REDE UNIDA DEFENDE RESPEITO À DEMOCRACIA E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIAS NA UFPB

09/11/2020 19:09
Imagem da notícia

REDE UNIDA DEFENDE RESPEITO À DEMOCRACIA E AUTONOMIA UNIVERSITÁRIAS NA UFPB

A Associação Brasileira Rede Unida repudia a nomeação, pelo Governo Federal, para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) da candidatura que não foi escolhida pela comunidade universitária daquela instituição. A nomeação recaiu sobre o Prof. Valdiney Gouveia, que teve menos de 6% dos votos em consulta pública, ficando na terceira e última colocação, e que não obteve um único voto no colegiado eleitoral responsável pela elaboração da lista tríplice, composto pelos três conselhos superiores desta Universidade. Sua candidatura, ainda assim, compôs a lista, mesmo sem voto, por força de liminar judicial em resposta a medida cautelar por ele movida.

A democracia e a autonomia são valores essenciais à vida universitária, e esses preceitos foram amplamente reafirmados em diversos espaços de discussão ocorridas no recente Congresso Internacional que realizamos. Tais princípios precisam ser efetivados nos termos do artigo 207 da Constituição Federal.

Com mais essa nomeação arbitrária, o Presidente da República ataca frontalmente a longa tradição, construída ao longo de décadas, de respeito à escolha democrática dos dirigentes pelas próprias Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Com isso, é toda a sociedade que perde, pois a liberdade de pensamento e de organização das Universidades estão na base da importante contribuição na formação, pesquisa e extensão que caracterizam a atuação das IFES em nosso país. Defender a UFPB, nesse momento, em seu direito de ter nomeada a chapa que ela mesma escolheu para sua Reitoria, é defender todas as Universidades do país.

#ReitoraEleitaReitoraEmpossada