Manifesto pela Democracia e em Defesa da Vida

17/10/2018 10:42
Imagem da notícia

A construção da democracia no Brasil desde a redemocratização do país vem se dando ao mesmo tempo às conquistas de direitos fundamentais, como a construção do Sistema Único de Saúde, políticas para a educação, assistência social, entre outras. Todas elas incorporando ações afirmativas de inclusão, o respeito às diferenças, e repúdio a toda forma de discriminação. 

Neste processo eleitoral o país debate o seu futuro, e julgamos fundamental o compromisso radical com a manutenção da democracia, e o aprofundamento das conquistas sociais do último período. O que está em jogo é o projeto civilizatório que vai agenciar a vida em sociedade, de construção do Brasil e seu povo. 

Causa preocupação extrema as propostas veiculadas por um dos candidatos ao pleito, que afirma a manutenção das atuais restrições orçamentárias às políticas socais, implementadas pela EC95; as ameaças à liberdade de expressão e opinião sobretudo nas escolas; o armamento da população, frontal ameaça à política pela paz, a discriminação às diferenças em clara afronta à diversidade que constitui a vida em comunidade, entre outras, que representam um retrocesso ao estágio civilizatório atual do nosso país.

Nestes mais de 30 anos de existência a Rede Unida tem se vinculado à luta por uma sociedade democrática, à construção do SUS, e políticas de afirmação da vida. Nosso projeto civilizatório supõe a inclusão de todas e todos, o respeito à diferença, uma sociedade generosa, solidária, regida por princípios humanitários. Não haverá um sistema de saúde público, estatal, de direito universal, sem ampla liberdade. Neste sentido viemos afirmar nossa posição de defesa radical das liberdades democráticas, conclamando a todas e todos que junto conosco têm se dedicado às políticas sociais, em especial de saúde e educação, que deem o voto em favor da vida no dia 28 de outubro de 2018. 

Niterói, 17 de outubro de 2018.

Coordenação Nacional da Rede Unida