Em defesa do SUS: CNS confirma participação no 13º Congresso Internacional da Rede Unida, em Manaus

12/13/2017 11:33 a.m.
News image

De 30 de maio a 2 de junho de 2018, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) vai participar do 13º Congresso Internacional Rede Unida, que acontecerá em Manaus (AM), reunindo entidades de vários países para debater políticas de saúde. Com o tema: “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas”, o conselho pretende apresentar estratégias e mobilizar atores sociais contra o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conselheira Sueli Barrios, que representa a Rede Unida no CNS, esteve presente na reunião preparatória do evento, que ocorreu na última segunda (11/12), em Porto Alegre. Ela afirma que, na programação, estão sendo pensadas atividades que tragam a pauta da Educação e do Trabalho na Saúde, que desencadearão na 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para 2019. “A Rede Unida reforçou seu compromisso com o Controle Social, com a defesa da saúde como direito da população brasileira. As construções conjuntas vão para além do congresso e devem culminar na 16ª Conferência”, disse.

Júlio César Schweickardt, coordenador nacional da Rede Unida, felicitou a presença do CNS na comissão organizadora. “Um dos eixos do evento é Participação Social. Então a gente tem convidado várias instâncias do controle social para participar da organização. Um congresso não é feito só para as pessoas, mas com as pessoas. O CNS é super importante nesse processo porque representa a luta diante do desmonte das políticas de saúde”.

O Congresso propõe o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do SUS. Podem participar trabalhadores da saúde, usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, professores, gestores e representantes de movimentos sociais. Para saber como participar CLIQUE AQUI!

Representantes de órgãos governamentais devem participar do evento, respondendo a questionamentos de entidades. O congresso também pretende trazer feiras, seminários, mostras artísticas. Tudo de forma livre e autogestionada. Além da conselheira Sueli, participaram da reunião Neide Rodrigues, secretária executiva do CNS, e os conselheiros Douglas Vinicius Reis, da direção executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), e Francisca Valda da Silva, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben).

Fonte: http://www.susconecta.org.br