiu em um diálogo interativo onde foi falado sobre a doença, diagnóstico, tratamento, prevenção, como o Preventivo que elas iriam realizar. Utilizou-se também peças anatômicas disponíveis na Unidade, bem como uma amostra do kit de coleta do Preventivo, onde cada material foi apresentado e a função de cada um explicada.Ao final, foi solicitado a cada participante que possuía a carta que lesse a pergunta em voz alta para que qualquer uma delas pudesse responder. Entre as perguntas que estavam nas cartas coloridas tínhamos : O que é Câncer no Colo do Útero? Onde fica o Colo do Útero? Quais são os fatores de risco? O que pode acontecer se o Câncer no Colo do Útero não for tratado? Existe prevenção para o Câncer no Colo do Útero? O que é Preventivo? Qual a faixa etária ideal para a realização do exame? Com que frequência o Preventivo deve ser feito? Quais cuidados são importantes tomar antes do exame? Por que o resultado do Preventivo é importante?As perguntas foram elaboradas de forma que as clientes pudessem refletir sobre o tema e não apenas serem ouvintes na atividade. Para transformarem-se de seres passivos, a ativos no processo de aprendizagem.Como disse Paulo Freire em seu livro intitulado Pedagogia da Autonomia (1996), é a partir desse conhecimento de que  “ mudar é difícil, mas não impossível” que será possível programar nossa ação político-pedagógica independentemente do projeto em que estamos engajados.RESULTADOS:O uso dos materiais como as peças, as cartas e a amostra do kit para a coleta do exame certamente foram bastante úteis para tornar a atividade rica e chamativa para as ouvintes, que foram bastante receptivas.De um lado temos a comunidade nos mostrando seus saberes tradicionais e do outro temos a academia levando aos usuários conhecimento científico e nesse meio de interação temos a partilha do saber. Não há um professor apenas, todos somos participantes da construção do conhecimento, passando assim a ter autonomia no processo de cuidado. É esse tipo de experiência que o PET proporciona aos acadêmicos, fazer parte do processo de mudança.Porém, um problema a ser destacados, é o espaço que não dá muitas opções para o uso de metodologias ativas para o público-alvo. Diante disso, vale ressaltar a importância do vínculo da UBS com entidades como escolas e igrejas que disponibilizem um espaço mais amplo para a realização de tais atividades. DISCURSSÃO:Como parte do ofício, a enfermagem tem como papel realizar atividades que promovam educação em saúde na comunidade, trabalhando a prevenção, promoção e reabilitação para atender as reais necessidades das populações (FERNANDES e BACKES,2010).Segundo MIRANDA e BARROSO (2004), é através da problematização que os educandos são chamados à uma reflexão sobre a realidade de forma crítica produzindo “conhecimento e cultura em um mundo e com o mundo.” É nessas horas que o ensino-aprendizagem é colocado em prática: o universitário estuda sobre determinado assunto, planeja o método que irá usar de acordo com seu público-alvo, depois ensina o que aprendeu e aprende com os ouvintes, que também têm muitas experiências para passar.Diante da pergunta sobre quem estava ali pela primeira vez- feita ao final da discussão- duas mulheres se manifestaram e uma delas era uma senhora de aproximadamente 60 anos. Ao final da apresentação, foi questionada sua opinião sobre a atividade e, com um sorriso tímido disse que gostou,  pois antes ela estava com medo e ansiosa por ser a sua primeira vez ali realizando o Preventivo.As atividades educativas, têm como meta fazer com que os usuários tornem-se paulatinamente protagonistas do seu autocuidado, sendo a ação de autocuidado “a capacidade do homem de engajar-se no autocuidado.”( DIÓGENES e PAGLIUCA,2003) Esse é o maior legado que um profissional pode deixar. CONSIDERAÇÕES FINAIS:A oportunidade dos acadêmicos do PET de promoverem a atividade na UBS proporcionou não apenas mais uma vivência, mas também um pensamento crítico sobre a relevância da ação para a comunidade assistida e sobre futuras ações a serem feitas baseadas no Diagnóstico Situacional também realizado pelos acadêmicos do Programa.A Educação em Saúde promovida constantemente é uma ferramenta usada para estimular reflexão e aprendizagem para prevenção em qualquer nível de Atenção, isso gera condições modificadoras em sua área de abrangência e futuramente refletirá na demanda do atendimento e nos Diagnósticos Situacionais, proporcionando qualidade de vida aos usuários.

