Catálogo de Produções da Editora Rede Unida

10/29/2022 9:40 a.m.
News image

Olá, pessoas amigas:

Essa publicação é para oferecer um presente. Finalizamos mais uma atualização do “Catálogo de Produções da Editora Rede Unida” e resolvemos presenteá-lo! A Editora completou em agosto seu 9º aniversário e escolhemos começar o 10º ano presenteando a todas, todos e todes que estiveram conosco nesse percurso.

https://editora.redeunida.org.br/project/catalogo-de-producoes-conexoes-em-redes-produzindo-e-compartilhando-conhecimentos-para-a-educacao-na-saude/

A Editora, por decisão da Associação Rede Unida, tem um acervo aberto e aposta em novas autorias nos territórios, bem onde a produção da saúde e da educação na saúde acontecem, em ato. Essa é nossa contribuição para renovar e democratizar o conhecimento. Mas também para diversificar os olhares sobre as questões do cotidiano. O conhecimento é vivência do encontro! E precisa produzir mudanças e esperançamento, como nos ensinou Paulo Freire. A vida no planeta precisa de nossos melhores e mais intensos esforços civilizatórios.

Nesses tempos difíceis, onde a violência e a negligência parecem ocupar o lugar de políticas públicas inclusivas e da democracia, é fundamental que o conhecimento vivo e significativo circule, rompendo fronteiras. A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia, da diversidade, da equidade e de todas as vidas é um imperativo ético que queremos demonstrar dessa forma: presenteando você com um acervo de publicações que já supera os 200 títulos. Muitas produções emergiram de lugares de grande fragilização, de grupos sociais tornados vulneráveis pela omissão de políticas e da sociedade como um todo. O preconceito estrutural, a violência de gênero, a exclusão e as periferias do “desenvolvimento”, submetidos a iniquidades que precisam ser combatidas, também são condições associadas à produção de conhecimentos válidos e oportunos. Nos diferentes territórios ecoam vozes que precisam ser ouvidas para sairmos dos impasses civilizatórios que vivemos. Nas Séries Editoriais que apresentamos no Catálogo, assim como na nossa revista Saúde em Redes, essas vozes ecoam e pedem passagem para ultrapassar a etapa da necropolítica e alcançarmos uma democracia mais densa. Não há democracia sem a produção contínua e local da saúde, sem a defesa da diversidade eticamente sustentada, sem a educação inclusiva, sem liberdade, sem pensamentos vivos e conectados com nosso tempo e sem políticas públicas fortes.

Por isso, pedimos reciprocidade ao ato simbólico do presente: escolha, no catálogo que lhe ofertamos, alguns títulos para presentear as pessoas no seu círculo de convivência. Escolha pessoas que podem ampliar sua compreensão da saúde e da educação, das políticas públicas e sociais que tornam nossa sociedade mais justa e da democracia, que precisa ser retomada e fortalecida. Essa não é uma corrente de contribuições financeiras, que todos os livros são de acesso livre. É um rizoma de solidariedade, de paz, de defesa do SUS e da educação pública. Presenteie com nossos livros. Faça rodas de conversa para discutir seu conteúdo. Utilize nosso acervo para citar nas suas produções. É só clicar no endereço de cada livro e compartilhar o link ou o pdf.

 

Queremos fazer uma primavera mais feliz com a Editora Rede Unida.

Tenha uma primavera florida! Mesmo que você esteja no outono .... E faça a defesa das vidas florescer à sua volta. Merecemos um mundo melhor!

 

Grande abraço,

Editora Rede Unida