"O futuro indígena é hoje - sem demarcação não há democracia"

05/16/2023 3:57 p.m.
News image

Entre os dias 24 e 28 de abril de 2023 ocorreu em Brasília o IX Acampamento Terra Livre, evento anual que congrega milhares de representantes de centenas de povos indígneas distribuídos por todo o país.

Na edição deste ano, o tema escolhido foi "O futuro indígena é hoje - sem demarcação não há democracia", ressaltando a urgência da luta pela proteção da floresta e do reconhecimento do direito dos povos ao seu território. O Fórum povos da Rede Unida, frente atuante na defesa de uma abordagem mais plural da saúde, que valoriza a contribuição dos conhecimentos, ciências e medicinas indígenas, esteve presente no acampamento com uma delegação.

A articulação entre Rede Unida,  DAPSI - SESAI e APIB possibilitou a ida do Centro de medicina Indígena Bahserikowi, que junto aos integrantes do Fórum Povos participaram de atividades de apoio à Tenda de Saúde sobre farmacopeia indígena, a qual contou com atendimentos com o kumu Durvalino Moura Fernandes, cujo nome é Kisibi na sua língua Dessana, além de estabelecimento de diálogos e agendas conjuntas com as entidades Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).

A participação do Fórum Povos no IX Acampamento Terra Livre contribuiu sobremaneira para o fortalecimento de parcerias entre diversos atores envolvidos com a qualificação da saúde indígena, além de reafirmar o compromisso da Rede Unida em propor e participar de diálogos horizontais entre diferentes povos e tecnologias de cuidado a saúde. Os detalhes sobre a atuação do Fórum Povos podem ser conferidos no relatório abaixo.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES IX ACAMPAMENTO TERRA LIVRE

Fórum Povos da Rede Unida