Nota Pública do Fórum Povos Rede Unida – Dia Internacional dos Povos Indígenas

09/08/2023 16:05
Imagem da notícia

 

Nota Pública do Fórum Povos Rede Unida – Dia Internacional dos Povos Indígenas – O Futuro é Indígena e está em risco. Em Solidariedade ao Povo Tembé Tenetehara pelo Falecimento de Paulo Sérgio Tembé Tenetehara.

Neste Dia Internacional dos Povos Indígenas celebramos a força e a resiliência das comunidades indígenas em todo o mundo. Oportunidade para reconhecermos a contribuição vital desses povos para a preservação ambiental, a produção de conhecimento científicos e defesa dos direitos fundamentais da vida. O Fórum Povos da Rede Unida renova o compromisso em apoiar a luta contínua por justiça, igualdade e respeito pela autodeterminação dos povos indígenas no mundo. Hoje e todos os dias.

É com profunda tristeza e indignação que recebemos a notícia do falecimento do Pajé Paulo Sérgio Tembé Tenetehara no dia 06 de agosto de 2023. Expressa em nossas mais sinceras condolências ao Povo Tembé Tenetehara, e em especial aos familiares e amigos. Paulo Sérgio Tembé Tenetehara é uma referência em medicina indígena e liderança de seu povo. Tendo atuado intensamente durante a pandemia de Covid-19, com grande dedicação na proteção do seu território e povo. Neste momento de dor e luto, manifestamos nossa solidariedade. E expressamos também nossa preocupação com os recentes episódios de violência e morte que têm ocorrido com os povos indígenas, vistos nos recentes ataques sofridos pelas comunidades na Região de Tomé-Açu - Estado do Pará, Brasil. É urgente que as autoridades competentes investiguem e tomem providências efetivas para garantir a segurança e proteção dos povos indígenas em seus territórios, assegurando o respeito aos seus direitos constitucionais. Também nos solidarizamos com a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) e demais organizações locais que acompanham a situação e oferecem apoio aos indígenas.

Historicamente o Estado do Pará apresenta uma realidade preocupante em relação a invasão de territórios indígenas, grilagem de terras, conflitos rurais, trabalho escravo e outros tipos de crimes relacionado a produção agropecuária. A questão fundiária é central, com disputas de terras e grilagem ameaçando a integridade territorial das comunidades. Onde a saúde dessas comunidades é afetada, com a falta de acesso a serviços e a fortalecimento de seus conhecimentos e medicinas indígenas. É fundamental que as autoridades tomem medidas para proteger os direitos desses povos e assegurar um futuro mais justo e saudável para as comunidades indígenas no Pará. É imprescindível que a sociedade como um todo se una na luta pela preservação da Amazônia, pela proteção de seus territórios e de suas gentes. A perda do pajé Paulo Sérgio Tembé Tenetehara é uma lacuna irreparável na medicina indígena brasileira e no estado do Pará, mas seu legado e ensinamentos continuarão ecoando nos corações de todos que lutam pela justiça e pela preservação da vida e dos direitos dos povos indígenas no Brasil e no mundo. Nossos sentimentos de pesar e solidariedade estão com o povo Tembé Tenetehara. Viva os Povos Indígenas do Mundo!

Belém, 09 de agosto de 2023.