REDE UNIDA PROMOVE: SEMINÁRIO VER-SUS CARIRI – EDIÇÃO 2019/2

06/09/2019 13:07
Imagem da notícia

    A experiência do VER-SUS CARIRI 2018/1, que ocorreu como um processo de imersão teórica, prático e vivencial dentro do sistema municipal e estadual de saúde e seus territórios de abrangência no Cariri, durante 09 dias em janeiro de 2018, de forma inter e multiprofissional, foi uma experiência extremamente potente de relação ensino-serviço-comunidade e relação indissociável da construção do saber acadêmico e popular. Desta forma, a Comissão Organizadora do VER-SUS de edições anteriores, em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Diretório Central dos Estudantes da URCA (DCE), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e os movimentos sociais Levante Popular da Juventude e Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, propõe a articular o Seminário VER-SUS no Cariri em 2019.

   Esta edição do Seminário VER-SUS Cariri tem como perspectiva político- pedagógica os princípios da educação significativa e dialógica, com uma inter- relação indissociável entre o vivenciado na prática e o estudado na teoria e o movimento de ressignificação constante vinculado a ação-reflexão-ação.

    Deste Modo, o Seminário VER-SUS Cariri 2019/2 possibilitará a organização dos saberes acadêmicos, readequando-os a realidade dos serviços de saúde e as necessidades das comunidades que buscam atendimentos nesses serviços. Além disso, o Seminário VER-SUS Cariri busca ampliar a percepção de acadêmicos por meio da convivência interdisciplinar destes oriundos de diferentes cursos universitários, promovendo a interação deles, vendo, vivendo e discutindo a organização do sistema de saúde brasileiro.

    O Seminário VER-SUS Cariri 2019/2 mostra-se como ferramenta de extrema importância capaz de sensibilizar os futuros profissionais do país para o adequado enfrentamento das adversidades, no qual estarão inseridos nos serviços de saúde e de sensibilizá-los para o desenvolvimento do protagonismo do estudante frente a sua formação nas mudanças necessárias que visam à melhoria das condições de saúde da população brasileira.   

 

PROGRAMAÇÃO

 

Em virtude da Greve Nacional da Educação no dia 03 de outubro, o Diretório Central Estudantil (DCE) da Universidade Regional do Cariri (URCA), gestão Todo Mundo no DCE, juntamente com a Comissão Organizadora VER-SUS Cariri, decidiu por suspender as atividades do turno da quinta feira (03/10) pela manhã para que ocorra participação da comunidade acadêmica no ato pela educação a ser realizado na cidade de Juazeiro do Norte às 08:00 h. As atividades deste turno foram realocadas para a tarde, sem prejuízos as mesmas.

A Comissão Organizadora estará disponibilizando aos interessados em participar da Greve informações sobre como chegar ao local (Crede 19) e meios de transporte disponíveis.

Encorajamos a tod@s que tragam pincéis, canetinhas e lápis de cor para serem utilizados em alguns momentos da programação do evento.

Ademais, comunicamos a necessidade de substituição de alguns palestrantes previamente divulgados nas Mesas Redondas por incompatibilidades de horário dos mesmos. Ressaltamos também, que tais mudanças não trazem prejuízos para as atividades do seminário.

 

Segue novo cronograma do Seminário VER-SUS Cariri:

02/10 (QUARTA-FEIRA):

   13:00 h: Acolhida e credenciamento

   14:00 h: Como está o SUS: o cuidado consigo e com o outro e os movimentos de resistência (Mesa Redonda)

Palestrantes: Emille Sampaio; Fernanda Cândido; Verônica Neuma

    17:30 – 18:30 h: INTERVALO

    18:30 - 21:30 h: As Práticas Integrativas e Complementares na região do Cariri (Vivência e Diálogo)

Facilitadores: Mirla Gardênia; João Demétrio; Sandra Nyedja; Davi Oliveira; Keila Formiga; Áurea Brito; Maria Gomide; Cícero Brazileiro; Alex Josberto; Enaide Soares

 

03/10 (QUINTA-FEIRA):

8:00 h: Paralização da Educação – Pelo pagamento de todas as bolsas do CNPQ. Contra os cortes!

13:00 h: A organização da Rede de Atenção à Saúde e da Rede de Atenção à Saúde Psicossocial no Cariri e seus desafios (Mesa Redonda)

Palestrantes: Evanira Rodrigues; Maria do Socorro Vieira; Francirlea Mendes

15:00 – 15:30h: INTERVALO

15:30 h: Avaliação do seminário, construção de sínteses e devolutiva

18:30 h: Encerramento

 

INSCRIÇÕES

 

Público: destina-se preferencialmente aos estudantes de graduações e pós-graduações da área de ciências da saúde e ciências biológicas, mas compreende que estudantes de graduação e pós-graduação de outras áreas, estudantes de ensino técnico da área da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde e integrantes de movimentos sociais poderão se inscrever por constituírem-se como atores estratégicos para a discussão acerca da formação em saúde no campo da saúde coletiva e para a construção do SUS no Brasil.

MODALIDADE

VAGAS

PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO

150

  • Período de Inscrições: 09/09/2019 a 27/09/2019;
  • Todos os inscritos deverão ser da Região do Cariri ou Centro-Sul Cearense;
  • As inscrições efetuadas em duplicidade, uma delas, será cancelada, oportunizando assim outros interessados em participarem do Seminário;
  • Preencha seu nome completo no formulário de inscrição, pois este formulário é à base de dados para a emissão dos certificados;
  • As inscrições são gratuitas e serão realizadas previamente através do endereço;        
  • INSCREVA-SE:  https://www.sympla.com.br/seminario-ver-sus-cariri---edicao-20192__630762

 

LOCALIZAÇÃO

Universidade Regional do Cariri - URCA

Rua Coronel Antônio Luiz, 1161, Pimenta, Crato, Ceará

CEP: 63105-010

 

CERTIFICAÇÃO

 

CONTATOS

Comissão Organizadora VER-SUS Cariri: comissaoversuscariri@gmail.com

Coordenação Nacional VER-SUS/Brasil - Rede Unida: versus@redeunida.org.br

 

REALIZAÇÃO

 

APOIADORES