10ª Edição do Laboratório Ítalo-Brasileiro encerra com Esperança e Resistência Democrática

03/08/2021 9:35 a.m.
News image

 

10ª Edição do Workshop do Laboratório Ítalo-Brasileiro encerra com Esperança, Continuidade e Resistência Democrática em tempos de Covid-19

(versões em italiano e espanhol)

 

Foram encerradas no sábado, dia 26 fevereiro, as atividades da edição italiana da 10ª edição do Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva, que desenvolveram a temática “Unimo-nos para pensar grande: pontuamos saltos de qualidade. O Covid-19 como pedagogo para políticas públicas de saúde coletiva”, realizado no período de 22 a 26 de fevereiro de 2021, em formato virtual.

A programação incluiu diversas rodas de conversa e atividades satélites e complementares, envolvendo trabalhadores dos sistemas socio-sanitários da Itália, do Brasil e de outros países, assim como professores, pesquisadores, estudantes e entidades da sociedade civil de diversos países.

O Seminário de Abertura, no dia 22 de fevereiro, abordou o tema “A Saúde Coletiva como oportunidade de um salto de qualidade” e teve a presença de várias autoridades governamentais, acadêmicas e da sociedade civil dos dois países. A vice-presidente da Região da Emilia-Romagna, Elly Schlein, salientou que a pandemia nos colocou diante de aspectos muito dolorosos, mas graças a ações de cooperação como aquela que embasa o Laboratório, tivemos alguma capacidade de fazer com que soluções locais e circunscritas se tornassem um patrimônio coletivo. O governo regional da Emília Romana, ao enfrentar a pandemia, aprendeu que um sistema público de saúde, mesmo quando integrado com serviços privados, tal como foi criado nesta Região, mas com uma forte orientação pública, permite reafirmar um sistema universalista e não deixar de garantir o direito à saúde a toda a população, contrastando com o avanço das desigualdades sociais e territoriais, particularmente presentes nesta fase pandêmica.

 

Confira o documento na íntegra e nas versões em italiano e espanhol.