Frente pela Vida promove lançamento da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022

01/04/2022 08:50
Imagem da notícia

 

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância de uma saúde, gratuita e universal, a Frente pela Vida, entidades científicas e sindicais, partidos políticos, movimentos sociais e populares chamam toda a sociedade brasileira para construir a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde. O lançamento será às 17 horas de 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com transmissão pela TV Abrasco, pelos canais do YouTube das entidades integrantes da Frente e demais canais de comunicação popular.

A população acreditou na ciência e reconheceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mesmo descapitalizado pelo Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95) e atacado por setores políticos e econômicos que entendem a saúde apenas como mercadoria.

Nesse sentido, a Frente Pela Vida apresentou a proposta de organização de um grande encontro entre os diversos movimentos ligados à luta pelo direito à saúde para agrupar bandeiras de luta: uma Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde, a ser realizada em 5 de agosto. A Conferência Nacional Livre irá se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023.

“Uma mobilização que, atenta ao período das eleições para a presidência da república, pretende contribuir para a construção de um país justo, democrático e soberano, mas que seja capaz também de contribuir para a defesa da vida e do SUS tenham centralidade nas eleições para os governos e na agenda legislativa”, afirmam as entidades da Frente Pela Vida no documento Em defesa da vida, da democracia e do SUS, que justifica os eixos temáticos da Conferência.

“Nosso objetivo é agregar pessoas e instituições para debater os graves problemas do país a partir de uma perspectiva que priorize a defesa da vida e a saúde. Um ‘novo normal’ totalmente diferente daquele que nos trouxe até aqui”.

Lançamento da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde 7 de abril - Dia Mundial da Saúde - 17h Youtube/TV Abrasco e a TV Rede Unida estará retransmitindo o ato.

 

Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde