Nota de Repúdio à Superintendência da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará

03/23/2018 9:59 p.m.
News image

Nós, da Associação Brasileira da Rede Unida, surpreendidos com a conduta repentina e autoritária da superintendência da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará em afastar, na data de hoje, dia 23/3/2018, a Profa. Amanda Cavalcante Frota da coordenação geral da Residência Integrada em Saúde, vimos manifestar nosso repúdio à forma arbitrária, abrupta e pouco transparente de tal conduta. Nós da Rede UNIDA conhecemos e reconhecemos a intervenção histórica da Escola de Saúde Pública do Ceará na política nacional de residências, bem como a ampla identificação da profa. Amanda com esta história.

Entendemos que o afastamento da Profa. Amanda da coordenação da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), que conta atualmente com mais de 600 residentes, representa abuso de autoridade, não havendo na conduta pedagógica da professora nada que desabone seu papel de educadora que promove o diálogo, a participação, a troca, o intercâmbio e o desenvolvimento da autonomia e liberdade de pensamento. A professora é figura histórica na luta pela defesa, afirmação e consolidação do SUS, tem contribuído de forma exemplar na construção de um modelo significativo de Educação Permanente através da estratégia prioritária das Residências em Saúde. Entendemos que o afastamento da professora constitui, não só um ataque à pessoa da Profa. Amanda, mas a todo o corpo docente-assistencial e de residentes da ESP/CE, aos ex-residentes desta Escola, à educação e ensino da saúde em nosso país e ao próprio Sistema Único de Saúde.

Manifestamos nosso irrestrito apoio aos residentes e aos fóruns nacionais de residências em saúde que se manifestaram, ainda na data de hoje, contrários à medida intempestiva adotada sem debate com sua comunidade. A perplexidade de todos esses manifestantes, é também nossa perplexidade. Não podemos aceitar essa conduta, que se soma às ameaças à democracia sofridas no Brasil, não compactuamos com nenhuma medida que ameace a condução de processos pedagógicos democráticos e participativos.

A Profa. Amanda é figura amplamente reconhecida em toda a região nordeste e em nosso país, representante da defesa da saúde, das residências e das lutas históricas pela mudança na formação profissional em saúde, em consonância com os movimentos nacionais e das redes brasileiras de educação na saúde, representando o Fórum Nacional de Coordenadores de Residências em Saúde junto à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS). Sabemos que a Residência Integrada em Saúde está presente em mais de 18 municípios do Estado do Ceará e contribui significativamente com a execução da política pública de saúde. Apelamos pela revisão do ato intempestivo e pela manutenção da professora à frente da coordenação de residências da ESP/CE, colocando-nos parceiros da defesa e construção da política local, regional e nacional de residências em saúde.