Universidade Católica Redemptoris Mater e Associação da Rede Unida firmam termo de cooperação

02/02/2023 10:24
Imagem da notícia

 

Universidade Católica Redemptoris Mater (UNICA) e Associação da Rede Unida firmam termo de cooperação internacional no campo da Saúde Coletiva

A universidade nicaraguense e a associação científica internacional desenvolverão atividades técnico-científicas e docentes em associação com outras instituições.

Foi assinado na sexta-feira, 27 de janeiro de 2023, um termo de cooperação entre a Universidade Católica Redemptoris Mater (UNICA) e a Associação da Rede Unida com objetivo de desenvolver ações colaborativas para implementar a Rede Internacional de Ensino e Pesquisas em Educação e Trabalho em Sistemas e Serviços de Saúde (REDE SAÚDE UNICA), lançada na ocasião; desenvolver ações de ensino, pesquisa, disseminação científica no campo da Saúde Coletiva; apoiar o desenvolvimento do trabalho na saúde e na educação nos diferentes países e instituições que participam da Rede. O evento foi realizado na Universidade Católica Redemptoris Mater por ocasião das atividades do seminário internacional “Sistemas comparados de salud: explicitando interfaces entre sujetos, territorios y políticas públicas”. A Rede SALUD ÚNICA é uma rede científica internacional, sediada na UNICA, na Nicarágua, e na Associação Rede Unida, no Brasil, com apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPS), que tem como objetivos realizar pesquisas sobre sistemas comparados de saúde e educação na saúde, desenvolver tecnologias e metodologias de apoio aos sistemas locais de saúde e de educação na saúde e fomentar a cooperação internacional no ensino e no fortalecimento da função social das universidades, no fortalecimento de sistemas universais de saúde e nas interfaces entre a educação e o trabalho na saúde. A rede é composta por pesquisadores e instituições de diversos países e apoia a realização de eventos científicos e cursos de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, tendo como amálgama a solidariedade internacional e o direito à saúde e à educação de pessoas e coletividades. O evento foi realizado como parte do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde pública que atualmente acontece na Nicarágua, como resultado da cooperação.

Por ocasião da abertura do Seminário Internacional, a Reitora da UNICA, Profa. Michelle Marie Rivas Reyes, anunciou o lançamento da Rede Internacional e destacou sua relevância para a manutenção dos cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Pública na instituição, que têm um caráter internacional e grande importância na produção de conhecimentos úteis e oportunos sobre os sistemas de saúde na Nicarágua e nos países centro-americanos. De acordo com a Reitora, a UNICA acolhe a Rede Internacional como parte da sua missão institucional e como resposta à sua inserção nos sistemas de saúde e educação no país e na região. Destacou também a importância da cooperação com a Associação Rede Unida e com a Organização Panamericana da Saúde.

O Prof. Alcindo Ferla, coordenador geral da Rede Unida, saudou a criação da Rede e comemorou as atividades já em desenvolvimento, anunciando o lançamento de cinco livros da Série Editorial Salud & Centroamerica, que foi criada no escopo da cooperação internacional firmada entre as duas instituições. Os livros lançados incluem uma coletânea de textos sobre educação permanente em saúde (Educación permanente y desarrollo del trabajo en salud: epistemología, trayectos y prácticas. Coordinación: Ricardo Burg Ceccim, Alcindo Antônio Ferla y Alexandre Ramos-Florêncio); uma coletânea de textos produzidos pela Profa. Dra. Madel Therezinha Luz e seu grupo de pesquisas (Racionalidades e instituciones médicas: Aportes teóricos y metodológicos a la investigación y el pensamiento en salud colectiva. Coordinación: Madel Therezinha Luz), coletânea de textos sobre a micropolítica do trabalho produzidos pelo Prof. Dr. Emerson Elias Merhy (Micropolítica del trabajo en salud: teoría, métodos y aplicaciones. Coordinación: Emerson Elias Merhy), além de duas coletâneas com narrativas produzidas no âmbito de um programa de educação permanente em saúde desenvolvido na Nicarágua, por meio de uma parceria entre a Organização Panamericana da Saúde (OPS) e o Ministério da Saúde da Nicarágua (Aprendizajes recorridos: educación virtual y brecha tecnológica. Coordinación: María Estela Hernández Paredes y Erick Mauricio Rivas Albuquerque; y Tutoría y virtualidad en tiempo del Covid: experiencias de tutores en cursos virtuales en Nicaragua. Coordinación: Marcia Yasmina Ibarra Herrera y Miguel Ángel Orozco Valladares). Os livros podem ser acessados na biblioteca virtual da Editora Rede Unida (https://editora.redeunida.org.br/serie/salud-centroamerica/).

Também participaram da atividade os professores Lisiane Boer Possa, Terezinha Heck Weiller, Júlio Cesar Schweickardt, Márcio Mariath Belloc e Ricardo Burg Ceccim, que representaram a Rede Unida e as 11 instituições de ensino brasileiras que compõem a cooperação com a UNICA.

(Imagens: Comunicação Social Universidade Católica Redemptoris Mater, Manágua, Nicarágua)