Residências em Saúde é o tema de duas publicações lançadas pela Editora Rede Unida

09/11/2017 9:57 a.m.
News image

Os manuscritos foram mobilizados por meio de uma chamada pública em que foram recebidos e submetidos à avaliação 51 textos, seguindo as normas de publicação da Editora. Destes, 33 estão reunidos como “mosaico de experiências”, em dois livros: Residências e a Educação e Ensino da Saúde: Tecnologias Formativas e o Desenvolvimento do Trabalho (Clique Aqui) e “Residências em Saúde e o Aprender no Trabalho: Mosaico de Experiências de Equipes, Serviços e Redes” (Clique Aqui), disponíveis no Repositório Digital da Editora, na Série Vivências em Educação e Saúde. Mais de cem autores contam, nos dois livros, da produção cotidiana em realidades diversas (locais, instituições), heterogêneas (composição da base pedagógica e do constructo epistemológico) e distintas (profissões e arranjos nos serviços) experiências. Com presença de vidas intensas, encadeamento desordenado e afetos com velocidades variáveis: este livro tem pulsação própria. Reúnem-se fragmentos de histórias vividas. São histórias do cotidiano de trabalho, narradas a partir da produção de aprendizagens experienciadas em programas de Residências em Saúde.

O desafio mobilizou, na organização, professores e projetos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e em Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde (PPG ATSUS), do Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde (Escola GHC), do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Produzir visibilidade às experiências do cotidiano das Residências em Saúde, uniprofissionais ou multiprofissionais, também foi uma estratégia de investigação sobre o cotidiano do trabalho na atenção básica e nas redes de cuidado, objeto de pesquisas e projetos de cooperação entre pesquisadores e instituições que formam uma rede científica mobilizada pelas inovações na organização do trabalho, do cuidado e da formação em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS).

No atual contexto de crises e golpes aos direitos da população, mais uma contribuição da Rede Unida ao fortalecimento da gestão da educação e do trabalho, da atenção básica, das políticas públicas democráticas e inclusivas e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Alcindo Ferla