1630 - PET-SAÚDE/GRADUASUS: Relato de experiência com grupo de adolescentes em uma Unidade Básica de Saúde da Família de Manaus- AM

Autores: Nayara de Oliveira Bitencourt, Maria Amanda Duarte Pinheiro, karoline Gomes Broni da Silva, Jardel Veloso, Fabiana Manica Martins, Rina Soares, Karla Ferreira de Lima

PET-SAÚDE/GRADUASUS: Relato de experiência com grupo de adolescentes em uma Unidade Básica de Saúde da Família de Manaus- AM

Autores: Nayara de Oliveira Bitencourt, Maria Amanda Duarte Pinheiro, karoline Gomes Broni da Silva, Jardel Veloso, Fabiana Manica Martins, Rina Soares, Karla Ferreira de Lima

INTRODUÇÃO: Observou-se que os adolescentes e jovens compõem boa parte da população da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família.  Por serem considerados pessoas saudáveis, não estão entre os grupos prioritários das ações de saúde, porém atualmente a exposição a violência e outros determinantes em saúde comuns aquela comunidade vem repercutindo diretamente nas condições de saúde dos mesmos. Dessa forma é necessário que os serviços de saúde atendam as demandas especificas desse grupo. OBJETIVO: Relatar experiência vivenciada por alunos do programa PET- Gradua-SUS com grupo de adolescentes na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) N59 em Manaus. METÓDOS: Grupo de adolescentes com encontro mensal durante o período da tarde nas dependências da unidade. Os temas são diversos e partem da demanda exposta por eles como esportes, cinema ou de problemáticas próprias da comunidade, violência, sexualidade e métodos contraceptivos, dengue e cuidado com o meio ambiente. E são expostos através de metodologias ativas, exposição de vídeos, ações na comunidade ou mesmo encontros   externos. RESULTADOS: É[FMM1] possível apontar um grande alcance do grupo, tendo aumentado o número de participantes e interação dos mesmos. Tornaram-se mais críticos, envolvidos com as problemáticas da comunidade e refletindo sobre as transformações de comportamento e adoção de novos hábitos próprios da idade que interferem na saúde. Para os alunos PET, permite vivências que promovem a formação para atuação na Atenção Primária e em ações de saúde no âmbito coletivo. CONCLUSÃO: Ações dessa natureza beneficiam diretamente os jovens, ocupam o tempo ocioso, promovem o senso crítico e protagonismo destes na comunidade e no processo de produção de saúde, além do fortalecer o trabalho em equipe dos profissionais de saúde da unidade. E corrobora com os objetivos do PET de integração ensino-serviço- comunidade visando a formação do profissional de saúde no Sistema Único de Saúde e para atuação no sistema.  


Roda de Conversa - Trabalho
Superando a fragmentação do trabalho em saúde: o desafio da interprofissionalidade
Facilitador: A definir    Data: 02/06/2018    Local: ICB Sala 03 - Cacimba    Horário: 08:30 - 10:30
Trabalhos nesta Roda de Conversa: 12 (clique para ver todos)
797 - PET-SAÚDE/GRADUASUS: VIVÊNCIAS COM A IMPLANTAÇÃO DO TEMPO PROTEGIDO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA N24

Autores: JARDEL VELOSO, Fabiana Manica Martins, Gracivone Lima da Silva, Nayara de Oliveira Bitencourt, Karoline Gomes Broni da Silva, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Karla Ferreira de Lima, Ida de Fátima Castro Amorin

PET-SAÚDE/GRADUASUS: VIVÊNCIAS COM A IMPLANTAÇÃO DO TEMPO PROTEGIDO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA N24

Autores: JARDEL VELOSO, Fabiana Manica Martins, Gracivone Lima da Silva, Nayara de Oliveira Bitencourt, Karoline Gomes Broni da Silva, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Karla Ferreira de Lima, Ida de Fátima Castro Amorin

