Rede Unida realiza seminário para debater políticas públicas de saúde

02/08/2017 09:56
Imagem da notícia

A Associação Brasileira Rede Unida em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), realiza nos dias 9 e 10 de agosto, das 8h30 às 17h, no auditório Canoas do ILMD/Fiocruz Amazônia, o Seminário Interprofissionalidade na Educação e Cuidado em Saúde e o Programa Mais Médicos.

O evento tem como objetivo, intensificar o debate e a reflexão entre pesquisadores, estudantes, trabalhadores e gestores que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que defendem o seu aprimoramento e ampliação em todas as regiões do país.

Com inscrições gratuitas para 80 pessoas, o Seminário é aberto ao público em geral, que queiram contribuir nas discussões sobre o SUS e ter um conhecimento mais aprofundado sobre as políticas públicas que tratam da gestão do trabalho e da atenção básica em saúde.

As inscrições para participação no Seminário serão realizadas no dia e local do evento. A Fiocruz/Amazônia fica localizada na rua Teresina, 476, Adrianópolis, Zona Sul de Manaus.

 

Confira a programação

 

Seminário tem presença confirmada de representantes da área da saúde no âmbito nacional e local

O Ministério da Saúde confirmou a presença de três órgãos importantes no evento, representados pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS), Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e o Departamento de Atenção Básica (DAB), que integra a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).

A representação da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil também já está com presença confirmada no Seminário, assim como os representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Rede Unida comemora 32 anos de existência e lança livros durante o evento

Dentro da programação do Seminário Interprofissionalidade na Educação e Cuidado em Saúde e o Programa Mais Médicos, a Associação Brasileira Rede Unida estará comemorando seus 32 anos de atuação no Brasil.

Ao longo desses anos, a Associação reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social.

A principal ideia força da Rede Unida é a proposta de parceria entre universidades, serviços de saúde e organizações comunitárias. Não se tratando de qualquer parceria e sim de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos.

Ainda durante a programação do evento, a Editora Rede Unida lançará vários livros e dentre eles estão as obras: 'Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Meio Ambiente na Amazônia' e 'História e Política Pública de Saúde na Amazônia', ambos da série Saúde & Amazônia.

O livro 'Divulgação e Jornalismo Científico em Saúde e Meio Ambiente na Amazônia', organizado por Júlio Cesar Schweickardt, Renan Albuquerque, Alcindo Antônio Ferla e Maria Cristina Soares Guimarães, discute diferentes formas de divulgar temas científicos e ainda aponta a complexidade e os matizes do fazer e comunicar ciência no Bioma Amazônia.

Já o livro 'História e Política Pública de Saúde na Amazônia', dos organizadores Júlio Cesar Schweickardt, Alcindo Antônio Ferla, Rodrigo Tobias de Sousa Lima e Michele Rocha Kadri, apresenta como o estudo da história e suas conexões com a saúde no campo teórico e empírico da Saúde Coletiva mobiliza a produção conceitual e metodológica. Os estudos nele reunidos pretendem contribuir nesses dois aspectos.

Foto: Araquém Alcântara