Posição pelo não patenteamento de produtos desenvolvidos para enfrentar a COVID-19

03/01/2021 2:29 p.m.
News image

 

Posição da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES) e da Rede Unida pelo não patenteamento de produtos desenvolvidos para enfrentar a COVID-19.

 

27 de fevereiro de 2021

 

A SBB, a ABRASCO, o CEBES e a Rede Unida, com assento na Comissão Nacional de Saúde (CNS), têm trabalhado em conjunto com outras entidades na defesa da saúde pública e pelo acesso às vacinas e outros produtos contra a COVID-19 que se mostrarem eficazes para todas e todos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com tais objetivos, estas entidades participam da Frente pela Vida, dos movimentos Vacinas para todas e todos e O Brasil precisa do SUS.

A situação atual da pandemia da COVID-19 é grave na quase totalidade dos países, especialmente no Brasil. Aqui, um ano após a confirmação da primeira morte, em 25 de fevereiro de 2021 foi atingida a inaceitável marca de 250.000 pessoas que perderam a vida devido à infecção pelo SARSCoV-2. Isto corresponde a 10% das mortes no mundo, sendo que o Brasil tem 3% da população mundial.

 

Acesse o documento na íntegra.