V Encontro Regional Norte Rede Unida

07/01/2022 23:02
Imagem da notícia

V Encontro Norte da Rede Unida será realizado na cidade de Manaus/AM nos dias 20 a 22 de abril de 2022, em formato híbrido. Seu principal objetivo é promover espaços de articulação e produção científica compartilhada em torno de temas como políticas de saúde e educação, formação profissional para a área da saúde, projetos de integração envolvendo instituições de ensino, sistema de saúde e movimentos sociais e de educação popular, tanto no âmbito regional e nacional. O temário central da 5ª edição do Encontro é o seguinte: Esperançando na Pandemia: Por um SUS forte na Amazônia.  

A garantia da saúde como um direito universal de cidadania no coloca diante da discussão sobre acesso, especialmente das populações amazônicas como indígenas, quilombolas, migrantes, ribeirinhas. Além disso, necessitamos pensar na incorporação de práticas tradicionais de saúde, como dos pajés, parteiras, rezadores e benzedores. O evento contribuirá para a discussão sobre os processos de trabalho nos diferentes territórios da Amazônia, seus modelos tecnoassistenciais, as necessidades de formação e educação em saúde.

O Encontro da Rede Unida na Amazônia apresenta-se como espaço potente para essas discussões, visto que agrega diversos atores da sociedade que estão envolvidos com o SUS. O SUS demonstrou a sua potência com o enfrentamento do COVID-19, mostrando a importância das políticas públicas em contextos pandêmicos. Assim, o debate acerca das políticas públicas de saúde, da gestão pública e das relações interfederativas são de extrema importância nesse momento.

Acesse a página do Encontro, submeta seu trabalho científico e experiência!

http://www.redeunida.org.br/pt-br/evento/17/