INTRODUÇÃO O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde tem como um dos seus eixos norteadores o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, caracterizado como instrumento para a qualificação em serviço dos profissionais de saúde e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Um dos objetivos do PET SAÚDE é contribuir para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País (BRASIL, 2010). Neste contexto de vivências no Sistema único de Saúde - SUS, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma proposta ético-político-pedagógica que visa transformar e qualificar a atenção à saúde, os processos formativos, as práticas de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva intersetorial (BRASIL, 2014). A EPS pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015) Desse modo, em Manaus o Tempo Protegido faz parte do trabalho de implantação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, instituída por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município no dia 26 de abril de 2016, como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). A Unidade básica de saúde da família N24 (UBSF N24), localizada no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus, foi selecionada para participar da estratégia “Tempo Protegido”, que representa uma das ferramentas de Educação Permanente desenvolvida pela SEMSA. Nela, as equipes de saúde das unidades reservam um tempo livre para a análise de processos do seu ambiente de trabalho que visa melhorar o desempenho do pessoal em todos os níveis de atenção e funções do respectivo processo de produção. Portanto, o objetivo desse trabalho é relatar a vivência da implantação do tempo protegido, ou seja, da Educação Permanente em Saúde Unidade de Saúde da Família N24, na visão de um aluno do PET GRADUA-SUS. METODOLOGIA: O PET/SAÚDE está em ação na unidade já faz 6 meses e durante esse período foi realizado um diagnóstico situacional do território de abrangência e da própria UBSF, com o resultado obtido dessa análise surgiu a necessidade da implantação da EPS. Para que ocorresse a implantação foi necessário um processo interno, só depois dessa ação foi possível dá início a implantação do tempo protegido. O tempo protegido onde todos os profissionais estão presentes sempre ocorre na sala do dentista por ser o local maior da Unidade que acontece em média a cada 15 ou 30 dias, no período matutino ou vespertino e varia de acordo com a necessidade em sanar as adversidades encontradas ao longo do decorrer dos dias na unidade. O dia do encontro é sempre na sexta-feira, pois é o dia em que a unidade tem um menor fluxo de usuários. As ações são intermediadas por um facilitador e pautados de acordo com as necessidades identificadas pelos profissionais uma vez que a política de educação permanente considera que se deve articular as necessidades dos serviços prestado para saúde. Os tópicos apresentados são trabalhados primeiramente de forma teórica, através de filmes, leituras, e apresentações no PowerPoint. Logo após ocorre um debate que tem como intuito estimular o envolvimento entre os profissionais, propiciando assim, a troca de informações e opiniões que possam melhorar a qualidade dos trabalhos da equipe e consequentemente na execução dos serviços prestados para comunidade. Em seguida realiza-se uma dinâmica que visa contribuir e incentivar a interação social e profissional, assim mantendo o espírito de equipe. Por fim, o atual facilitador da reunião estimula os outros integrantes a expor novas sugestões para serem abordadas e discutidas nos próximos encontros juntamente com as quais poderão ser encontradas no dia a dia até o próximo encontro e, então nomeia um dos membros para ser o facilitador da reunião sucedente. Durante as reuniões os temas debatidos variam desde as atualizações sobre área específica, oficinas, e às melhorias destinada ao atendimento dos usuários que procuram o atendimento do sistema único de saúde -SUS disponível através da unidade. É importante enfatizar que os encontros estão diretamente ligados aos princípios e diretrizes do sistema único de saúde como a integralidade, equidade e os outros 11 princípios existentes na Constituição Federal. Sendo esse um momento valoroso para fortalecer tais elementos que são os pilares da saúde pública em todo território.   RESULTADOS Nas semanas subsequentes ao primeiro encontro a respeito do tempo protegido integrado à UBSF- N24, ao qual teve como principal pauta a ser trabalhado: a importância do acolhimento. Fora evidenciada pela equipe a necessidade e o significado da compreensão para com o usuário, para que assim pudessem compartilhar de uma melhora na qualidade dos atendimentos e serviços prestados, e assim expandir o atendimento humanizado, ao qual visa compreender e ouvir melhor o indivíduo, sendo assim, caracterizando-se como ponto chave para que ambos vivenciassem a interação serviço-comunidade com êxito. O resultado obtido de um atendimento mais humanizado está ligado diretamente com o que a Política Nacional de Humanização preconiza, que é o atendimento acolhedor que busca fortalecer iniciativas de humanização, valorizando o trabalho na saúde. Além de acrescentar e propiciar melhorias ao atendimento e a própria interação interpessoal entre os profissionais da unidade, as reuniões serviram como momentos de reflexão e aprendizados vinculados as melhorias adquiridas mediantes aos debates expostos pelos integrantes da equipe. Sendo assim, após a introdução do tempo protegido, notou-se uma melhoria da interação serviço-comunidade relatada pelos próprios funcionários, e isso foi uma conquista causada pelos pontos que foram solucionados após as pautas trabalhadas e desenvolvidas em formas de dinâmicas, debates e exposição de sugestões direcionadas as falhas encontradas diariamente pelos profissionais da unidade. A vivência na implantação tem um forte impacto na minha formação como acadêmico e futuro profissional da saúde, me mostrando a importância do atendimento humanizado, do trabalho em equipe e do quão é necessário ter políticas públicas que atentem para atenção primária sempre focando na melhora do processo de trabalho.   CONSIDERAÇÕES FINAIS O PET-Saúde possibilitou a oportunidade de formação acadêmico-profissional na linha da integralidade da atenção e do cuidado, além do conhecimento da Política Nacional de Educação Permanente e com isso a vivência da implantação do tempo protegido. Estas vivências para futuros profissionais da saúde que desejam atuar na saúde pública necessitam ser multiplicadas para o fortalecimento dos princípios do SUS na atenção básica. Contudo o tempo protegido se mostrou uma estratégia eficaz através da EPS para formação e desenvolvimento da equipe. E é importante para promover o encontro onde todos possam expor suas críticas e assim trabalharem em equipe em cima das pautas para melhorem o seu processo de trabalho, assim beneficiando os usuários do serviço que a unidade pode oferecer. Para que outras unidades tenham acesso a essas estratégias é necessário profissionais comprometidos e que estejam dispostos a lutar contra as dificuldades diárias encontradas em uma unidade, assim mostrar aos demais os pontos positivos de ações que beneficiem, tornando a saúde um bem de todos.