Rede Unida realiza Encontro Regional Sudeste no Rio de Janeiro

10/22/2017 5:15 p.m.
News image

A Associação Brasileira da Rede Unida, com apoio de Universidades que participam da Rede e do Laboratório Ítalo-Brasileiro, promove nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, o Encontro Sudeste da Rede Unida e do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, na Universidade de Enfermagem do Rio de Janeiro.

 

O evento vai tratar de temas relevantes para o SUS e pretende ser um momento de ativação do 13º Congresso Internacional da Rede Unida, que ocorrerá em Manaus-AM, de 30 de maio a 2 de junho de 2018; e do Workshop do Laboratório Ítalo-Brasileiro, que ocorrerá de 19 a 23 de fevereiro de 2018 em Bolonha-Itália.

 

De acordo com o Coordenador do Eixo Gestão em Saúde da Rede Unida, Prof. Dr. Túlio Franco, o encontro tem o objetivo de discutir algumas questões relevantes para o SUS, as quais a Rede Unida tem como pauta prioritária no enfrentamento dos desafios de construção do Sistema Único de Saúde. Em paralelo pretende fortalecer a cooperação com os parceiros italianos, em projetos significativos para ambos os países. "Neste ano serão discutidos temas como a Interprofissionalidade no Trabalho e Formação em Saúde; os Cuidados Intermediários, incluindo a experiência na Itália dos Hospitais Comunitários; e a questão do Recolhimento Compulsório de Bebês de mães criminalizadas pelo uso de drogas, tema este que tem mobilizado importantes parcelas da população na defesa do direito das mães em  conviverem com seus filhos, com suporte e apoio do SUS e do Sistema de Assistência Social", ressaltou Franco.

 

Ele salienta ainda que o evento tem muita relevância no cenário atual brasileiro, em que há uma ameaça à sustentabilidade do SUS, devido à limitação do teto de gastos públicos. "Então em primeiro lugar o encontro soma aos esforços da população brasileira e movimentos sociais de manutenção da integridade do SUS, e expansão da sua rede de serviços, como estratégia de manutenção do sistema de acesso universal à saúde. Em segundo lugar é importante para fortalecimento da Rede Unida e seus parceiros na região Sudeste, assim como com a Itália, através do Laboratório Ítalo-Brasileiro", destacou.

 

O encontro também é parte da preparação do Congresso da Rede Unida e oportuniza a Rede Unida e o Laboratório Ítalo-Brasileiro em atualizarem suas discussões e programar seu trabalho conjunto em defesa de Sistemas de Saúde Universais, e na pesquisa e construção de redes de saúde. O evento é aberto ao público em geral que tenham interesse em debater o tema do SUS e da Educação em Saúde. Participam Trabalhadores de Saúde, usuários, estudantes e pessoas ligadas à academia. Não é necessário realizar inscrições para o Encontro da Rede no Rio de Janeiro.

 

Veja a Programação: