Rede Unida promove encontro durante as atividades de 30 anos do NESC na Paraíba

10/04/2018 5:02 p.m.
News image

No dia 28 de setembro, o Coordenador da Rede Unida Regional Nordeste II, Felipe Proenço, juntamente com o representante da Rede na Comissão Nacional de Residência Multi/Uniprofissional em Saúde, Ricardo Burg Ceccim, promoveram o encontro “Rede de Conversações com a Rede Unida: construindo os laços da Paraíba e do Nordeste”, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O encontro foi realizado em paralelo às atividades comemorativas dos 30 anos do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC/UFPB) e reuniu professores, residentes e preceptores dos cursos de enfermagem, fonoaudiologia, medicina e terapia ocupacional, além das residências em saúde mental e medicina de família e comunidade.

Na ocasião, foi deliberada a construção de um Núcleo da Rede Unida na Paraíba, a ser mobilizado em reuniões até o final do ano com as demais instituições públicas de ensino, centros acadêmicos e programas de residência. Também foi proposto uma articulação com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB) e participação da Rede Unida na reunião do Conasems, que ocorrerá em João Pessoa no mês de novembro, tendo em vista laços locais em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Núcleo trabalhará nas próximas semanas nos seguintes eixos: fortalecimento da gestão do SUS; troca de experiências nos cursos de graduação e residências em saúde, apoiando as localidades que passaram a ter cursos recentemente; interprofissionalidade; equidade de gênero; e potencialização do VER-SUS. Como um tema em comum desses eixos a mobilização para a 16ª Conferência Nacional de Saúde.