Chamada de Submissão de Manuscritos nº 04/2018 - Editora Rede Unida

24/08/2018 22:20
Imagem da notícia

A Associação Brasileira Rede Unida, em cooperação com entidades e organizações abaixo nominadas, torna pública a chamada de manuscritos para compor o Suplemento Temático da Revista Saúde em Redes com o tema "O cuidado sem fronteiras". Os manuscritos deverão ser submetidos no período de 15/08 a 15/10/2018, por meio do endereço eletrônico editora@redeunida.org.br.

Esta é uma chamada conjunta com a Revista Saúde e Diversidade do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima. Serão aceitos manuscritos no formato de narrativas, ensaios teóricos e empíricos, pesquisas, experiências no âmbito de políticas públicas e iniciativas de movimentos sociais, entre outras.

As normas de submissâo constam no site da revista Saúde em Redes http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida. Serão aceitos artigos em português, espanhol, italiano e francês.

O suplemento temático “O cuidado sem fronteiras” da Revista Saúde em Redes tem como objetivo disseminar produções autorais com narrativas de autores e organizações, resultados de pesquisas teóricas ou empíricas, com relatos de experiência, ensaios e/ou análises de projetos de intervenção nessa área temática, considerando sua magnitude, seu grau de visibilidade e sua relevância.

A temática “O cuidado sem fronteiras” incluirá produções narrativas sobre: a imigração na perspectiva dos imigrantes, refugiados e população de fronteira; itinerários de cuidado em situações de imigração e refúgio; práticas intersetoriais de cuidado ao imigrante; interculturalidade, etnicidade e abordagens culturais diversas na organização de redes de saúde; horizontalidade e relações de classe, raça/etnia e gênero no cuidado de imigrantes e refugiados; organização de acesso à saúde dos migrantes: barreiras, arranjos tecnoassistenciais e configuração de serviços; organização de redes de atenção à saúde em regiões de fronteira; experiências e iniciativas de acolhimento ao imigrante e refugiado; fenômenos migratórios e políticas da vida; fluxos migratórios de comunidades indígenas e sistemas nacionais de proteção social; fluxos migratórios pendulares e fluxos transfronteiriços; imigração e sistemas nacionais de proteção social; redes vivas de cuidado ao imigrante; desastres humanitários relacionados à imigração e respostas governamentais e da sociedade civil; perspectivas de cooperação internacional na organização de sistemas e serviços de saúde transculturais, globalização da saúde e descolonização do cuidado; iniciativas de organizações de solidariedade internacional na saúde; globalização, modos de produção e fluxos migratórios; e processos migratórios e vigilância em saúde. 

As análises deverão ter caráter intersetorial, interprofissional e interdisciplinar, com transversalidade às grandes áreas de conhecimentos da saúde, ciências humanas e sociais, em particular o campo da saúde coletiva. Os textos deverão ser elaborados de forma a dialogar com o propósito de produzir visibilidade às experiências vividas pelos imigrantes e diferentes atores envolvidos no acolhimento e acompanhamento dos fluxos migratórios interfronteiras e no cuidado ao imigrante. 

Acesse o Edital: http://historico.redeunida.org.br/editora/submissao-de-manuscritos